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Dia Nacional da Mata Atlântica: Engajamento com causas ambientais cresce e se torna estratégia para o mundo da música
Publicado em 27/05/2021

Conheça a força do marketing verde e entenda como a iniciativa pode se tornar um projeto para artistas

 

Falar sobre o impacto e os efeitos da destruição da natureza não é inédito, mas o engajamento da sociedade com esse tema é cada vez maior, principalmente entre os jovens. Uma pesquisa divulgada pelo WWF aponta um aumento do engajamento da população mundial para proteger o meio ambiente. A sociedade procura e cobra posicionamentos e ações ecofriendly. No mundo da música, não é diferente. Promover a sustentabilidade é um ponto mais do que positivo para artistas no mercado. No dia Nacional da Mata Atlântica, entenda como assumir essa responsabilidade e usar a favor da sua carreira. 

A pesquisa “Um Ecodespertar: Medindo a consciência global, engajamento e ação pela natureza“, do WWF, revelou que o engajamento da população com as causas ambientais cresceu 16% nos últimos cinco anos. O levantamento realça a importância das redes sociais e o comportamento da mídia, marcas e empresas nesse cenário.

O relatório foi feito pela Economist Intelligence Unit (EIU) a pedido do WWF, obteve a participação de 80% da população mundial, representada por 54 países e analisou o período de 2016 a 2020. O resultado mostrou um crescimento contínuo de 71% em pesquisas na internet por produtos sustentáveis, um aumento de tuítes relacionados à causa em 82%, com o envolvimento de líderes espirituais como o Papa, políticos, celebridades e grandes organizações do jornalismo como BBC e The New York Times. O volume de notícias sobre o tema cresceu 60% e a quantidade das que abordam protestos contra a destruição da natureza atingiu seu pico em 2019. 

Além disso, nesse período constatou-se que posts sobre biodiversidade e perda da natureza no Twitter cresceram 65%. Abaixo assinados em campanhas relacionadas à biodiversidade também ganharam força desde 2016, com um total de 159 milhões de assinaturas. O país de onde saiu o maior número de adesões foi o Brasil, com 23 milhões, o que representa 14% do total pesquisado.

Para Ahmad Alhendawi, CEO da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM), os jovens estão preocupados com a questão e sabendo lidar bem com as plataformas para expandir o debate.

 “O que estamos vendo hoje é uma geração muito consciente, eles não querem deixar este problema para a outra geração e estão dominando as redes, se envolvendo com movimentos sociais e pedindo justiça, garantindo que isso seja falado e que paremos essa degradação do meio ambiente”, conta Ahmad para o portal Meio & Mensagem. 

Já faz algum tempo que especialistas e pesquisadores alertam para a necessidade de ações mais contundentes para preservação do meio ambiente. Palavras como sustentabilidade, sustentável, reciclagem, consumo, conservação e reuso são cada vez mais usadas e inseridas na sociedade. A preocupação com a natureza não é mais só uma questão, mas uma obrigação. Parte dos jovens cobram posicionamentos e ações efetivas para diminuir o impacto ambiental de governos, empresas, marcas, influenciadores e artistas. Ninguém está livre dessa responsabilidade. 

O que você, como artista, tem feito para se inserir nessa realidade? 

 

MARKETING VERDE

O marketing verde é uma estratégia focada em beneficiar ou não prejudicar a natureza com o seu trabalho. Também conhecido como marketing ambiental e ecomarketing, o objetivo é ter um apelo ambiental e vender que a sua marca tem consciência ecológica. Não basta transmitir um “discurso verde”, é preciso colocar a mão na massa. A sociedade busca posicionamentos com atitudes reais de transformação. 

Se você é artista e quer implementar o marketing verde no seu trabalho, confere só as dicas abaixo:

  • Invista no uso de equipamentos, cenários e roupas recicladas ou reaproveitadas em clipes e sessões de fotos, por exemplo.

  • Divulgue o seu lançamento com press kits sustentáveis, como folhas de sementes para as cartas, caixas de madeiras, materiais biodegradáveis, produtos ecofriendly e sem uso de plástico. Pensar em objetos que serão guardados e não serão descartados rapidamente também é uma boa alternativa.

  • Desenvolva ações ecológicas dentro do seu trabalho, como doações de mudas de plantas para reflorestamento.

Promover ações sustentáveis não vai afastar o seu público de você, pelo contrário, a iniciativa promove a conscientização e a atenção para pontos que talvez não eram pensados. Além disso, o público que já tem compreensão vai apoiar e divulgar o seu projeto. No final, todos saem ganhando: você, o seu trabalho, os admirados do seu trabalho e o meio ambiente. 

Para comprovar que música e preservação da natureza tem tudo a ver, Gilberto Gil deu uma aula sobre marketing verde no lançamento da canção “Refloresta”. Em uma ação para marcar sua estreia no TikTok, o cantor e compositor firmou parceria com a plataforma para que a cada vídeo de usuários com a sua nova música, “Refloresta”, uma árvore seja plantada na Mata Atlântica. O resultado foi a doação de mais de 40 mil novas árvores para a região do Vale do Rio Doce, na fronteira de Minas com o Espírito Santo, duramente castigado pelo rompimento da barragem de Brumadinho, da Vale. 


 

 



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