Com apoio da UBC, evento celebra o gênero no próximo sábado (12), com shows, feira literária e aulão de passinho
Do Rio
Pela primeira vez na história, o funk brasileiro terá uma data oficial de comemoração: 12 de julho. A celebração foi oficializada em 2024 com a sanção da lei que cria o Dia Nacional do Funk, e já vai estrear em grande estilo. A data será marcada por uma programação gratuita no Museu de Arte do Rio (MAR), das 13h às 21h, com shows, encontros literários e oficinas que destacam a potência cultural do gênero.
Com curadoria da pesquisadora e escritora Michele Miranda — autora do livro "Funk Delas - A história contada pelas mulheres" —, o evento terá apresentações de artistas que são referência no cenário, como Tati Quebra Barraco, FBC e MC Nem. A programação também inclui um aulão de passinho e uma feira literária com bate-papos entre autores que nasceram na periferia e escrevem a partir dessa vivência. Participam MC Martina, Pedro Machado e Rodrigo Santos, com mediação de Aládia Araújo.
“Faltava no calendário brasileiro celebrar o Dia Nacional do Funk, que é uma manifestação cultural das mais importantes que temos no país, além de ser um dos gêneros mais consumidos nas plataformas de streaming”, afirma Michele Miranda.
O evento é uma realização do projeto Funk Delas, com apoio da UBC, da Kenner e do Zé Delivery. A proposta é não apenas homenagear o funk como expressão musical, mas também ampliar o debate sobre o papel central das favelas e da juventude periférica na produção cultural brasileira.
LEIA MAIS: Casa UBC sedia painéis sobre streaming, shows ao vivo e Inteligência Artificial na música
LEIA MAIS: 6 dicas para ajudar você a montar sua turnê internacional