Estrela lusa Ana Moura é uma das várias atrações musicais do evento em Petrópolis (RJ) e Ouro Preto (MG); confira a programação completa
Por Ricardo Silva, de São Paulo
A fadista portuguesa Ana Moura, atração principal do evento. Foto: Sharon Penen
Estreia neste fim de semana, em Petrópolis (RJ), mais uma edição de um evento pensado para aproximar Portugal e Brasil musicalmente. Com a estrela lusa Ana Moura como principal atração, o Festival Fado em Cidades Históricas terá shows sábado e domingo em pleno Palácio de Cristal petropolitano e, nos dias 24, 25 e 26 de maio, em Ouro Preto (MG) — mais especificamente, pelas ruas do Bairro Antônio Dias, no adro da Igreja de Nossa Senhora das Dores e no Museu da Inconfidência. A escolha dos locais não foi gratuita.
“Já fiz quatro edições anteriores de eventos de fado, a partir de 2015, mas na época os shows eram no Rio e em São Paulo. Desta vez, pensei nas cidades históricas por terem uma vinculação forte com a herança portuguesa. Como Ouro Preto, aquele exemplo maravilhoso de conjunto barroco, o fado é patrimônio da humanidade. A ambientação vai ajudar a dar um clima especial ao evento”, diz à UBC a idealizadora e curadora Connie Lopes.
Com ampla experiência na organização de grandes eventos, Lopes foi também quem criou outro festival de sucesso, o carioca Back2Black, que já teve edições em São Paulo e Londres — e que, em novembro próximo, voltará às duas maiores capitais do Brasil. Suas incursões na cultura portuguesa não se limitam a festivais de fado.
“Em 2016, fiz um evento sobre tradições portuguesas na Praça XV e nos Armazéns do Porto do Rio, misturando gastronomia, poesia, música contemporânea de Portugal… Desta vez, foi uma escolha lógica pensar na Ana Moura, ela já veio ao Brasil duas vezes através de mim”, afirma a organizadora, que diz ter sido fácil convencer Ana e outros artistas portugueses a integrarem a escalação do evento: “Eles simplesmente se sentem muito bem de vir ao Brasil, de vir apresentar suas músicas aqui. O Brasil, para Portugal, é quase um continente, com múltiplas possibilidades de estreitar laços, a mesma língua…”
Com coprodução da Planeta Cultura e Sustentabilidade, parceiros de Lopes em Ouro Preto, e patrocínio master do gigante português do petróleo Galp — além de apoio local de várias empresas —, o evento terá entrada gratuita em ambas as cidades. Ademais de shows, haverá — como numa boa festa de aldeia em Portugal — degustações gastronômicas, feirinha de artesanato, venda de queijos, vinhos e outros produtos dos dois países. O grande destaque culinário ficará por conta da chef Marlene Vieira, uma das mais conhecidas de Portugal, que dará oficinas.
Entre as atrações musicais brasileiras, Hamilton de Holanda, DJ Mam, Clube de Choro de BH, Orquestra Maré do Amanhã e muitas outras.
Hamilton de Holanda, outro grande nome a se apresentar. Foto: Fernanda Nigro
Confira a programação completa:
>>> Petrópolis
Sábado, 18 de maio
Domingo, 19 de maio
>>> Ouro Preto
Sexta, 24 de maio
Sábado, 25 de maio
Domingo, 26 de maio
A chef Marlene Vieira, principal nome gastronômico do evento. Divulgação
LEIA MAIS: Leo Middea, o primeiro brasileiro que poderia representar Portugal no Eurovisão