Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

UBC Jam estreia em Recife: celebração musical e conexões únicas
Publicado em 08/03/2024

Imagem da notícia

Com cerca de uma centena de convidados, o evento teve a participação da diretora-presidenta da associação, Paula Lima, do diretor Manno Góes, e de outros convidados especiais 

Por Akemy Morimoto, do Rio 

Fotos: Zack Kalone / @zackfotografo 

Iniciando as Jams UBC de 2024, Recife recebeu pela primeira vez o evento que se tornou tradicional para a comunidade da música, dando espaço para novos talentos e revelando artistas. O encontro aconteceu na última terça-feira (05), no Estelita, na capital pernambucana. Com cerca de 100 convidados, a noite foi dividida em três momentos principais: jam session instrumental, showcases e palco aberto. Além de convidados especiais, a noite contou com a presença da diretora-presidenta da associação Paula Lima e do diretor Manno Góes, que também brindaram o público com suas apresentações.

“O projeto UBC Jam promove conexões, interação, sentimento de pertencimento. Presenciar as possibilidades artísticas apresentadas na Jam de Recife foi incrível. Muitos talentos verdadeiros, com sonhos e excelente conteúdo transformaram o evento em uma noite surpreeendente, que superou as expectativas e justificou toda a iniciativa do projeto”, conta Manno. 

center-block img-responsive
 Pedrosa DJ Trio, na Jam Instrumental


"Cena PE: Clayton Barros convida Tagore" abrindo os showcases

Diversos artistas locais participaram do encontro, incluindo Larissa Lisboa, Walman Filho e Vinicius Guerra (Mundo Bita), Mago de Tarso, Celo Brown (Banda Devotos) e Cleyton Barros (Cordel do Fogo Encantado), juntamente com figuras proeminentes do mercado musical, como Zé Oliveira (Fina Produções - Produtora do Porto Musical) e Adriano Araujo (Advogado autoralista)

“Fiquei muito feliz com o convite da UBC Jam, importante fomentadora da cultura independente do nosso país, pra prestigiar o evento e me atualizar sobre o que vem acontecendo. Digo isso como artista individual e como uma entusiasta da cultura recifense, pernambucana e nordestina: a Jam ser realizada aqui é um ato político. Acaba que os grandes eventos são concentrados sempre no eixo Rio/São Paulo. Ter a Jam em Recife foi a prova de que é possível chegar a outros lugares”, destaca a cantora, compositora, produtora musical e executiva, Larissa Lisboa. 

A diversidade de estilos musicais entre os artistas participantes foi o ponto alto da celebração, abrangendo desde o bregafunk até o hip-hop, passando pela vibrante cena musical local pernambucana. 


Destalado (DJ), Okado do Canal e Bione no palco da UBC Jam


Apresentação de Gui da Tropa, Mc Marley, Raissa Dias e CH da ZO

Abrindo o evento, a jam instrumental com o talento de Pedrosa DJ Trio proporcionou uma experiência envolvente para os convidados. Em seguida, foi a hora dos showcases  “Cena PE: Clayton Barros, Tagore”, “Cena PE: Barbarize”, “Destalado convida: Bione e Okado do Canal” e “Baile do Marley convida: Rayssa Dias, Mc Ch da ZO e Gui da Tropa” se apresentarem. O tempo limitado não interferiu no resultado das performances, que encantou o público presente. 

"A gente tentou levar um show mais completo que a gente pudesse, com banda e ballet. Botamos várias músicas, tentamos não conversar (com a plateia) entre elas para dar tempo de cantar todas (as músicas) e deu super certo. Foi um sucesso e ficamos muito felizes com o retorno. É isso que faz a gente meter marcha no nosso trabalho”, conta Babi, da Barbarize. “Achei tudo muito incrível. Da recepção com os artistas, até o cuidado com a galera e o visual da Jam. Foi muito organizado, muito massa”, complementa Yuri, integrante do duo. 


Apresentação do duo Barbarize

Em seguida, o palco foi aberto para que outros cantores e músicos pudessem apresentar seus trabalhos, com Joia Rara como banda base. Mais de 17 artistas tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos para o mercado da música presente. 

Sob a orientação de Vanessa Schütt, líder de Novos Negócios na UBC, o evento teve curadoria da gerente da filial Recife, Márcia Xavier e da analista Vanusa Lemos em parceria com a casa Estelita. Ricardo Leão, sócio do espaço, destacou o sucesso do evento e a vibe contagiante que marcou a noite: 

“A energia estava incrível, um ambiente perfeito para o encontro de artistas, autores e pessoas importantes do mercado da música (...) Além da participação ilustra da nossa presidenta, vários autores se inscreveram e foi uma surpresa agradável ver como se desenrolou uma Jam de artistas novos com uma banda base, sem nenhum ensaio. Deu um frio na barriga e ao mesmo tempo foi lindo!” 

center-block img-responsive
Da esquerda para a direita, Márcia Xavier (gerente filial UBC Recife), Manno Góes (diretor UBC), Vanessa Schütt (líder de Novos Negócios UBC), Paula Lima (diretora-presidenta UBC), Vanusa Lemos (filial UBC Recife)

A estreia da UBC Jam em Recife não apenas ressalta, mas também fortalece o compromisso da organização em ampliar a visibilidade e facilitar a interação entre os artistas independentes e a indústria musical. 

“Evento importante para música brasileira, com certeza a UBC está fazendo história em proporcionar em cidade que tem filial encontros inusitados de gerações. Vi aqui titulares que nunca se encontrariam se confraternizando e trocado experiências, isso não tem preço”, afirma a gerente da filial UBC em Recife, Márcia Xavier. 

Em breve, a UBC Jam contará com mais uma edição na sede do Rio de Janeiro. Fique ligado nas nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.    

LEIA MAIS:  Em 7 anos, associadas se multiplicam — mas participação delas nos ganhos, não


 

 



Voltar