Divulgado calendário da premiação mais famosa da música latino-americana. 12 de março é o último dia para se filiar à Academia; veja
Do Rio
Os gramofones dourados, cobiçadas estatuetas do Grammy Latino: começa a campanha deste ano. Foto: reprodução
O Grammy Latino divulgou as datas mais importantes do seu calendário 2024. E você, independente, também pode tentar levar para casa um dos cobiçados gramofones dourados, a estatueta do prêmio mais famoso da música produzida nos países de línguas espanhola e portuguesa. Primeiramente, é importante saber que só podem participar gravações (de músicas ou álbuns inteiros) lançadas entre 1º de junho de 2023 e 31 de maio de 2024. Se você soltou algum material incrível no período, fique ligado nas datas.
A primeira delas, 12 de março, é o final das inscrições para ser membro associado ou membro votante da Academia Latina da Gravação, responsável pelo Grammy Latino. Tanto para disputar o prêmio como para ajudar a eleger os vencedores de outras categorias, você precisa ser um participante reconhecidamente ativo da indústria musical (compositor, músico, intérprete, produtor, editor, integrante de gravadora). E o link para pedir sua filiação está constantemente ativado. E, para ser aprovado, precisará comprovar que tem alguma vinculação a esse universo, através de links, materiais publicados etc.
Com a filiação aprovada, virá a seguinte etapa: a inscrição da música ou do álbum. De 1º de abril, às 9h (hora de Los Angeles) a 30 de abril, às 18h (também pela hora de Los Angeles) ocorre a rodada única de inscrições. A mobilização em torno desse momento é enorme e crescente. Nos últimos anos, tem passado facilmente de 20 mil o número de inscritos para concorrer aos diferentes prêmios.
Então, e a partir do início de maio, haverá uma sequência de datas para a entrega de materiais adicionais das inscrições. Entre eles, incluem-se arquivos extras, projetos gráficos dos álbuns, links etc.
Enquanto os candidatos se mobilizam para correr atrás dessas últimas pendências, um verdadeiro exército de especialistas já está trabalhando nos bastidores para organizar todas as inscrições recebidas. É que não necessariamente os candidatos classificam corretamente os gêneros e outros aspectos das músicas, então um time de mais de 150 pessoas da indústria musical ajuda a dar ordem a tudo nos comitês de revisão. Eles não precisam ser membros da Academia Latina nem ter direito a voto. Durante duas semanas, têm acesso a uma plataforma criada pela Academia Latina para ouvir as obras inscritas e decidir a que gênero pertencem.
O esperado início das votações para que os membros da Academia escolham os indicados é às 9h (Los Angeles) de 24 de julho. Esse processo vai até 5 de agosto, às 18h (Los Angeles).
Cada membro pode selecionar dez indicados em cada uma das quatro categorias gerais — Álbum do Ano, Canção do Ano, Gravação do Ano e Melhor Artista Revelação — e cinco indicados nas 15 categorias adicionais. O aplicativo de votação mantém o controle dos votos e impede a votação em mais de uma categoria. Os votos são enviados diretamente à firma de auditoria Deloitte, que os tabula sem serem vistos ou revisados pela Academia Latina.
A Deloitte, então, fornece a lista dos semifinalistas: os 20 produtos que receberam mais votos em cada categoria geral e os 15 produtos com o maior número de votos em cada categoria específica. O Comitê de Revisão de Indicações, composto por membros votantes, entra em ação para garantir que o processo tenha sido realizado corretamente.
O anúncio dos indicados será em algum momento entre 13 e 27 de setembro, em data ainda a ser definida pela organização. Porque em 27 de setembro abre a rodada final: a escolha dos vencedores, em votação também pelos membros da Academia. Esse processo termina em 10 de outubro. E, então, seguem-se semanas de suspense e expectativa até o anúncio dos vencedores, em data também indefinida, mas que, por tradição, deverá ser novamente no mês de novembro.
Em 2023, pela primeira vez desde a criação do Grammy Latino, em 2000, a cerimônia de premiação se realizou fora dos EUA - mais especificamente, em Sevilha, na Espanha. Num ano em que, uma vez mais, os associados da UBC tiveram fortíssima presença nas indicações aos prêmios em língua portuguesa do Grammy Latino, deu a lógica: vitória dos nossos filiados em várias categorias. Relembre aqui todos os vencedores.
Ainda não foi definido onde a cerimônia da 25ª edição do Grammy Latino ocorrerá. Onde quer que seja, depois de um processo tão detalhado e espalhado praticamente ao longo do ano inteiro, a emoção já está garantida.
LEIA MAIS: No site oficial do Grammy Latino, o calendário completo com todas as datas da premiação 2024