Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

UBC no Rio2C: Um panorama sobre buyout
Publicado em 14/04/2023

Confira o que rolou no painel “Buyout: sua música, seu futuro” com o assessor jurídico da UBC, Sydney Sanches, o roteirista Kondzilla, a compositora Flavia Tygel e o músico e compositor Alexis Cuadrado  

Do Rio 
 
Compra total de direitos autorais, muitas vezes impostas por produtores audiovisuais aos autores de trilhas sonoras, é um dos temas mais controversos e menos conhecidos do mercado musical. Por isso, nesta sexta-feira (14), o maior evento da indústria criativa da América Latina, recebeu o painel “Buyout: sua música, seu futuro” para promover a conscientização e união dos compositores na busca por uma remuneração mais justa. O bate-papo, na Cidade das Artes (RJ), contou com a participação do assessor jurídico da UBC, Sydney Sanches, o roteirista Kondzilla, a compositora Flavia Tygel e o músico e compositor, Alexis Cuadrado. 

Cuadrado ficou responsável pela apresentação da campanha de conscientização Your Music Your Future (Sua Música, Seu Futuro), lançada nos Estados Unidos para informar aos compositores sobre a crescente prática do buyout e que ganhou uma plataforma global para amplificar o seu alcance. O buyout, é a compra total, muitas vezes imposta, por grandes produtores audiovisuais dos direitos autorais das canções criadas para séries ou filmes, o que impede que seus criadores recebam valores futuramente pela divulgação dessas obras ao público. Segundo o compositor espanhol, educar e unir a classe é o caminho: 

“Queremos que a música tenha um valor enorme na sociedade em geral e nos negócios. Queremos que os compositores e os criadores tenham remunerações justas e também queremos que cada compositor conheça os seus direitos. Então, não é uma questão de convencer, nosso objetivo é simplesmente informar.” 

Para Flavia Tygel, campanhas como essa são essenciais: 

“O futuro fica num lugar distante, mas o futuro a gente constrói agora. E se avanços como esses não acontecerem, a gente não tem futuro. É por isso que a gente tem que conversar... É claro que a gente (compositores) tem escolhas, mas pra fazer essas escolhas, tem que ter informação, muita informação. O que eu tenho sentido é que os compositores ficam num lugar muito vulnerável de não saber muito bem se portar nesse mercado sempre em transformação.” 

Kond aproveitou o momento para enfatizar a importância de persistir na conscientização da classe artística sobre o tema: 

“Esse tema é muito importante, fundamental, mas ele ainda não é ‘sexy’. ‘Sexy’ é andar de Porsche. Então, a gente tem que chamar atenção para esse lugar. Eu vejo poucas pessoas nessa sala, é um tema muito importante que a gente deveria tentar dar mais luz.” 

A proteção do autor é o resultado de conquistas diárias ao longo de muitos anos. Compositores para audiovisual devem conhecer os seus direitos, compreender as opções e tomar decisões conscientes sobre a forma como são remunerados, para que sejam pagos de forma justa. Segundo Sydney Sanches, “definitivamente ainda não temos uma solução, mas já temos avançado” e a UBC seguirá na luta pelos direitos dos compositores. 

 
LEIA MAIS: CISAC E Your Music Your Future lançam plataforma educativa sobre buy-out 

VEJA MAIS:
 


 

 



Voltar