Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Salvador recebe edição especial da UBC Jam em comemoração aos 25 Anos da UBC Bahia
Publicado em 23/05/2024

Imagem da notícia

Evento reúne executivos e artistas como Luiz Caldas, João Lins, Dja Luz, Iuna Falcão, Kamile Levek, Carol Pepa e Daniela Nátali 

Por Beatriz Evangelista, do Rio  

Fotos: Agência Oito8 | Gabriel Brawne 

Em uma noite marcada pela celebração da música e da cultura local, a UBC Bahia comemorou seus 25 anos de existência com uma edição especial da UBC Jam. O evento, realizado na terça-feira (21), no Colaboraê, no Rio Vermelho (BA), reuniu mais de 20 artistas baianos e contou com a participação especial do icônico Luiz Caldas, o pai do axé music.  

A UBC Jam, projeto itinerante essencial para a comunidade da música independente, proporcionou uma oportunidade única de conexão entre artistas e o mercado musical. A celebração foi uma verdadeira junção da rica herança musical baiana, apresentando uma diversidade de ritmos e estilo. E tudo ficou ainda mais especial por ser aniversário da filial da UBC Bahia, com a gerente Márcia Bittencourt presente. 

Em depoimento, Márcia Bittencourt ressaltou que foi mágico reviver todo esse período da música com os associados mais antigos e tão queridos, e dividir tantas histórias com os recém-chegados na música.

“A UBC JAM é um projeto inspirador que já vem nos proporcionando momentos únicos de descobertas e conexões musicais incríveis nos últimos anos. Mas essa segunda edição do projeto em Salvador foi muito mais do que inspiradora, porque também foi de celebração pelos 25 anos da UBC na Bahia. Foi inesquecível!”, comentou a gerente orgulhosa.  

                                                                                                   Márcia Bittencourt, gerente da filial da UBC na Bahia

A presença da presidenta da UBC, Paula Lima, e dos diretores Manno Góes e Aloysio Reis, adicionou ainda mais prestígio ao evento. 

“Foi um encontro de muitos artistas e músicos associados que compartilharam e mostraram o seu imenso talento com interessantes trabalhos autorais. Esses que como nós da UBC, acreditam e respiram música, acreditam em música, arte e cultura. Foi um imenso prazer fazer parte dessa noite. Muito feliz! Destaque e reverência ao genial Luiz Caldas que abraçou a todos com a sua arte atemporal”, compartilhou Paula Lima. 

“Bahia e UBC é o drink perfeito. A verdadeira sociedade de autores brilha na terra da criatividade. A festa dos 25 anos da nossa filial em Salvador, mostrou que amamos os artistas dessa terra e somos amados por eles”, acrescentou Aloysio Reis. 

                                                                     Da esquerda para direita: Márcia Bittencourt, Aloysio Reis, Manno Góes e Paula Lima

Dessa vez, a UBC JAM contou com a participação mais que especial do icônico Luiz Caldas, referência do axé music.

Para abrir a noite especial, tivemos a Jam Instrumental, que trouxe os sons de Kamile Levek, Carol Pepa e Daniela Nátali. Já no Palco Aberto, a banda base contou com Marília Sodré, Rayra Mayara, Lorena Martins e Alana Gabriela, que entregaram a batida perfeita para os intérpretes presentes se apresentarem. 

“Eventos como esse celebram a valorização dos compositores, que são responsáveis por criar a música, arte que está presente na vida de todas as pessoas, independente da faixa etária, do gênero, da cultura, da classe social e da etnia. A valorização dos compositores é fator motivador para criarmos cada vez mais músicas, e nos conectarmos emocionalmente com as pessoas, contribuindo assim para o bem-estar, para a sensibilidade e expressão emocional da sociedade de maneira geral. Além disso, os encontros dos compositores promovidos pela UBC estimulam a descoberta de novos talentos, conectando os artistas e incentivando parcerias. Que venham muitos mais anos de UBC!”, diz a artista Kamile Levek. 

                                                                                                       Kamile Levek, artista multi-instrumentista

O evento também contou com apresentações dos artistas Dja Luz, João Lins e Iuna Falcão, que animaram o público com seus showcases.

“Foi muito bom ter a oportunidade de estar entre compositores e artistas baianos consagrados e da nova geração, com uma diversidade que faz jus ao nosso estado. Essa troca não tem preço! Viva a nossa Bahia”, disse Dja Luz, que fez uma apresentação especial na Jam.  

 

                                                                            Dja Luz traz como marca a sua voz e identidade própria de cantar e tocar seu violão 

Já João Lins compartilhou a felicidade e honra de ter participado desse momento único:

“UBC Jam + 25 anos da filial Bahia! Foi um evento lindo, um sucesso! Gratidão a todos os envolvidos nesse evento espetacular!”, concluiu.

                                                                                            
                                                                                                              João Lins é a nova voz da sofrência baiana

 

A cantora Iuna Falcão também fez seu show no palco da UBC Jam. Segundo a artista, a passagem e permanência da UBC na Bahia enaltece a tradição e contribui com o enriquecimento da cultura de toda uma comunidade. Além disso, celebra a diversidade de um dos mais ricos centros culturais do país, a Bahia.

“Sou gratíssima por ter estado presente e contribuído com a festividade dos 25 anos da UBC em Salvador”, disse a artista. 

                                                                         Iuna Falcão é uma cantora da nova música preta contemporânea do Brasil

Vanessa Schütt, que dá voz e alma ao projeto, faz a direção geral sempre agregando compositores e estilos diferentes. Ela refletiu sobre a experiência de mais uma UBC Jam entregue com aderência máxima do público:

"Maravilhoso demais poder comemorar 25 anos da filial Bahia na companhia de tantos artistas locais maravilhosos. Muito bom presenciar a essência da UBC Jam, que é conectar talentos, acontecendo lindamente. Viva a UBC Jam e parabéns para a UBC Bahia!”, comemorou.  

                                                                                      Orleide Alves, Elieide Rebouças, Vanessa Schütt e Márcia Bittencourt 

A energia contagiante dos convidados fez desta edição da UBC Jam um marco inesquecível na trajetória da UBC Bahia. Além de celebrar um quarto de século de existência, o evento reafirmou o compromisso da UBC com a defesa e a promoção dos interesses dos titulares de direitos autorais da música. 

Palpites de onde será o próximo pouso da UBC Jam? 

LEIA MAIS: UBC JAM SE CONSOLIDA COMO FOMENTADORA DA CENA INDEPENDENTE


 

 



Voltar