Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

UBC Jam ganha segunda edição em Belo Horizonte
Publicado em 05/07/2024

Imagem da notícia

Augusta Barna no primeiro showcase da noite
Com DJ de abertura, jam instrumental, showcases e palco aberto, o evento reuniu mais de 120 convidados em uma celebração diversificada da cena local

Por Akemy Morimoto, do Rio 
Fotos: Joyce Loyola 

Em uma noite vibrante e repleta de celebrações culturais, a UBC Jam realizou mais uma edição memorável em solo mineiro. O evento, que ocorreu na quarta-feira (03) no Major Lock Pub, em Belo Horizonte (MG), foi produzido pela MacacoLab e coordenado por Vanessa Schutt, reunindo mais de 120 artistas e profissionais do mercado musical. A presença massiva da diretoria da UBC sublinhou a importância do evento, reforçando seu compromisso com a valorização da cultura local. 

“(...) Conseguimos vivenciar na prática o propósito dessa iniciativa tão necessária e humanizada, que conectou gerações, talentos, aproximou pessoas e cria possibilidades que não vamos conseguir mensurar. Muita satisfação em poder somar como parceira local da associação nessas ações, aqui na Macacolab, estamos muito alinhadas e empenhadas em amplificar novos talentos da nossa cena junto a parceiros engajados como a UBC!”, conta Carol de Amar, curadora artística e gestora de talentos no selo de música Macacolab. 


Diretoria da UBC marcando presença na Jam em BH. Da esquerda para direita: Wilson Simoninha, Fernanda Takai, Geraldo Vianna, Paula Lima, Manno Góes e Marcelo Falcão

Com diversos ritmos e estilos musicais, a celebração foi uma verdadeira junção da rica herança musical mineira. Apesar de ter estabelecido sua vida pessoal e artística em Minas Gerais, a diretora da UBC Fernanda Takai foi surpreendida com tanto talento:

“Que noite mais maravilhosa foi a UBC Jam em BH! Muitos associados de gerações diferentes compareceram, uma noite de reencontro também. Fiquei muito impressionada com os talentos de nossa cena local. Músicos, autores e principalmente cantoras com muita personalidade. Fico feliz que estejam com a UBC e aproveitem toda a informação, suporte e atendimento que podemos oferecer por aqui.” 


Jam instrumental com o veterano músico de BH, Gilvan de Oliveira (violão), Débora Costa (percussão), Zani da banda Lagum (baixo), e Marcelo Dai (bateria)

Logo após a abertura do evento com DJ Naroca, a jam instrumental mostrou a que veio, destacando uma mistura de gerações. Gilvan de Oliveira, violinista e veterano músico de BH, tocou ao lado dos jovens talentos Débora Costa na percussão, Zani da banda Lagum no baixo, e Marcelo Dai na bateria. A harmonia entre as diferentes gerações foi um dos pontos altos da noite. 

“É muito bonito ver uma instituição que há tantos anos pleiteia a valorização de artistas, essa ode à boa música. Eu estava ali ao lado de Gilvan de Oliveira, um cara que eu tenho um respeito gigantesco. Que esses encontros aconteçam cada vez mais!”, celebra Marcelo Dai. 

“Foi a minha primeira vez na UBC Jam e a sensação é de que foi uma festa para a música e para a troca entre artistas de todas as gerações. Como disse muito bem Gilvan de Oliveira: 'estamos todos vivos, aqui, em 2024, então (por isso) somos da mesma geração'. Isso aconteceu na prática! Muito obrigado e parabéns à UBC por proporcionar esse momento, BH merece”, complementa Zani. 


Apresentação de Jennifer Souza

Em seguida, os showcases de Augusta Barna, Adriana Araujo, Jennifer Souza e Coral tomaram o palco. Coral encantou a plateia com uma performance ao vivo de 'Deixa Florescer'. Composta durante o songcamp da UBC “Por Elas Que Fazem a Música”, a canção é o resultado do trabalho de dez talentosas criadoras — musicistas, compositoras, arranjadoras e produtoras — no espetacular estúdio Sonastério, situado na serra de Belo Horizonte.  


Coral cantando 'Deica Florescer', em seu showcase

VEJA MAIS: O clipe de ‘Deixa Florescer’ 

“Foi uma oportunidade única de me apresentar para a cena local e para agentes do meio artístico, além de poder me conectar e trocar ideias com tantos talentos e profissionais do setor. Estou muito grata à UBC por promover este espaço de interação e desenvolvimento para nós, artistas. Esses momentos de troca são fundamentais para o crescimento da nossa música e cultura”, declara Adriana Araújo. 


Adriana Araújo, no palco da UBC Jam em Belo Horizonte

"Para a gente que sabe a potência da música de Minas e do trabalho árduo dos artistas independentes é muito emocionante poder realizar um evento como a UBC Jam, por aqui, que se consolida como uma janela de possibilidades e trocas entre tantos talentos e o mercado musical. Muito honrada de fazer parte desta história e de uma sociedade como a UBC que compreende a importância e riqueza da música pelo Brasil afora e, proporciona estes encontros espetaculares. A noite foi simplesmente incrível!", diz Daniela Sousa, gerente da filial UBC em Minas. 


Da esquerda para direita: Vanessa Schutt (coordenadora do projeto), Daniela Sousa (gerente da UBC MG,) e as colaboradoras da filial Ariana Costa e Karenn Modesto. Foto: Reprodução/Internet

Com banda base de Acauã Ranne (violão), Débora Costa (bateria) e Camila Rocha (baixo), o palco aberto contou com a participação de mais de 20 artistas que encantaram o público presente e encerraram a festa com chave de ouro. Para a nova diretora geral da ABMI, Talita Cordeiro, a noite foi um verdadeiro encontro de inspiração e colaboração musical: 

"O UBC Jam proporcionou uma noite agradável, conectando artistas, compositores e produtores de MG. A participação ativa da diretoria reforçou o compromisso da UBC com o apoio e desenvolvimento de seus associados” 

 
LEIA MAIS: Spotify lança seu ‘grande ataque’ a YouTube e TikTok. Será que tarde demais? 
LEIA MAIS: O que está por trás dos cancelamentos de tantos festivais e turnês 


 

 



Voltar