Marcada para 5 de dezembro, a cerimônia terá show de estrelas da música brasileira interpretando versões inéditas do compositor
Do Rio
Ícone da música brasileira, o compositor, cantor, músico, produtor, arranjador e escritor brasileiro Caetano Veloso é o vencedor da sétima edição do Prêmio do Compositor Brasileiro, mais conhecido como Prêmio UBC. Com uma carreira de quase seis décadas, 642 composições registradas e 1988 gravações como intérprete, Caetano construiu uma obra musical inigualável, marcada pela autenticidade e renovação. Realizada pela UBC, a homenagem já celebrou artistas como Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Vianna, Djavan e Alceu Valença. O evento acontecerá no dia 5 de dezembro na 'Casa UBC', situada no Centro do Rio de Janeiro, e apresentará releituras inéditas de obras do homenageado, interpretadas por artistas convidados.
Celebrando a obra do compositor e os grandes sucessos de sua carreira, o line-up tem os nomes guardados a sete chaves e será surpresa inclusive para o homenageado. A edição 2023 conta com direção artística de Zé Ricardo e terá uma dezena de grandes nomes da música brasileira, de diversas gerações, interpretando ao vivo versões inéditas de Caetano.
Desde a primeira edição, já passaram pelo palco da celebração nomes como Ludmilla, Emicida, Ney Matogrosso, Simoninha, Rael, Iza, Maria Rita, Silva, Zeca Pagodinho, Elba Ramalho, Rogério Flausino, Agnes Nunes, Anavitória, Criolo, Diogo Nogueira, Geraldo Azevedo, Giulia Be, Liniker, Mart'nália, Ney Matogrosso, Silva, Marina Sena, Duda Beat e Saulo.
“A UBC é por quem faz a música e o Prêmio UBC reconhece a importância do autor, valorizando a sua relevância na história e no mercado da música. Nesta edição, teremos a alegria e a honra de homenagear um dos nossos maiores expoentes da música e arte brasileira. Artista, pensador, inspirador, inovador, transformador, ativista social, Caetano Veloso, nosso poeta genial, com sua obra singular representa a todos nós. Ele é essência e fundamento, passado, presente e futuro”, diz Paula Lima, diretora presidenta da UBC.
Para Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC, “Caetano é onde o Brasil é mais amorosamente baiano e global. Suas canções e usina intermitente de pensamentos enriquecem a produção criativa do país, com assertividade e sensibilidade sempre singular, com percepções e perplexidades que nos emocionam e fazem refletir, sempre, numa nova construção. O Prêmio UBC Compositor Brasileiro mais uma vez estará em boas mãos, de um grande compositor admirado no mundo inteiro. É uma honra e uma bem-vinda responsabilidade poder contar com ele e sua transcendental obra.”
O toque especial do evento fica por conta da equipe que trabalha para fazê-lo acontecer. Boa parte deste time é composta por colaboradores voluntários da UBC, que dedicam seu tempo, orgulhosos de fazerem parte da celebração. Eles cuidam de cada detalhe para acolher calorosamente o premiado e os convidados na Casa UBC, um centro cultural localizado na sede da empresa, que em meio aos seus 4 andares dedicados aos cuidados das obras e fonogramas dos titulares UBC, reserva um inteiro exclusivamente para eventos e exposições.
Além das interpretações musicais, o evento oferece aos convidados uma imersão completa no rico universo autoral do homenageado. Isso inclui cenografia meticulosamente planejada, climatização, culinária e bebidas cuidadosamente escolhidas, e inúmeras surpresas ao longo da noite. Um envolvente tour sensorial acompanha o público presente desde o momento da chegada até a partida da Casa UBC, garantindo que todos os sentidos sejam contemplados nessa jornada musical e cultural.
Para mais atualizações sobre a celebração, acompanhe as redes sociais da UBC.
VEJA MAIS: As premiações anteriores: