Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Mãe Musical, ou como educar através de canções
Publicado em 14/05/2023

Neste Dia das Mães, Elisa Gatti fala sobre vídeos que grava com a filha, e que viraram febre entre mais de 300 mil seguidores no Instagram

De São Paulo

Elisa Gatti compôs sua primeira canção com 8 anos de idade. Passou a adolescência e o início da fase adulta participando de concursos de calouros e festivais, mas decidiu não seguir a profissionalização na música e foi cursar publicidade. Por 15 anos, atuou como diretora criativa em grandes agências do país. Até que, em 2015, o chamado foi mais forte, e ela deu a guinada: voltou a abraçar a velha paixão, abrindo uma empresa de canções sob demanda. Parecia que finalmente havia encontrado um canal definitivo para sua enorme inventividade musical.

“Componho com muita facilidade”, comenta a cantora e compositora paulista.

Mas aquele ainda não era o projeto da sua vida.

Em 2019, nasceu sua filha Chiara. E a neomamãe se pegou criando canções praticamente em qualquer instante para “a nova vida em casa”, como ela descreve:

“A inspiração tomou conta de mim. Até que um dia pensei 'mamãe musical, é isso que eu sou'. Decidi criar o perfil (no Instagram) e começar a postar esses momentos de puro improviso e amor. Só não imaginava que tantas pessoas se identificariam com aquilo e passariam a adotar as músicas em suas casas. Hoje, diariamente, recebo histórias de pessoas que tiveram suas rotinas e relações com as crianças totalmente transformadas por causa das minhas canções."

Não é difícil de acreditar. Com ternura, ritmos e gêneros variados em suas criações, além da irresistível presença de Chiara nos vídeos, Elisa se tornou uma referência da educação através da música na internet, abordando temas variadíssimos: de pais separados a autismo, das belezas do mundo analógico à correta escovação dos dentes. Mais de 300 mil pessoas viraram fãs dos seus conteúdos no IG.

“É meu grande projeto artístico e propósito de vida”, resume.

Com a filha Chiara. Foto: arquivo pessoal

Neste Dia das Mães, batemos um papo rápido com ela sobre criação e educação musical. Confira. 

 

Que poder tem a música para educar e ensinar as condutas corretas às crianças?

O poder total. Eu sempre falo que a música faz um caminho que não passa pela cabeça, vai direto pro coração. E, exatamente por não ter esse processo racional, as coisas são internalizadas de um jeito mágico. Quando estamos falando do processamento de uma criança, isso se torna ainda mais potente, porque ela ainda não tem recursos emocionais conscientes para processar determinadas emoções ou situações. A música, então, faz o trabalho dela, e a criança, sem saber o porquê, começa a se sentir melhor com o momento que está passando ou a ter mais facilidade pra determinada atividade.

Você tem vídeos sobre autismo, crianças com necessidades especiais... Como tem sido a resposta ao abordar esses temas?

A música é um abraço na alma. E que sorte a minha poder abraçar tanta gente, tantos grupos minorizados, tantas causas. Toda vez que toco em um tema assim, o engajamento e a identificação são impressionantes. As pessoas querem e precisam ter voz. E, com a música, vejo que consigo amplificar o som dessas vozes.

Como surgem as ideias para novos vídeos? Você recebe muitas sugestões, não?

Sim, recebo muitas sugestões, porém devo confessar que as músicas continuam nascendo do meu dia a dia com a Chiara. Eu estou compondo a todos os momentos. No meio da brincadeira, da cozinha, do passeio no carro. É meio inexplicável, mas as músicas simplesmente vêm.

Como foi o embarque da sua filha na brincadeira? Ela entende exatamente a dimensão do que você está fazendo ali? 

Agora está começando a entender. Como fazemos isso desde sempre, ela já entende que em algum momento vamos gravar alguma coisa com o celular. Porém, teve um dia que mostrei pra ela o vídeo de outras pessoas cantando nossas músicas, e ela ficou muito, muito impactada. Emocionada, mesmo.

Eu tenho sempre muito cuidado e respeito ao envolvê-la. Ela estará comigo nos vídeos até quando ela quiser. :)

Como vai ser a comemoração deste dia das mães? Provavelmente gravando um vídeo? Caso sim, sobre que será?

Fiz dois vídeos bem especiais: uma canção e uma poesia. Uma falando sobre os diferentes jeitos de maternar, e a outra, sobre o apoio entre mães. Estou ansiosa para compartilhar com todos.

 

VEJA MAIS: Confira os vídeos da Mãe Musical no seu canal do Instagram

LEIA MAIS: Artistas da música falam sobre questões comuns que enfrentam para conciliar carreira e maternidade


 

 



Voltar