Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Palavra de Autor: a magia da composição musical desvendada por Celso Fonseca
Publicado em 09/07/2024

Imagem da notícia

Michael Sullivan durante gravação do podcast. Foto: Flavia Marcatti
Série de entrevistas com grandes nomes da música brasileira estreia nesta quinta-feira (11), no canal do YouTube da UBC 

Por Akemy Morimoto, do Rio 

A UBC, em parceria com a Polaróides Produções Artísticas, lança o podcast "Palavra de Autor", um projeto inovador que revela os bastidores da criação musical. Comandado pelo cantor e compositor Celso Fonseca, o programa estreia nesta quinta-feira (11) e conta com a participação de renomados artistas, como Buchecha, Michael Sullivan e Isabella Taviani. Os episódios serão lançados semanalmente, todas as quintas-feiras, às 19h, no canal de Youtube da UBC

Há sempre uma curiosidade em torno das histórias por trás das canções. Quando uma música toca o coração, ela evoca uma conexão pessoal entre a letra e momentos significativos da vida de quem a ouve. E é essa magia que a UBC, em parceria com a Polaróides Produções Artísticas, busca explorar em "Palavra de Autor". 

Gravada na Casa UBC, na sede da associação no Rio de Janeiro, e apresentada por Celso Fonseca, a série de 13 episódios tem duração entre 60 e 90 minutos cada. O programa conta com um elenco estrelado de convidados, incluindo Buchecha, Michael Sullivan, Isabella Taviani, Evandro Mesquita, Ana Vilela, Ronaldo Bastos, Lary, Vinicius Cantuaria, Kell Smith e Bernardo Vilhena, além de outros nomes surpresa. 

“Que experiência legal foi participar desse papo. No final, eu até perguntei quanto tempo teve de gravação. Falaram que foi quase 1h30min, mas, para mim, pareceu que foram 20min. Quando o papo é leve e rico, flui. Foi (um momento) de muito aprendizado, a gente riu, se divertiu, eu cantei, toda a galera da banda interagiu, então, foi muito legal. Se tiverem outros (episódios), me convidem! (risos)”, conta Lary, uma das compositoras mais requisitadas do mainstream nacional. 

A participação da banda deu um toque especial ao programa. Para além de tocar, os músicos participaram fazendo comentários e perguntas para os artistas convidados. Esse formato interativo e colaborativo garantiu uma dinâmica envolvente e rica em conteúdo. Como afirma o ídolo de diversas gerações, Buchecha: 

“É a palavra de autor para autor, com as inserções dos músicos maravilhosos, cada um dando o seu parecer musical. Agora, eu vou ficar ali ‘stalkeando’ para saber quem é o próximo convidado, eu não sou bobo nem nada (risos). Vou ficar assistindo e acompanhando cada episódio, porque eu vivo a música e eu não quero perder a oportunidade de descobrir novas histórias e de conhecer um pouco mais sobre as pessoas que eu gosto e sobre os processos de composições.”  


Da esquerda para direita, Bruce Lemos (teclado), Evandro Mesquita, Celso Fonseca, Alexandre Cavallo (baixo) e Flávio Santos (bateria). Foto: Flavia Marcatti

"Palavra de Autor" transcende as tradicionais entrevistas ao criar um espaço dinâmico onde Celso Fonseca e seus convidados não apenas discutem uma canção específica, mas também a interpretam ao vivo, acompanhados por um quarteto de músicos que cria arranjos originais no momento. Este formato inovador captura a interação íntima e espontânea entre os compositores e a banda, proporcionando ao público uma visão exclusiva e privilegiada do processo criativo musical. 

"O projeto é um espaço de escuta e valorização do ofício autoral, suas peculiaridades, magia e processos. Celso, além de artista, músico e autor prodigioso, sabe ouvir e buscar as pontes para uma conversa musical, afetuosa e com a leveza que o caracteriza", afirma Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC. 

Para Celso Fonseca, "Palavra de Autor" nasceu da ideia de desvendar o processo criativo das músicas:

“As pessoas têm muita curiosidade de saber como as músicas são feitas, e eu sei (disso) porque muita gente me pergunta a história de diversas músicas que já compus. Perguntam como fiz, como é o processo criativo... Ao mesmo tempo, pensei em fazer isso não como um podcast ou como um videocast, mas como um ‘brothercast’. Na verdade, é uma conversa entre amigos, como se a gente estivesse sentado na sala de casa. Quando cheguei na UBC com a ideia, fui super bem aceito e fiquei muito feliz que fosse lá, porque lá é a casa do compositor.”

Com uma carreira que abrange mais de quatro décadas, Celso Fonseca acumula 21 álbuns lançados, oito indicações ao Latin Grammy e colaborações com grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Erasmo Carlos e Carlinhos Brown. 

O projeto tem roteiro de Arthur Dapieve, produção executiva de Ana Carla Lins, e assistência de produção de Lisandro Violante. A banda que acompanha os artistas é composta por Alexandre Cavallo no baixo, Bruce Lemos nos teclados e Flávio Santos na bateria. A captação de vídeo e áudio é realizada por Jodele Larcher, com Leco Possollo como engenheiro de gravação. 

 

LEIA MAIS: Um papo com Lary, na mais recente edição da Revista UBC 
LEIA MAIS: 'Nosso Sonho’: longa sobre Claudinho & Buchecha já faz barulho 

 


 

 



Voltar