Presidenta da UBC recebe a maior honraria do setor cultural brasileiro em cerimônia no Rio, com presença do presidente Lula
Por Akemy Morimoto, do Rio
Paula Lima recebe a Ordem do Mérito Cultural 2025. Na foto, ao lado da Ministra da Cultura Margareth Menezes e do secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares. Foto: Divulgação
A artista e presidenta da UBC, Paula Lima, foi agraciada nesta terça-feira (20) com a insígnia da Ordem do Mérito Cultural 2025, concedida pelo Ministério da Cultura a personalidades e instituições que contribuíram de forma notável para o fortalecimento da cultura nacional. A cerimônia ocorreu no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
A cerimônia marcou a retomada da OMC, suspensa desde 2019, e também celebrou os 40 anos do Ministério da Cultura, com o tema “Democracia e Cultura”. Nesta edição, foram homenageadas 112 pessoas e 14 instituições, incluindo nomes das mais diversas áreas artísticas.
Paula Lima recebeu a insígnia das mãos da ministra Margareth Menezes e do secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares, e não escondeu a emoção ao falar sobre a importância da homenagem:
“Uma grande honra, uma imensa alegria! Uma tarde memorável e emocionante! Agradeço aos meus antepassados, aos meus pais, aos meus e a quem faz parte da minha trajetória por este momento tão emblemático. Sou uma pessoa que acredita no coletivo, na transformação, na soma, e compartilho e divido com a família UBC essa honraria pelo extraordinário trabalho em defesa dos autores, artistas e produtores, sempre acreditando em gente, música e arte! Viva a cultura brasileira!”
Além de Paula, outros nomes associados à UBC também foram homenageados, reforçando a força da música brasileira na edição de 2025. Estão entre os condecorados artistas já celebrados em outras premiações da casa, como o Troféu Tradições e o Prêmio UBC: Dona Onete, Alaíde Costa, Anastácia, Lia de Itamaracá, Milton Nascimento e Alceu Valença.
A Ordem do Mérito Cultural é a maior distinção pública do setor cultural no Brasil, instituída em 1991 e entregue pela primeira vez em 1995. A cerimônia também marcou a reabertura do edifício histórico do Palácio Gustavo Capanema, fechado há dez anos, um ícone da arquitetura moderna brasileira e símbolo da política cultural nacional.
LEIA MAIS: Rosa Passos é a grande homenageada no Troféu Tradições UBC 2025
LEIA MAIS: Marcelo Castello Branco recebe Medalha Tiradentes no Rio