Paula Lima, Giulia Be, Manu Gavassi, Agnes Nunes e Luísa Sonza cantam canções da rainha do rock nacional em acústico
De Miami (EUA)* e Rio
Rita Lee, homenageada duplamente pelo Grammy Latino. Foto: Guilherme Samora
A cantora e compositora Rita Lee é a homenageada de um show especial organizado pela Academia Latina da Gravação, a entidade responsável pela entrega do Grammy Latino. Com as indicadas ao Grammy Latino deste ano Paula Lima e Giulia Be, além de Manu Gavassi, Agnes Nunes e Luísa Sonza, cantando obras dela, o acústico será transmitido nesta quinta-feira (20), a partir das 16h (hora de Brasília), pelas páginas do Facebook da própria Academia Latina e de todas as participantes.
A homenagem à rainha do rock brasileiro se soma a outra que terá lugar em novembro, quando Rita receberá o Prêmio de Excelência Musical (Lifetime Achievement), também do Grammy Latino.
“Esta sessão acústica, apresentando as canções de Rita Lee interpretadas de novas maneiras, por novas vozes, demonstra nosso compromisso com a excelência nas artes da gravação, preservando o legado cultural da música latina”, disse Manuel Abud, diretor-executivo da Academia Latina da Gravação. “Essas artistas representam a nova geração de criadores musicais brasileiros e incorporam nosso compromisso de construir espaços mais inclusivos para os músicos, já que nosso objetivo é preencher a lacuna de gênero dentro da nossa indústria.”
A direção do show, que foi gravado em São Paulo, ficou a cargo de Zé Ricardo, responsável pelo Palco Sunset e pelo Espaço Favela do Rock in Rio. E a Meta, empresa controladora do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, foi corresponsável pela produção.
O concerto faz parte de um projeto da Academia Latina da Gravação chamado Latin Grammy Acoustic Sessions, que oferece experiências mais intimistas, nas quais os artistas apresentam canções por meio de uma narrativa pessoal. Tanto artistas consagrados como novos nomes da música participam, e o foco é a diversidade, nos seus sentidos mais amplos.
As cantoras que participam da homenagem. Divulgação
A associada da UBC Rita, que em dezembro fará 75 anos de vida — e, no ano passado, celebrou 50 de carreira —, é uma das pessoas mais influentes na indústria musical brasileira. Inspiradora de gerações de mulheres e homens que se dedicam ao pop-rock no nosso país, ela tem mais de 320 composições e coisa de 600 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad.
Ano passado, lançou o single "Change", composto por ela em inglês e francês, em parceria com o marido, o multi-instrumenstista e compositor Roberto de Carvalho, seu parceiro musical há mais de 40 anos. A faixa, com milhares de audições no Spotify, foi produzida por um dos mais conhecidos DJs e produtores brasileiros de música eletrônica, Gui Boratto. Ambos, Gui e Roberto, também são associados da UBC.
*Com informações do Grammy Latino
LEIA MAIS: Associados da UBC dominam indicações ao Grammy Latino 2022