Exclusivo para titulares da UBC, a palestra acontece de forma online nesta quarta-feira (4), às 14h30, com Ronaldo Lemos, renomado especialista em tecnologia e mídia
Do Rio
Nesta quarta-feira (4), a UBC irá realizar um workshop com o advogado especialista em tecnologia e mídia, Ronaldo Lemos, sobre inteligência artificial, inovação e tecnologia. Com foco no debate das tendências da transformação digital e o impacto da inteligência artificial em empresas e indivíduos, a transmissão acontece de forma online, às 14h30. O link será disponibilizado somente para titulares da UBC por meio do Portal do Associado.
Durante a palestra, serão abordados temas que incluem o mapeamento das tendências de transformação digital, a economia dos dados, um breve histórico da inteligência artificial, como funcionam os grandes modelos de linguagem e qual seu impacto para empresas, pessoas e trabalho. Além disso, Ronaldo compartilhará sua conversa com Sam Altman, fundador da Open AI, no Brasil, discutindo dilemas éticos e questões estratégicas da AI, bem como questões legais e de regulação. Ele também fornecerá dicas práticas de como usar a AI de forma inteligente, compartilhando experiências internacionais, como o caso da China e da África, antes de concluir com três lições importantes sobre transformação digital.
“O tema da inteligência artificial se impõe como pauta prioritária global e Ronaldo Lemos é um profissional que sempre se posicionou na frente do seu tempo. Seu testemunho e perspectiva certamente vão enriquecer esta discussão que ainda não tem prazo de validade e requer nossa atenção e alerta na defesa e no entendimento dos direitos de nossos titulares", afirma o diretor executivo da UBC, Marcelo Castello Branco.
Conhecido por sua expertise como advogado, especialista em tecnologia e mídia de renome internacional, Ronaldo Lemos também é um respeitado professor na Universidade de Columbia em Nova York e no Schwarzman College na Universidade de Tsinghua em Pequim. Além disso, ele é o fundador do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio). Sua influência se estende à esfera legislativa, tendo sido um dos autores do plano nacional de Internet das Coisas e um dos criadores do Marco Civil da Internet. Sua dedicação e impacto no campo também são evidenciados pelo seu envolvimento em várias organizações de destaque, incluindo o Conselho de Supervisão Independente do Facebook (agora Meta), o Conselho de Segurança do Spotify e a Fundação Stellar.
LEIA MAIS: Algoritmos de recomendação: um copo d’água turva meio cheio e meio vazio
LEIA MAIS: Moda de recriar vozes famosas por IA aprofunda debate sobre direitos
LEIA MAIS: Carta aberta pelo respeito aos direitos autorais na inteligência artificial