Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

‘Lapa pela Lapa’ traz música e arte para o bairro mais boêmio do Rio
Publicado em 31/03/2023

Imagem da notícia

Com apoio da UBC, programação gratuita e preços populares, o festival acontece no dia 16 de abril e conta com alguns dos maiores nomes da cena nacional, em quatro palcos espalhados pela região 

Do Rio 

BK, Marcelo D2, Drik Barbosa, BNegão, o duo Abronca e outros importantes nomes do rap brasileiro farão parte da primeira edição do Festival Lapa pela Lapa, que contará com diferentes palcos ao redor do bairro boêmio na Zona Central do Rio de Janeiro. Além das performances musicais, o evento, que acontece no dia 16 de abril, também vai promover debates sobre temas relacionados à música, carreira e direitos autorais, com profissionais de cada área. 
 
O festival propõe um dia inteiro com diversas apresentações musicais concomitantes e muita troca de conteúdo, que contará com atividades que se iniciam às 14h e vão até as 23h. Serão cinco palcos/espaços na região:  Espaço UBC, Arco Íris, Palco Bud – Fundição Progresso, Palco Arcos – Arcos da Lapa,  Espaço Virgin Music Brasil e Casa Salve Lapa. 
 

“Nossa inspiração nasceu a partir de festivais norte-americanos que utilizam as estruturas das cidades para entregar uma rica programação aos presentes. Acreditamos que eventos como esses movimentam bastante o mercado local e empreendedores, além de valorizar artistas e criar experiências únicas para o público (...) Nesta primeira edição, optamos por fazer com artistas da cena do Rap nacional, dando luz à cultura urbana que aflora por todo o Brasil”, declara Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga. 

O palco nos Arcos da Lapa receberá shows gratuitos de MV Bill com a rapper e irmã Kmila CDD, BNegão, Drik Barbosa, Lourena e Felipe Flip, a partir das 15h. Nos intervalos, DJs do movimento Ademafia assumem com muito Hip-Hop. O coletivo também estará à frente do som nos intervalos do Palco Bud – Fundição Progresso, que contará com shows de Marcelo D2, BK, Cynthia Luz, Gavi e o duo Abronca, formado pelas rappers My e Jay, a partir das 16h30, e terá ingressos populares.  

A Fundição ainda abrigará o Espaço Virgin Music Brasil, que proporcionará shows gratuitos de novos talentos da cena do Rap, como PK freestyle, Ramonzin, Young Mafia e Juju Rude (que se apresenta com o Bloco Afroreggae). Nos intervalos, o público poderá desfrutar de todo o balanço do DJ Marcelinho da Lua. A programação terá início às 15h30. 
 
O Arco-Íris, casa que existe há mais de meio século na Lapa, receberá o Espaço UBC, com encontros gratuitos de diferentes profissionais da música, que vão debater, a partir das 14h, sobre quatro assuntos principais: Novas tendências da cena da música urbana; Mulheres na música urbana; Direito autoral: da execução pública ao digital; e Planejamento de carreira. A curadoria é do rapper Marcão Baixada, agitador cultural de destaque na região da Baixada Fluminense, premiado em eventos como o Take Back the Mic, em Miami, e outros.  Para fazer a sua pré-inscrição* gratuitamente nas Palestras e talks, clique aqui.
 
Os debates acerca da participação das mulheres na música urbana vêm de encontro à proposta do Lapa pela Lapa em proporcionar uma maior equidade de gênero no line-up. O evento traz uma grande representatividade feminina entre as atrações. 

Além disso, o Lapa pela Lapa também contará com programação no Centro Cultural Tá na Rua, do grupo homônimo dirigido por Amir Haddad, que contará com diversas atividades e manifestações de artistas do bairro, organizadas pela associação Salve Lapa, como Roda Cultural KGL, show com MC Funkero e Live Paint com Minero Tattoo. 
 
LEIA MAIS: O relatório “Por Elas Que Fazem A Música 2023” 

O evento irá destinar 10% do lucro e todas as doações de alimentos dos ingressos sociais para a Associação São Martinho, localizada na Lapa. 

Confira a programação completa do Espaço UBC:

14h: Novas tendências da cena da música urbana
Pedro Bonn (Fundador da AUR e Especialista em Conteúdo, Diversidade e Inovação na Globo)
Mayara Almeida (Consultora de Diversidade e Inclusão na Sony Music)
Mediação: Letícia Nunes (Podcaster, comunicadora e Gestora de Conteúdo dos Podcasts Globo)

15h: Mulheres na música urbana
Yvie Oliveira (Fundadora e produtora executiva do Brasil Grime Show, curadora musical e produtora do coletivo britânico "COMO VOCÊ")
Taísa Machado (Dançarina, atriz e pesquisadora criadora do AfroFunk Rio e Diretora artística do Estude o Funk)
Mediação: Juliana Wanderley (Planejadora de conteúdo na TASTEMAKERS e confundadora e colaboradora do coletivo negro e revista Brasa Magazine)

16h: Direito autoral: da execução pública ao digital
Anderson “OVO” (Compositor e A&R na ONErpm Publishing)
Vanessa Schutt (especialista em gestão coletiva e responsável por Novos Negócios na UBC)
Mediação: Alice Corrêa (Comunicadora, planejadora e Coordenadora da Escola Música & Negócios)

17h: Planejamento de carreira
Gabriel Marinho (Fundador do selo e agência Mondé Musical e Head de Estratégia de Catálogo na Sony Music)
Marcão Baixada (Rapper, compositor e produtor musical; e Coordenador de Projetos na ONErpm)
Mediação: Marcele Oliveira (Comunicadora, ativista climática e produtora cultural; e Mestre de Cerimônias no Circo Voador)

*A pré-inscrição não garante a sua vaga já que serão preenchidas por ordem de chegada. A entrada no Arco Íris estará disponível 20 minutos antes do horário de início de cada palestra/talk.

LEIA MAIS: UBC elege nova diretoria 


 

 



Voltar