Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Ação de Gil no TikTok rende à Mata Atlântica 40 mil novas árvores
Publicado em 03/03/2021

Até o último domingo, a iniciativa #ReflorestaComGil superou 20 milhões de visualizações

Do Rio 

Em sua estreia no TikTok, Gilberto Gil apresentou, no final de fevereiro, uma nova canção, “Refloresta”, inspirada no trabalho ambiental da ONG Instituto Terra e que se soma à até agora trilogia “Refazenda”, “Refavela” e “Realce”. Além de um vídeo no qual toca com Bem Gil e Gilsons, banda integrada por seu filho caçula e por seus netos, Gil investiu numa parceria com a plataforma de origem chinesa na qual esta se comprometeu a plantar uma nova árvore na Mata Atlântica para cada vídeo que seus usuários publicarem com releituras da música.

Até o último domingo, foram cerca de 40 mil vídeos postados, o que derivará no plantio do mesmo número de árvores, ainda sem data especificada.

A área escolhida é o Vale do Rio Doce, na fronteira de Minas com o Espírito Santo, duramente castigado pelo rompimento da barragem de Brumadinho, da Vale, há pouco mais de dois anos. A expertise do projeto vai ser fornecida pelo Instituto Terra, gerido pelo fotógrafo Sebastião Salgado e por sua mulher, Lélia Wanick.

“Para nós, é uma grande honra receber em nossa plataforma um artista tão potente e transformador como Gil e fechar essa parceria com o Instituto Terra, como forma de contribuir com o reflorestamento em nosso país, criando um senso de consciência coletiva para boas causas por meio da música no TikTok”, disse Handemba Mutana, diretor do TitkTok for Good, braço de ações sociais da plataforma no Brasil. “O período de 2021 a 2030 foi declarado pela ONU como a década da restauração de ecossistemas. Sabemos que os desafios de preservação ambiental são globais, mas é fundamental que cada um faça a sua parte.”

VEJA MAIS: O clipe de “Refloresta”

A canção, escrita por Gil e produzida por Bem Gil, reforça o posicionamento de Gil por uma maior consciência ambiental. “Manter em pé o que está não basta. É hora de refloresta”, ele disse através de redes sociais. O vídeo que inspirou o desafio no TikTok teve direção de Ivi Roberg. 

As muitas interpretações do original de Gil tiveram mais de 20 milhões de visualizações. A meta mínima de árvores a serem plantadas pelo TikTok era de 25 mil, cifra superada em 60%. 

VEJA MAIS: Relembre a homenagem a Gil e os melhores momentos do Prêmio UBC 2018


 

 



Voltar