Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Livro sobre o Clube da Esquina é lançado hoje em Nova York
Publicado em 14/09/2023

Autores de “De Tudo se Faz Música”, que reconstrói mítico álbum de 1972, Márcio Borges e Chris Fuscaldo debatem seu legado em evento aberto

Do Rio

Márcio Borges e Chris Fuscaldo num dos lançamentos no Brasil: início da turnê internacional do livro. Foto: Divulgação/Kubitschek Pinheiro

Nova York, esquina do mundo ocidental, onde tudo se encontra, vai receber nesta quinta-feira o lançamento de um livro que reconstrói em detalhes um dos melhores episódios da música popular brasileira. Trata-se de “De Tudo Se Faz Música — Os 50 anos do Clube da Esquina”, uma obra sobre aqueles dias de 1972 em que foi produzido e lançado o mítico álbum homônimo criado por Lô Borges, Márcio Borges, Milton Nascimento, Ronaldo Bastos e Fernando Brant. Coautor do livro ao lado da jornalista, escritora e pesquisadora musical Chris Fuscaldo, o próprio Márcio Borges estará com ela no evento, a partir das 18h30 (hora da Costa Leste americana), na Universidade da Cidade de Nova York (CUNY). 

Juntos, eles analisarão o impacto daquele verdadeiro movimento artístico que fez a terra tremer musicalmente com epicentro em Minas Gerais, deixando um legado estético que perdura. A mediação do encontro, que ocupará a sala Skylight dentro do Graduate Center da CUNY (Quinta Avenida, 365) será da jornalista Mila Burns, com participação de Greg Caz, DJ e escritor, pesquisador e admirador da música brasileira. 

A própria edição bilíngue da obra já era um prenúncio desta aspiração internacional que começa a se concretizar e que, como antecipa Fuscaldo à UBC, deve ir além:

“O convite da Mila Burns para fazermos o evento na CUNY caiu como uma luva, pois já estávamos programando essa viagem desde antes de o livro ficar pronto. Também já recebemos pedido de loja no Japão. O Clube da Esquina merece ter sua história espalhada pelo mundo”, diz a escritora, que chama o lançamento em Nova York de “sonho, mas também a continuação de um projeto de divulgação da memória da música brasileira fora do Brasil que comecei com o 'Discobiografia Mutante' (sobre a obra d'Os Mutantes), em 2018.”

O livro sobre o Clube da Esquina foi editado pelo próprio selo dela, Garota FM Books, com apoio da UBC e de outras marcas. 

“Levamos seis meses só lançando em cidades brasileiras. Fomos ao Nordeste, Centro-Oeste e várias cidades do Sudeste. Agora, é levar a nossa história para os americanos, os brasileiros que moram lá e os apaixonados em geral”, continua Fuscaldo.

O convite do evento desta quinta. Reprodução

Borges também está exultante com a viagem e a oportunidade de falar sobre o Clube da Esquina por lá.

“Há cerca de dois meses, estive nos EUA para visitar minha filha e levei na bagagem uma certa quantidade de exemplares do livro. A intenção era apenas divulgá-lo entre meus amigos americanos. Na charmosa loja de vinis e outros artigos vintage The Human Head, no Brooklyn, frequentada por meu amigo, o crítico e DJ Greg Caz, o simpático proprietário Travis convidou alguns amigos jornalistas, músicos, estudantes e professores, que vieram adquirir o livro. Ficamos ali tomando vinho e conversando sobre música, especialmente sobre o prestígio do Clube da Esquina no meio acadêmico e musical. Todos me estimularam a fazer um lançamento de verdade, com divulgação, palestra, show etc.”, ele descreve.

Plantava-se, assim, a semente do evento de hoje, que é aberto ao público em geral. 

“Com produção executiva de Cláudia Brandão, eu e Chris Fuscaldo lançaremos o nosso livro. E a cantora Mariana Mares vai tornar tudo ainda mais bonito, com sua presença e voz interpretando algumas canções de minha autoria. Esta será a décima oitava cidade que visitaremos. Espero meu povo lá”, convida Borges. 

LEIA MAIS: Relembre a festa para Milton Nascimento, Prêmio UBC 2019


 

 



Voltar