Arrecadação do Ecad, de R$ 1,83 bilhão, também foi a maior de todos os tempos; confira no Relatório Anual 2024 da UBC
Do Rio
O mercado musical brasileiro teve em 2024 um ano de arrecadação e distribuição recordes de direitos autorais. O valor arrecadado pelo Ecad foi de R$ 1,83 bilhão — 12% a mais que em 2023. Já o total distribuído pelo conjunto das sociedades de gestão coletiva foi de R$ 1,483 bilhão, sendo que a UBC respondeu, sozinha, quase R$ 925 milhões, mais de 62% do total do sistema Ecad. A distribuição feita pela nossa associação disparou 17% em relação ao ano anterior.
Os números fazem parte do Relatório Anual 2024 da UBC, divulgado nesta segunda (5). No documento, são detalhadas outras cifras relativas à distribuição, que mostram o alcance dos titulares beneficiados:
Por meio do constante investimento em tecnologia, a UBC conseguiu liberar o impressionante número de R$ 121,6 milhões em créditos retidos, beneficiando milhares de titulares.
“Nossos resultados nos impulsionam a seguir investindo cada vez mais em tecnologia e ferramentas que promovam transparência e agilidade em tudo o que realizamos e entregamos. Nossos objetivos são claros: representar cada vez melhor aqueles que nos conferem o mandato de representação, preservando e ampliando seus direitos, além de conquistar cada vez mais espaço para suas obras e produções”, afirma Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC.
Diretor de Operações, Fabio Geovane corrobora o que ele diz:
“O volume gigantesco de dados que tratamos nos obriga a investir em tecnologia para atender a esse volume — e para que possamos identificar possíveis inconsistências ou tentativas de fraudes. A UBC implementou melhorias em sistemas e passou a exigir mais informações e documentação que validem os dados enviados a nós. Continuaremos investindo e trabalhando para que somente os reais proprietários cadastrem e usufruam dos rendimentos de suas obras.”
Alguns dos números da nossa associação em destaque:
O QUE MAIS BRILHOU NA ARRECADAÇÃO
Na parte de arrecadação, os serviços digitais (que incluem o streaming) se isolam como a fonte de mais receitas para os titulares de direitos autorais. Além disso, essa categoria teve um salto anual de 18,2% nos valores arrecadados. Shows (alta de 20,8%) e Cinema (+39,8%) foram outros segmentos de enorme destaque ano passado. Confira a participação percentual de cada um deles para o total do R$ 1,83 bilhão arrecadado.
Para além das cifras financeiras recordes, o relatório traz um resumo das principais atividades de um ano marcado por muitas entregas para os associados UBC amparada nos principais pilares de atuação da entidade: defender o direito autoral e os criadores; oferecer oportunidades de educação e informação sobre o funcionamento do mercado; e jogar luz sobre os talentos da UBC, através de prêmios, podcasts, jam sessions e muitos outros eventos.
Alguns exemplos:
“Durante o ano, desenvolvemos um calendário de eventos, incluindo o Troféu Tradições, que reconhece artistas que merecem maior visibilidade; a nova Medalha UBC; o já consagrado Prêmio UBC; e a itinerante UBC Jam, voltada para novos talentos e conexões. No ano passado, lançamos o “Palavra de Autor”, um espaço itinerante no qual ouvimos criadores falarem sobre suas obras e processos criativos”, elenca Castello Branco. “Reforçamos nossa presença institucional em Brasília, onde temas de grande relevância, como o projeto de lei sobre Inteligência Artificial e uma nova lei de Direito Autoral, estão sendo discutidos. Nossos titulares têm sido participantes ativos nesses fóruns”, completa.
LEIA MAIS: O relatório completo em português, inglês e espanhol
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