Estudo internacional quer ouvir artistas do Brasil e de outros quatro países sobre os desafios e oportunidades do cenário digital; saiba como participar
Do Rio
A pesquisa “Artistas Musicais e Plataformas Online”, lançada semana passada, quer entender como músicos estão utilizando e sendo impactados por plataformas digitais como YouTube, Spotify, Instagram e outras na construção de suas carreiras.
A iniciativa envolve países como Brasil, Chile, Coreia do Sul, Nigéria e Holanda, e busca mapear tanto os caminhos criativos quanto os obstáculos enfrentados pelos artistas no mundo online. O estudo, coordenado pelo Dr. Robert Prey (Platformuse), faz parte de um projeto sediado na Universidade de Groningen (Holanda) e financiado pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC).
No Brasil, é conduzido pela professora Vanessa Valiati (Universidade Feevale/RS), com apoio do programa RS Criativo e do Instituto Estadual da Música (IEM). A coleta dos dados é feita de forma sigilosa pela IPSOS, empresa referência mundial em pesquisas.
Clique aqui para responder a pesquisa.
LEIA MAIS: Música gravada no Brasil supera, pela primeira vez, os R$ 3 bi em receitas em 2024
LEIA MAIS: Conselho de Administração da Cisac conhece proposta de lei brasileira sobre IA