Evento que estreia neste fim de semana segue o exemplo do Rock in Rio e fecha parceria para remunerar compositores; confira os artistas da UBC no line-up
Do Rio
O The Town é o primeiro festival de música promovido pela iniciativa privada a receber o Selo de Reconhecimento do Ecad, lançado em 2023, por respeitar compositores e artistas e valorizar os direitos autorais. Logo em sua edição inaugural, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo firmou uma parceria para remunerar os compositores cujas músicas serão executadas nos palcos montados na Cidade da Música, localizada no Autódromo de Interlagos, durante seus cinco dias de duração. O evento, que começa neste sábado (2), conta com shows de artistas associados da UBC como Luísa Sonza, Ludmilla, Pitty, Iza, Mc Hariel, Mc Ryan SP, MC Cabelinho, Paula Lima (diretora presidenta da UBC) e Fernanda Takai (diretora da UBC).
Com essa iniciativa, o The Town segue o exemplo do Rock in Rio, que paga direitos autorais de execução pública de música desde sua primeira edição, há 38 anos.
“O The Town é um exemplo para os outros festivais no Brasil e é muito representativo que logo em sua primeira edição já seja parceiro do Ecad nessa campanha nacional de reconhecimento ao pagamento dos direitos autorais de música. O selo foi criado para reconhecer festivais que adotam boas práticas por meio da valorização da música e do pagamento aos seus criadores. Toda a gestão coletiva, formada pelo Ecad e pelas associações que nos administram, levanta uma bandeira no mercado para que organizadores de eventos estejam cientes da importância dessa adimplência para a manutenção da música sempre viva e para garantir os direitos de quem vive por meio dela”, disse a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.
De acordo com Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, esta questão é muito relevância para a equipe de organização do The Town. “Um dos grandes problemas da indústria da música atualmente é o seu consumo gratuito, fazendo com que o consumidor muitas das vezes não tenha a percepção do trabalho como todo. É fundamental reconhecer todas as etapas e profissionais dessa cadeia, incluindo financeiramente. E esse trabalho tem que começar na base. Não a questão financeira, mas também a falta de mulheres em cargos de liderança na indústria da música, por exemplo. Estamos felizes em receber o selo e sermos exemplo para todo o mercado, já que essa é uma prática nossa desde a primeira edição do Rock in Rio, em 1985″, conta.
O recém-criado Selo de Reconhecimento do Ecad, lançado neste ano, visa promover a adimplência nos festivais ocorridos em todo o território nacional, com um foco especial na valorização dos compositores. A cada espetáculo realizado, os organizadores são responsáveis por efetuar o pagamento dos direitos autorais pela utilização pública das músicas apresentadas, fornecendo ao Ecad o roteiro detalhado das faixas executadas para a devida identificação e distribuição dos valores de direitos autorais. De todos os valores arrecadados pelo Ecad, 85% são distribuídos para os compositores, enquanto os 15% restantes são direcionados à gestão coletiva da música (6% para as associações de música e 9% ao Ecad para despesas operacionais e atividades em todo o Brasil).
Dos mesmos criadores do Rock in Rio, o The Town fará sua estreia em São Paulo neste sábado (2), e continuará a animar a cidade nos dias 3, 7, 9 e 10 de setembro, no Autódromo de Interlagos. Com uma expectativa de receber cerca de meio milhão de fãs da música, o festival promete mais de 235 horas de música ininterrupta. A "Cidade da Música", será palco de seis palcos. O festival contará com diversos artistas associados da UBC, como Luísa Sonza, Ludmilla, Pitty, Iza, Mc Hariel, Mc Ryan SP e MC Cabelinho, além da nossa presidenta Paula Lima e da nossa diretora Fernanda Takai.
Confira a programação dos artistas associados da UBC no The Town:
SKYLINE
02/09
Mc Hariel, Mc Ryan SP e MC Cabelinho
03/09
Luísa Sonza
07/09
Ludmilla
09/09
Pitty
10/09
Iza
THE ONE
02/09
Racionais Mc’s
Criolo convida Planet Hemp
Orochi convida Azzy
Tasha e Tracie convidam Karol Conká
03/09
Ney Matogrosso
Matuê
07/09
Maria Rita
09/09
Barão Vermelho convida Samuel Rosa
Detonautas
Fernanda Takai, Mahmundi
10/09
Jão
Gloria Groove
Pabllo Vittar, Liniker
Marina Sena canta Gal Costa
FACTORY
02/09
Teto
Kayblack
Caio Luccas
Urias
03/09
Luccas Carlos
Wiu
Veigh
Lia Clark
07/09
Marvvila
Afrocidade
Larissa Luz
Hodari
09/09
Mc Don Juan
Yunk Vino
Mc Dricka
Grag Queen
10/09
Xênia França
Tássia Reis
NEW DANCE ORDER
02/09
Tropkillaz – Especial 10 Anos
Vhoor
03/09
Noporn Live
Carlos do Complexo
07/09
Julia Mestre
Afterclapp X Shigara
09/09
Marina Lima
10/09
Zopelar
Paradise Guerrilla
SÃO PAULO SQUARE
02/09
Alma Thomas
03/09
Jonathan Ferr
Annalu & Kynnie
07/09
São Paulo Big Band convida Paula Lima e Jeniffer Nascimento
09/09
Hamilton de Holanda
Ana Cañas
10/09
Jesuton
HIGHWAY STAG
07/09, 09/09 e 10/09
Gui Schwab