Quatro beneficiários receberão uma ajuda com valor máximo de US$5.000 para financiar projetos
De LatinGrammy.com
MIAMI, FL (1° de fevereiro de 2017) — A Fundação Cultural Latin GRAMMY® concede pela terceira vez Subvenções para Preservação e Pesquisa a quatro projetos apresentados por um diversificado grupo de acadêmicos de instituições internacionais, com valor máximo de US$5.000 cada. A Subvenção para Preservação foi criada para apoiar os esforços no avanço do arquivamento e preservação de gêneros musicais latinos. A Subvenção para Pesquisa foi estabelecida para apoiar projetos relacionados à música latina tais como investigação antropológica e documentação de tradições musicais e folclore.
Subvenções para Preservação foram concedidas a projetos submetidos por Jordi Roquer, da Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha) e por Raul Almeida Rodrigues (Brasil), respectivamente. O objetivo do projeto de Roquer "Preservación De Rollos De Pianola De Ritmos Ecuatorianos" é a digitalização de rolos de pianola emitidos entre 1905 e 1930 por diferentes gravadoras equatorianas. Rodrigues, com seu projeto "Batuca - Colección De Ritmos En Vivo", trabalhará na elaboração de uma aplicação e plataforma digitais gratuitas que permitirão à comunidade de percussionistas compartilhar suas gravações e composições com músicos de todo o mundo ao vivo, oferecendo aos percussionistas um catálogo único que enriquecerá o legado musical destes músicos na América Latina.
Subvenções para Pesquisa foram concedidas individualmente ao Dr. Juan Francisco Sans (Brasil) e a Carol Darr, do Trinity College (EUA). "Árias Antigas do Novo Mundo" é um projeto liderado pelo Dr. Sans que consiste na recopilação e publicação de partituras musicais que incluem 32 árias de compositores latino-americanos do período de dominação hispânica. Este material proverá a cantores e docentes um repertório inédito para as cátedras de canto e salas de concerto. Carol Darr apresenta "Tradições Musicais do Congado Mineiro e Juventude de Hoje", uma pesquisa sobre a estrutura musical do gênero afro-brasileiro Congado Mineiro. Além disso, registrará as similaridades e diferenças entre as expressões culturais e musicais do século XIX da comunidade Congado Mineiro, e a adaptação contemporânea deste mesmo gênero melhor conhecido como Meninos de Minas.
"O grupo de ganhadores deste ano representa a fusão cultural do patrimônio musical latino-americano", disse Manolo Díaz, Vice-Presidente da Fundação Cultural Latin GRAMMY. "A pesquisa e a preservação destes estudos abre espaço para que novas gerações descubram o legado dos gêneros que continuam a nos inspirar até hoje.”
A Fundação Cultural Latin GRAMMY™ foi instituída pela Academia Latina da Gravação para promover a consciência e a valorização internacional das contribuições significativas da música latina e de seus criadores para a cultura mundial e para proteger seu rico patrimônio e legado musical. O principal foco beneficente da Fundação é fornecer bolsas de estudos para estudantes de música latina com necessidades financeiras, bem como conceder subvenções para estudiosos e organizações em todo o mundo para a pesquisa e preservação dos variados gêneros de música latina. Para obter informações adicionais, favor nos visitar em: Latin GRAMMY Cultural Foundation ou junte-se às nossas redes sociais no Twitter, Facebook e Instagram.