Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

DECK DISC lança novo site
Publicado em 19/06/2007

Imagem da notícia A Deckdisc iniciou oficialmente suas atividades como gravadora em Abril de 1998, com distribuição da Universal Music.

Já naquele ano, lançou o primeiro CD da série ¿O Som do Barzinho¿, um grande êxito que atingiu a marca de 1 milhão de cópias vendidas com seus cinco volumes e que serviu de inspiração para inúmeros projetos semelhantes que vieram depois.

Em Março de 1999, a Abril Music passou a distribuir os novos lançamentos da Deckdisc. E os sucessos foram se sucedendo.

O primeiro deles marcou o retorno da banda Ultraje a Rigor, com o CD ¿18 Anos Sem Tirar¿, mescla de músicas gravadas ao vivo e em estúdio, que chegou ao Disco de Ouro (mais de 100 mil cópias vendidas).

Logo depois, a Deckdisc possibilitou o retorno de outra grande banda de São Paulo, o Ira!, que gravou três CDs na nova gravadora: ¿Isso é Amor¿ (1999), ¿MTV Ao Vivo¿ (2000, Disco de Ouro) e ¿Entre seus Rins¿ (2001).

No ano de 2000, o maior sucesso de todos veio com o lançamento do CD de estréia do grupo Falamansa, que atingiu a impressionante marca de 1 milhão e 500 mil cópias vendidas. No mesmo ano, outra estréia, do grupo Rastapé, ultrapassou as 300 mil cópias vendidas (Disco de Platina).

No ano de 2001, daria continuidade aos lançamentos na área do forró. Em Setembro, o Falamansa lançaria seu segundo álbum, ¿Essa é pra vocês¿, cuja vendagem ultrapassou a marca de 500 mil cópias vendidas.

Em Novembro do mesmo ano, a Deckdisc tornou-se a primeira gravadora 100% independente do país, ao inaugurar sua própria distribuição, no Rio de Janeiro. Os bons resultados começaram logo a chegar: fechou 2002 com o segundo CD mais vendido no ano (Grupo Revelação ¿ 690 mil cópias) e em 2003 já tinha 1,78% do mercado. Em 2004, essa participação pulou para 2,66% e em 2005 para 3,28%.

Na área artística, a Deckdisc caracteriza-se pelo lançamento de novos talentos, de todos os gêneros em que vem atuando nestes sete anos de existência. Muitos desses artistas já se tornaram grandes vendedores, enquanto outros têm suas carreiras em pleno desenvolvimento.

No Samba, além do Grupo Revelação, estão Adryana Ribeiro, Bokaloka, Sorriso Maroto, Swing & Simpatia e a cantora/compositora Teresa Cristina.

O Rock é outro grande destaque, com a baiana Pitty (cujas vendas já superam a marca de 400 mil cópias), Biquini Cavadão, Cachorro Grande, Dead Fish, Gram, Matanza, Reação em Cadeia, Shaaman e Ultraje a Rigor.

Outros gêneros desenvolvidos incluem o Sertanejo (Zé Henrique & Gabriel, Edson & Hudson, Roby & Roger), Forró (Falamansa), Rap (Black Alien) e Música Eletrônica (Marcelinho da Lua).

Correndo em paralelo, a Editora Musical Deck conta com cerca de 3 mil músicas editadas e mais de 1 mil e 500 já gravadas. Entre seus autores, encontram-se grandes arrecadadores de direitos autorais do Brasil, como Tato (Falamansa), Pitty, Zé Henrique (da dupla Zé Henrique & Gabriel), Thais Nascimento, Miltinho Edilberto, Eduardo Krieger, Ademir Fogaça, Edgard Scandurra (Ira!), Roger Moreira (Ultraje a Rigor), Teresa Cristina, Pedro Miranda e integrantes do Grupo Revelação, do Sorriso Maroto e das bandas Dead Fish, Gram, Cachorro Grande e Ludov.

Na área de web, a Deckdisc tem sido pioneira em várias ações, destacando a criação da primeira loja virtual de música, Deckpod, em dezembro de 2005. Com sua visão completamente focada no Artístico, a Deckdisc prepara a ampliação de sua base de negócios, ao abandonar o antigo conceito de companhia de discos e adotar novos formatos de comercialização de música. E planeja um crescimento gradual e seguro para os próximos anos, baseado, em grande parte, na sua própria capacidade de criar conteúdo com qualidade, volume e rapidez, além de se utilizar dos próprios masters já existentes.

 

 



Voltar