
No próximo dia 10 de dezembro, data em que Cássia Eller completaria 50 anos, o iTunes e a Universal vão lançar a obra “Flor do Sol”, uma gravação que Cássia fez aos 19 anos. A UBC entrevistou com exclusividade Simone Saback, "Mona", a parceira de Cássia nesta composição, que guardou esta relíquia durante tanto tempo:
UBC – Simone, como esta gravação foi encontrada?
Simone Saback – Na verdade a gravação não foi encontrada. Ela sempre esteve guardada com muito carinho em uma fita cassete e foi bem cuidada por 30 anos. Cássia gravou essa música na minha casa quando tinha 19 anos.
UBC – E como foi que isso aconteceu?
Simone – Eu conheci a Cássia através do meu irmão, Marcelo, e um dia ela me chamou em casa e disse que tinha umas frases em Tupi Guarani. Era parte de uma lenda ligada à índia Potira. Estava com a frase (literal e melódica) pronta, eu só dei continuidade, com base na lenda que me contou. Resolvemos gravar para não esquecer mais a letra.
Foto tirada na casa do pai de Simone em 1983 ou 84. Elisa Alencar, Janette
Dornellas (de costas), Simone Saback (de rosa), Marcelo Saback e Cássia Eller.
UBC – Mas por que Tupi Guarani? De onde ela tirou isso?
Simone – Eu não sei de onde ela tirou isso. Na época, ela tinha me dito que sua mãe era professora de Tupi Guarani. Mas depois eu descobri que a Dona Nanci não era nada disso. (risos) Não é que a Cássia mentia, ela só gozava da cara da gente. Era o jeito dela.
UBC – Por que esta gravação surgiu agora?
Simone – Não sei. Tudo foi uma grande intuição. Eu nunca pensei em usar isso nem nada assim, mas um dia eu sonhei com a Cássia e senti vontade de escutar aquelas gravações que fizemos há tantos anos. Aí resolvi mandar a música para o filho dela, o Chicão, porque achei que ele ia gostar de ouvir aquilo, afinal aquela era a única gravação existente da música. O Bruno Marques me ajudou a digitalizar a gravação que estava no cassete para mandar para o Chicão. Ele adorou. Resolveu produzir a música com a voz original da Cássia e trabalhou na faixa por uns 3 meses. Ele gravou o violão e os músicos que tocam com ele também participaram da nova faixa. Depois fiquei sabendo que ele recebeu essa música no dia em que fez 19 anos, exatamente a idade que Cássia tinha na época ! Muito legal, né?
UBC – O filho encontrando a mãe com a mesma idade!
Simone – Pois é. Certamente, se ela tivesse ficado conosco teria incluído esta canção em seu repertório... Mas deu um jeito de fazer isso através do Chicão, né? O resultado final ficou lindo.