Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Renno Poeta: mergulho acelerado na carreira de cantor
Publicado em 21/10/2024

Compositor de hits de Marília Mendonça e Gusttavo Lima, ele finaliza disco em que interpreta seus próprios sucessos pela primeira vez

Por Chris Fuscaldo, do Rio

Um ano atrás, Renno Poeta se dividia entre shows com sua banda e o trabalho como compositor, e acreditava que precisava “tirar o pé do acelerador”. Em 2024, o autor de quase 700 canções registradas, a esmagadora maioria gravada por outros intérpretes, acelerou mais ainda e decidiu gravar um álbum com seus sucessos, desa vez todo interpretado por ele mesmo.

Foi tão difícil escolher entre tantos que o músico cearense traçou um plano: até 2026 sairão três álbuns, todos acompanhados de projeto audiovisual, cada um com mais dez faixas. Para começar, na última sexta-feira, 18, ele escolheu o medley que une “Esqueça-me Se For Capaz”, hit que deu a Marília Mendonça, e “Bloqueado”, catapultada por Gusttavo Lima, para dar a largada nessa corrida musical intitulada “O Dono dos Hits”.

“Não tenho palavras... Botei o pé no acelerador mais do que nunca (risos). Eu tinha decidido dar uma pausa na carreira, aí pensei que não poderia parar sem antes registrar um material com as minhas músicas que estouraram no Brasil. Quando comecei a gravar, falei: ‘Vou mais parar não’. Concomitantemente, meu empresário, covardemente (risos), me apresentou uma agenda enorme de pedidos de shows para 2025. Como eu poderia parar?”, diz Renno em entrevista à UBC.

Em “O Dono dos Hits”, como planejar um disco só, tendo sido gravado por nomes que vão de Xand Avião a Wesley Safadão? Renno Poeta decidiu logo fazer um projeto com “cauda longa”. Dessa forma, ele poderá passar algum tempo comemorando também, além dos golaços que marcou, os seus 30 anos de carreira, contados desde quando começou a se apresentar como músico, aos 12 anos. Formado em piano pela Universidade Estadual do Ceará e experiente como músico de jazz, ele acabou se tornando um especialista em gêneros e estilos como sertanejo, piseiro, sofrência etc. Nesse primeiro álbum da trilogia prometida, a paixão pelo forró falou mais alto.

VEJA MAIS: O vídeo de "Esqueça-me Se For Capaz" & "Bloqueado" ao vivo

“Cada uma das dez faixas ganhou um novo arranjo que ficou mais com a minha cara, com pitadas eletrônicas. E eu ainda estou oferecendo duas músicas inéditas.  A gravação da Marília Mendonça já é totalmente dela. A de Gusttavo Lima, também. As minhas precisavam ser diferentes, e eu escolhi dedicá-las ao meu público, que é forrozeiro”, explica o cantor.

O forró moderno, eletrônico, agitou um público seleto que Renno Poeta convidou para a gravação do audiovisual. Nessa primeira experiência, ele quis acolher. Para isso, montou o palco em um espaço na sua casa de praia, em Aquiraz, município vizinho a Fortaleza. No vídeo, Renno apenas canta e dança. No estúdio, ele foi o responsável por gravar todas as sanfonas (acordeon) das faixas. Nenhuma delas traz participação, “para não causar nenhum tipo de ciúme” e para ele poder conseguir tomar de volta para si suas próprias canções e dar a elas as suas intenções.

Depois desse primeiro medley, no dia 1º de novembro Renno Poeta lançará a primeira parte do EP “O Dono dos Hits”. No dia 15 do mesmo mês, chegará às plataformas a segunda parte do EP. Em 29 de novembro, o álbum completo estará disponível. Se Renno prefere vestir a roupa de cantor ou a de compositor, ele mesmo ainda não sabe. Mas, nessa função para a qual trocou a marcha do veículo que guia a sua vida, ele tem certeza de que tem muito mais responsabilidade:

“O compositor é a criação. Ele pode trabalhar de casa, de onde quiser e na hora que quiser. O artista é o cara que vende a música, que precisa de uma estratégia de marketing e pessoal, física e financeira, para projetar o conteúdo. Ele pode até ganhar mais, mas não pode escolher não ir a um show. Resolvi virar essa chave e encarar esse movimento, que sei que é complicado. Espero ter feito a escolha certa.”

E nós esperamos não ter que esperar dois anos para ter a certeza de que tudo valeu a pena.

 

LEIA MAIS: Relembre a entrevista de Renno à edição 55 da Revista UBC


 

 



Voltar