Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Mariana Aydar e Elba Ramalho lançam forró em homenagem a Trancoso
Publicado em 06/01/2023

Canção composta por Nizan Guanaes fala sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável; ouça

De São Paulo 

Uma potente mensagem pela preservação do meio ambiente e pelo desenvolvimento urbano sustentável — mas movida a bom forró. Assim é “Quadrado Vivo”, um recém-lançado single e clipe que reúne três associados da UBC intimamente ligados a Trancoso, na Bahia, transformada em símbolo de todos os paraísos nacionais ameaçados pela exploração turística descontrolada. Escrita pelo publicitário Nizan Guanaes — compositor de 35 obras registradas na UBC —, a obra foi gravada por Mariana Aydar e Elba Ramalho e será apresentada num show, neste domingo, ali mesmo na própria vila que pertence a Porto Seguro, no Sul da Bahia.

“O amor por Trancoso está na origem de tudo”, diz Mariana à UBC. “Um dia recebi uma ligação do Nizan Guanaes, de quem sou amiga desde sempre, e ele dizia que havia composto um forró em homenagem à cidade. Andando por aquelas praias, ele pensava 'temos que cuidar disto aqui'. Mas Trancoso é só um símbolo de outros paraísos naturais que requerem nosso olhar, um desenvolvimento mais sustentável.”

VEJA MAIS: O clipe de “Quadrado Vivo”

Nizan corrobora o que ela diz: 

“No último ano eu fiquei 60 dias trabalhando de Trancoso. Pensava na importância de cuidar de tudo aquilo, sabe? A beleza do mar, a beleza do rio e, ao mesmo tempo, o rio verde já ficando poluído. Quando chega gente de fora, chegam coisas boas, como investimento e emprego, mas também vai chegando o problema. Tenho uma relação meio carnal com Trancoso. É o lugar do mundo em que eu mais me fortaleço, recarrega a minha alma.”

O embarque de Elba no projeto era natural. Afinal, além de ter casa lá há décadas — onde, inclusive, conheceu Mariana, que também tinha casa e passava longas temporadas em Trancoso —, a paraibana foi uma espécie de madrinha musical da paulistana.

“Ela me amadrinhou logo no início, quando eu não tinha disco. Foi muito importante para a minha carreira. Não dava para fazer um forró sobre Trancoso e não pensar imediatamente nela”, afirma Mariana. 

Elba também celebra a parceria: 

“Acima de tudo, a Mari é uma amiga querida. Mais do que apaixonadas pela música, pelo forró, somos amigas e já passamos por algumas aventuras em Trancoso. Um orgulho ter contribuído de alguma maneira com a formação dela como artista.”

A produção da música foi de Duani, cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor e diretor musical; o sanfoneiro é Cosme Vieira; e o flautista, Fábio Luna. Já a direção do clipe ficou a cargo do fotógrafo e diretor de arte Azul Serra, com produção de Raphael Bottino. 

“Fizemos questão de não só mostrar as belezas de lá, mas envolver a comunidade, trazendo para a cena pessoas que são icônicas de Trancoso e contribuíram para o desenvolvimento da cidade”, destaca Mariana, que poderá incluir o single no seu próximo álbum, já em processo de composição e pré-produção. “Uma coisa é certa: gostei tanto desse forró que já pedi ao Nizan para compor outro, inédito, para o meu novo disco. Ele disse que vai tentar (risos).”

LEIA MAIS: Mariana Aydar e outros artistas que estão renovando o forró

LEIA MAIS: Troféu Tradições UBC homenageia Anastácia, a "Rainha do Forró"


 

 



Voltar