Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Morre aos 79 anos a compositora Sueli Costa
Publicado em 04/03/2023

Imagem da notícia

Autora de canções imortalizadas por intérpretes consagrados, como Elis Regina e Simone, foi integrante do Conselho Fiscal da UBC

Do Rio

Morreu na última sexta-feira (3), aos 79 anos, Sueli Costa, autora carioca de músicas consagradas da MPB e ex-integrante do Conselho Fiscal da UBC. A notícia foi confirmada em suas redes sociais pela sua sobrinha e afilhada Fernanda Cunha. O velório está marcado para esse domingo (5), 11h, no cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. 

Dona de sucessos como “20 Anos Blue”, com Victor Martins, imortalizado na voz de Elis Regina, e de “Jura Secreta”, com Abel Silva, famosa na voz de Simone, Sueli se tornou uma das maiores compositoras da música brasileira. Seu talento também foi reconhecido e aclamado por intérpretes do nível de Ney Matogrosso, Fagner, Fafá de Belém, Alaíde Costa, Ivan Lins, Zélia Duncan, Zizi Possi, Gal Costa e Wanderléa.

Comprometida e atenta aos direitos autorais, ela também fez parte do Conselho Fiscal da UBC e deixou o seu legado na associação.

“Sueli foi pioneira em muitos sentidos, de sua maneira elegante e discreta, na abordagem corajosamente feminina num mundo dominado por compositores masculinos. Como integrante do Conselho Fiscal da UBC, pude desfrutar de sua presença sempre atenta e doce. Tremi tacitamente a primeira vez quando a conheci, a autora de clássicos épicos como ‘Jura Secreta e Música, Música’”, afirma o diretor executivo da UBC, Marcelo Castello Branco.

Querida pela classe artística e conhecida por sua doçura, Sueli colecionou amigos e admiradores ao longo da vida. 

“Hoje, não sei qual sentimento tomou conta de mim, ao saber de sua partida. Lembrei-me de nossos encontros, risos, promessas de fazer música e de uma bela tarde no Beco das Sardinhas, no Rio de Janeiro, quando nos despedimos jurando amizade eterna. Não sei se houve palavras. Não importa. Simplesmente sorri e, me afastando, lhe enviei um beijo”, conta o diretor da UBC Geraldo Vianna.

Como uma das mais sensíveis melodistas do Brasil, ela cantou o amor como poucos e marcou definitivamente a história da música nacional.

"Sueli Costa é uma compositora ao mesmo tempo simples e sofisticada. Suas belíssimas melodias fluem naturalmente, sem necessidade de acordes complicados que muitas vezes dificultam a compreensão da música. Encontrou no poeta Abel Silva o parceiro ideal para letrar suas músicas. Ficará para sempre como um grande nome da música brasileira", resume Paulo Sérgio Valle, diretor-presidente da UBC. 

LEIA MAIS: 7 dicas de mestre para compor com Sueli Costa
LEIA MAIS: A matéria de capa da Revista UBC com a autora


 

 



Voltar