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O jogo dos sete acertos do site de artista independente
Publicado em 31/05/2017

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Veja que tópicos são obrigatórios na hora de criar uma página funcional e que ajude a divulgar seu trabalho da melhor forma possível

De São Paulo

Sim, é fundamental estar nas redes sociais se quiser se comunicar diretamente com seus fãs, anunciar suas turnês, seus lançamentos e qualquer outra coisa que possa se traduzir em mais vendas, mais proximidade, mais solidez para a carreira. E sim, é igualmente fundamental não descuidar do seu site. É comum as pessoas pensarem que, em tempos de Instagram, Facebook ou Snapchat, artistas e bandas independentes já não precisam das boas e (nem tão) velhas páginas pessoais para se promover, mas é um erro não manter um sítio atualizado. “Ter um site não é uma opção, é obrigatório se o artista ou a banda quiserem transmitir uma ideia de profissionalismo. Produtores e empresários recorrem diretamente às páginas oficiais na hora de saber mais sobre um projeto. É preciso estar tudo muito bem construído”, ensina Ricardo Chagas, especialista em marketing digital.

No jogo do sucesso do artista independente, descubra quais são os sete acertos primordiais:

Histórico – Não há fonte melhor para aprender sobre as origens de uma banda ou de um artista do que no site oficial. O início da trajetória, os álbuns lançados, as formações anteriores (no caso de um grupo), as turnês já realizadas, as viagens mais importantes e as parcerias mais significativas devem constar do tópico. Reunidos, todos esses dados formarão um ponto único e confiável de informação sobre seu projeto. Fã gosta de saber tudo sobre seu artista favorito, então capriche nos detalhes e crie uma narrativa atraente, que sirva de referência na hora de contar sua história profissional. Aparições nos meios de comunicações e trechos de críticas também são bem-vindos. Um resumo sobre o que é a banda deve aparecer logo no início. É muito comum que produtores de festivais, por exemplo, tirem da página oficial da banda ou do artista o texto sobre eles que constará no material de divulgação. Ou seja, ao criar um bom histórico você terá mais controle sobre o que dirão do seu projeto.

Fotos em alta e baixa resolução – Meios de comunicação costumam recorrer aos sites oficiais de artistas e bandas na hora de buscar materiais de divulgação. Tenha fotos em alta (para jornais e revistas) e também em baixa resolução (para sites e blogs). Assim, garantirá que uma notícia sobre seu projeto seja publicada com facilidade, sem burocracia. A constante atualização da seção de fotos igualmente garantirá que sejam publicadas as imagens novas, relacionadas aos trabalhos mais recentes, evitando a repetição daquela fotografia que você tirou há dez anos e que, até hoje, os meios continuam a publicar por falta de boas opções.

Vídeos – Aqui, além da imprensa, o tópico servirá também para manter os fãs informados sobre o que você ou sua banda andam fazendo. Não é necessário, entretanto, produzir vídeos exclusivos para o site. Aqueles que você já sobe no Facebook, no YouTube ou pela ferramenta Stories do Instagram, por exemplo, podem ser armazenados por ordem de publicação, ajudando a contar em vídeo a sua trajetória cronologicamente. Clipes também precisam entrar. Reúna todo o material possível para construir um panorama esclarecedor sobre seu trabalho.

Amostragem das Músicas – A que soa essa banda? Esta é uma pergunta que frequentemente nos fazemos, principalmente quando se trata de um novo nome no mercado. Não deixe ninguém em dúvida: ponha, pelo menos, um link embedado para qualquer plataforma de streaming onde estejam suas músicas. É importante, é uma vitrine que não se pode desperdiçar.

Redes Sociais & Contato – Como já dissemos antes, não dá para negar que as redes sociais são as grandes praças da nossa era, os pontos de encontro, onde tudo rola. Então, reúna essas praças todas na sua casa, o seu site: elenque minuciosamente todas as mídias sociais em que aparece, com os respectivos links (de preferência, links personalizados em que apareça o nome do artista ou da banda, e não uma sopa de letrinhas de difícil memorização). E agregue as informações de contato de que dispuser: telefone, e-mail, formulário para contato direto (desde que haja, é claro, alguém do lado de cá disposto a responder às perguntas de fãs, imprensa, produtores e outros interessados). Contato para shows é item obrigatório.

Lojinha – Alguns dos artistas e bandas mais bem-sucedidos do nosso tempo têm, em sua estratégia de marketing, a fixação do nome não só pela música mas também através de objetos como canecas, camisetas, bonés e muitas outras coisas. Se você ainda não tem nada disso – ou não pretende ter nunca –, coloque links para os sites onde é possível comprar a sua música (seja ela distribuída em suportes físicos, como CDs e DVDs, seja através de downloads). Outra vez: o site oficial é uma vitrine importante, não perca nenhuma chance de vender o seu trabalho.


 


 

 



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