Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Anitta lidera constelação de associados UBC indicados ao Grammy Latino
Publicado em 17/09/2024

Vários deles concorrem nas categorias principais; na disputa dos prêmios em português, domínio absoluto de membros da nossa sociedade

Do Rio

Anitta na chegada à edição 2022 do prêmio, em Las Vegas. Foto: reprodução redes sociais

A estrela Anitta concorre ao troféu de Melhor Gravação do Ano no Grammy Latino 2024, cuja lista de indicações foi anunciada na manhã desta terça-feira (17). Com a canção “Mil Veces”, coescrita por ela e produzida por Gabriel do Borel, Marcio Arantes e Julia Lewis, a carioca disputa a categoria máxima da premiação com astros da música latina como Bad Bunny, Camilo, Jorge Drexler, Karol G e Peso Pluma.

Associados como ela, Os Garotin e Cacá Magalhães também concorrem em categorias principais da premiação, o troféu de Artista Revelação. Assim como Hamilton de Holanda, quase um habitué nas indicações à premiação, que disputa dois troféus: de Melhor Álbum Instrumental (por “Tembla”, parceria com o grupo venezuelano C4 Trio); e Melhor Álbum de Jazz Latino (por “Collab”, parceria com o pianista cubano Gonzalo Rubalcaba).

Em categorias técnicas, mais associados brilhando entre os indicados aos prêmios principais. Em Melhor Engenharia de Gravação de álbum, por exemplo, uma curiosidade: todos os indicados são brasileiros e concorrem por trabalhos feitos no nosso país. A maioria, claro, é associada, como Pedro Peixoto (engenheiro de som do álbum “Era Uma Vez”, de Mobi Colombo); Uiliam Pimenta, Júlio Raposo e Pepê Santos (engenheiros de som do disco “Os Garotin de São Gonçalo”, d’Os Garotin); Túlio Airoldi e Gianlucca Azevedo (com Alex dos Reis Silva), engenheiros de som do álbum “Quem é Ela?”, de Mariana Nolasco; e Will Bone, Leo Emocija, Rodrigo Lemos e Felipe Vassão (engenheiros de som do disco “Se o Meu Peito Fosse o Mundo”, de Jota.Pê).

A cerimônia de entrega do Grammy Latino será no próximo dia 14 de novembro, direto de Miami pela primeira vez em anos, depois de bem-sucedidas edições em Las Vegas (EUA) e Sevilha (Espanha). E a lista de indicados nas categorias dedicadas à música em língua portuguesa, como sempre, também está recheada de associados UBC.

O troféu de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em português, por exemplo, tem simplesmente 100% de associados entre os indicados: Iza (“Afrodhit”), Jão (“Super”), Melly (“Amaríssima”), Os Garotin (“Os Garotin de São Gonçalo”) e Luísa Sonza (“Escândalo Íntimo”).

O mesmo ocorre com Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em português: 100% de aproveitamento da UBC. E os indicados são Erasmo Carlos (pelo álbum póstumo “Erasmo Esteves”), Cátia de França (“No Rastro de Catarina”), Ana Frango Elétrico (“Me Chama de Gato Que Eu Sou Sua”), Jovem Dionísio (“Ontem Eu Tinha Certeza - Hoje Eu Tenho Mais”) e Lagum (“Lagum Ao Vivo”).

Associados dominam também na categoria Melhor Interpretação Urbana em português, com a esmagadora maioria dos nomes indicados: Anitta, Dennis e Pedro Sampaio, por “Joga Pra Lua”; Gabriel O Pensador e Xamã (dividindo a faixa com Lulu Santos) em “Cachimbo da Paz 2”; Gloria Groove e Ludmilla (dividindo a faixa com MC GW) em “Da Braba”; MC Cabelinho em “Carta Aberta”; Iza de novo, agora com MC Carol, em “Fé nas Maluca”; e Yago Oproprio (que divide a faixa com Patricio Sid) em “La Noche”.

Na lista de indicados ao troféu de Melhor Álbum de Samba e Pagode, dois associados da UBC: Marcelo D2, por “Iboru”; e Thiaguinho, por “Tardezinha Pela Vida Inteira (Ao Vivo)”.

Já na categoria Música Popular Brasileira/Música Popular Afro-Brasileira, os membros da nossa sociedade são quase todos os indicados: Djavan (“D Ao Vivo Maceió”), Jota.Pê (“Se Meu Peito Fosse o Mundo”), Marisa Monte (“Portas Ao Vivo”), Milton Nascimento (que divide o álbum com Chitãozinho & Xororó em “Outros Cantos”) e Elza Soares (“No Tempo da Intolerância”).

No troféu de Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa também só dá associado: 100% entre os indicados. Mariana Aydar e Mestrinho (pelo álbum homônimo), Aguidavi do Jêje e Luizinho do Jêje (por “Aguidavi do Jêje”), João Gomes (por “De Norte a Sul”), Marcelo Jeneci (“Night Clube Forró Latino Volume 1”) e Gabriel Sater (“Faróis do Sertão”) disputam.

Na categoria de Melhor Canção em Português, outro grande predomínio de associados. Confira os compositores UBC indicados:

  • Jão, Pedro Tófani e Zebu, pela canção “Alinhamento Milenar”, interpretada por Jão
  • Luísa Sonza, Carolzinha, Douglas Moda e Jenni Mosello, pela canção “Chico”, interpretada por Sonza
  • Criolo e Amaro Freitas (em parceria com Nave e com o português Dino D’Santiago), pela canção “Esperança”, interpretada por Criolo, Freitas e D’Santiago
  • Jota.Pê, pela canção “Ouro Marrom”, interpretada por ele

Ainda na categoria Melhor Canção, Alaíde Costa, associada homenageada no Troféu Tradições 2024, é a intérprete de "Ata-Me", composição de Junio Barreto.

Por fim, Thalles Roberto (por “Deixa Vir - Vol. II”) e Rosa de Saron (que tem associados UBC entre seus membros e concorre pelo disco “In Concert Ao Vivo”) estão indicados à categoria Melhor Álbum de Música Cristã em português.

LEIA MAIS: Clique aqui para ver a lista completa com todos os indicados nas 58 categorias do Grammy Latino 2024

"Ao nos aproximarmos da 25ª Entrega Anual do Grammy Latino, nosso processo de premiação está mais forte do que nunca, com mais de 23 mil inscrições analisadas por nossos membros", disse Manuel Abud, diretor-executivo da Academia Latina da Gravação. “O Grammy Latino cresceu de forma surpreendente e se tornou uma plataforma fundamental para a música e a cultura. Estamos orgulhosos de apresentar os indicados deste ano, um grupo talentoso e diversificado de criadores que refletem a riqueza e o impacto global de nossa música." 

Os indicados foram selecionados em 58 categorias e refletem uma ampla gama de artistas que lançaram gravações durante o período de elegibilidade (1 de junho de 2023 a 31 de maio de 2024). Todas as músicas consideradas para indicações devem ser novas e conter uma porcentagem mínima de conteúdo lírico (60%) em espanhol, português ou qualquer dialeto regional nativo.

A rodada final de votação para determinar os ganhadores do Latin GRAMMY começará em 27 de setembro.

Fique ligado nos canais informativos da UBC para acompanhar, até a cerimônia do próximo dia 14 de novembro, mais novidades sobre o Grammy Latino.

 

LEIA MAIS: Premiações ainda têm a mesma relevância de antigamente? Leia na mais recente edição da Revista UBC, que acaba de sair

LEIA MAIS: Fundação que entrega o Grammy Latino dá bolsas de até US$ 10 mil. Ainda dá tempo de concorrer!

LEIA MAIS: Associados UBC e público fazem a festa na entrega do Prêmio da Música Brasileira 2024


 

 



Voltar