Aulas práticas sobre o mercado da nossa região serão ministradas por especialistas de diversos países; veja como se inscrever
Do Rio
Como planejar uma carreira musical, preparar-se para editais, conhecer a fundo a indústria, entender o sistema de direitos autorais e royalties ou introduzir-se no marketing digital musical. Os temas que já se destacaram em edições anteriores do curso Música e Negócios agora ganham um foco muito específico: os países latinos que falam espanhol, um mercado de mais de 430 milhões de pessoas para o qual o Brasil, inexplicavelmente, continua de costas em muitos sentidos.
A partir de segunda-feira (13), com a estreia de Música y Negocios en América Latina, da Escola Música e Negócios, você, profissional da música (compositor, intérprete, músico, dono de selo ou onde quer que atue) poderá ter aulas online com um timaço de 15 professores de grande destaque no mercado em países como Colômbia, México, Argentina, Chile e Brasil. E associados da UBC podem conseguir uma das 5 bolsas que ainda restam. Para isso, é preciso preencher o cadastro através deste link.
“As inscrições foram um sucesso. Já temos 150 alunos confirmados, e ainda há 30 vagas disponíveis no total. Temos essa parceria com a UBC, que trouxe bastante gente, e também com o projeto Ibermúsicas, que trouxe uma porção de alunos dos demais países da região. Temos metade de brasileiros e metade de hispânicos, e isso é sensacional. A troca de experiências e o networking vão ser interessantes”, descreve Leo Feijó, diretor da Escola Música e Negócios, que oferece cursos há mais de dez anos, em parceria com o Instituto Gênesis PUC-Rio, e já formou profissionais para Warner Music, Sony Music, Universal Music, Som Livre e diversas outras empresas do mercado.
A maioria dos professores do curso é de países que falam espanhol. Eles contribuirão com uma visão única e local sobre mercados que têm tido grande destaque no cenário musical global. Gente como o empresário Carlos Taran (uruguaio que trabalha com Jorge Drexler), a especialista em marketing musical María Isabel de los Ríos (radicada na Colômbia, e com trabalhos para Julieta Venegas e Sebastián Yatra), o produtor chileno Esteban Pérez O., o consultor mexicano Pablo Solís, o músico e produtor americano de origem panamenha Matt De León e a multiartista e educadora de arte boliviana Anva Gil.
A eles se somam brasileiros com profunda relação com o mercado latino e internacional, como Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC, presidente do Conselho de Administração da Cisac e ex-diretor-geral de gravadoras em diversos países; Leonardo De Marchi, doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ; Ricardo Rodrigues, sócio da agência Let’s Gig; e o próprio Leo Feijó, entre outros.
“Quase todas as aulas vão ser em espanhol, mas haverá tradução para o português para quem não conseguir entender o idioma. Agora, uma coisa que me surpreendeu muito, nos eventos preparatórios, entre eles um curso específico sobre Cuba que fizemos estes dias, foi que os brasileiros não tiveram dificuldade alguma em entender. Existe um grande interesse, uma grande afinidade. De lado a lado”, diz Leo.
Para ele, inclusive, iniciativas como essa são destinadas a estender pontes sobretudo do lado brasileiro para o hispânico, já que “do lado deles sempre houve mais interesse e conhecimento sobre a nossa música.”
“Como as aulas são muito práticas, as lições serão importantes para quem quiser entender o processo de organização de turnês nos diferentes países, como funcionam os editais… Os brasileiros estão com a cabeça sempre na Europa ou nos EUA, mas é muito mais fácil e barato começar uma turnê pela América Latina: é mais perto, as moedas tendem a ter câmbios favoráveis ao real… Esse tipo de informação prática tem um peso forte no curso”, afirma o organizador.
Residentes de outros países da América Latina ainda podem pleitear bolsas (também são 5 as disponíveis) através deste link.
E, para os demais alunos interessados, a inscrição pode ser feita no formulário da página oficial do curso, com 50% de desconto no valor.
Apesar de o início estar marcado para este dia 13, às 20h (com aulas ao vivo, online, e uma hora e meia de duração), é possível se inscrever até o próximo dia 20. O término do curso será em 14 de março.
LEIA MAIS: Brasileiros fazem festa própria no Grammy Latino, e associados UBC brilham
LEIA MAIS: Anitta, primeira artista latina a alcançar o topo da parada global do Spotify