Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Começa segundo fim de semana do Universo Spanta, no Rio
Publicado em 13/01/2023

Emicida, Luiza Sonza, Thiaguinho, Renegado, Ney Matogrosso, Paulinho da Viola e vários outros astros subirão aos três palcos; confira

Do Rio

Renegado, atração desta sexta (13): homenagem a Elza, com quem deveria ter cantado na edição do ano passado. Foto: Denise Ricardo

A Marina da Glória, complexo náutico e de entretenimento na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebe de sexta-feira (13) a domingo (15) o segundo fim de semana no festival Universo Spanta 2023, o maior do Brasil 100% dedicado a atrações nacionais. Emicida, Renegado, Luiza Sonza, Thiaguinho, BaianaSystem, Ney Matogrosso, Paulinho da Viola, Nando Reis, Luedji Luna e Luiza Possi, todos associados da UBC, estão entre as muitas atrações dos três palcos, Guanabara, Corcovado e Lapa — que não só homenageiam ícones da cidade-sede do evento, mas também a diversidade.

Em todas as noites do Spanta, até o fim de janeiro, os palcos contarão com atrações de gêneros variadíssimos, de sertanejo, axé, rap e pop a piseiro, funk, samba e MPB. 

“A seleção é sempre pensada, primeiro, com base nos critérios artísticos, na qualidade. E tendo em mente o objetivo de dar oportunidade ao público de conhecer novas cenas e novos artistas. O foco é sempre a pluralidade, a diversidade”, diz Diogo Castelão, criador e diretor-presidente do Universo Spanta.

Ele conta que a energia da equipe veio renovada, depois de dois adiamentos provocados pela pandemia de Covid-19. A edição do ano passado, em janeiro, foi cancelada em cima da hora, em meio ao avanço inesperado dos casos da variante ômicron. Agora é diferente, celebra Castelão: 

“Nos preparamos para voltar, depois do período mais duro da pandemia. Aquilo nos impulsionou a fazer um festival ainda mais potente, plural e com muita qualidade. É festival, é carnaval, é festa, são encontros... Todo mundo se identifica com algo ali, em algum dia ou vários dias. Essa mistura e esses encontros passam pelo nosso DNA. Queremos valorizar as mais variadas cenas da música, sem preconceito.”

Nesta sexta (13), tem pop-rock (Francisco, El Hombre), samba (Feijão), rap-rock (Planet Hemp) e rap, com Emicida e Renegado. Este último, aliás, promete uma emotiva homenagem a Elza Soares, que se apresentaria com ele no Spanta 2022 e morreu poucos dias depois do cancelamento da edição. 

“Eles tinham um projeto juntos. Achamos justo com o Renegado convidá-lo de novo para tocar, acompanhado do Jall. E ele fará essa homenagem. Haverá uma surpresa, uma interação entre ele e Elza. Não posso revelar, mas os fãs da Elza vão gostar de assistir ao show do Renegado”, afirma Max Viana, diretor artístico do festival. 

Luedji Luna, atração do sábado, 14. Foto: divulgação

A complementaridade dos públicos, para ele, é o grande diferencial do evento: 

“Organizar um evento desses exige certo entendimento das coisas que temos interesse: públicos complementares, que circulam entre palcos e gêneros diferentes. A troca é muito importante pra gente. Os palcos têm características semelhantes, menos o Lapa, que é mais dedicado ao carnaval, às rodas de samba.”

No sábado (14), nomes como Thiaguinho, Luísa Sonza, Paralamas do Sucesso, Zé Neto e Cristiano, Luedji Luna, Lagum, Jongo da Serrinha e Moacyr Luz e Samba do Trabalhador se revezam. E, fechando a programação da segunda semana, no domingo (15), uma noite majoritariamente dedicada ao pop e à MPB, com atrações do quilate de Ney Matogrosso, Nando Reis, Paulinho da Viola, acompanhado dos filhos Bia e João Rabello, além de Zizi e Luiza Possi, Hamilton de Holanda & Maxixe Samba Groove, Elba Ramalho e João Bosco, Geraldo Azevedo e Chico César.

Nas próximas semanas, Mari Fernandez e Nattan, Mano Brown, Djonga, Gloria Groove, Pabllo Vittar, Saulo...

A próxima semana, terceira do Spanta, também tem cardápio recheado e começa mais cedo — já no dia 19, véspera do dia de São Sebastião, feriado no Rio. A noite de piseiro e forró terá Mari Fernandez e Nattan, Limão Com Mel, Calcinha Preta e Xand Avião. Na sexta (20), rap e trap, com Mano Brown, Black Alien, Djonga, Matuê. No sábado (21), Ludmila (que já tocou semana passada, na abertura) volta ao Spanta, dividindo a noite com atrações plurais, de Jorge e Mateus e Alok a Céu Na Terra e Beija-Flor. Já no domingo, o axé toma conta do evento, com Durval Lelys, Saulo, Sanddy Harmonia e outros. 

Pabllo Vittar e Gloria Groove, parceiras no hit "Ameianoite" e atrações do fim de semana final do Spanta. Foto: divulgação

O último fim de semana de janeiro, também último do festival, não está menos estrelado: Pabllo Vittar, Gloria Groove, Pocah, Majur, Jão, Iza, Xamã, Claudia Leitte e muitos outros artistas encerram a festa — mas não o clima carnavalesco, que, já com os blocos tomando as ruas da cidade, só está começando.

LEIA MAIS: No site oficial do evento, a lista completa de atrações e os valores dos ingressos

LEIA MAIS: Festivais: por que você deve participar de um


 

 



Voltar