Fortaleza, Recife e Salvador recebem encontros com foco na criação musical, voltados a novos e experientes compositores
Do Rio
Após uma edição inaugural no Rio de Janeiro, o projeto Composição Plural, idealizado pelo cantor e compositor Michael Sullivan, ganha nova edição com foco na formação e estímulo à criação musical no Nordeste.
Realizado pela UBC, o projeto chega em agosto a Fortaleza, Recife e Salvador, com 2 dias de atividades gratuitas em cada cidade, voltadas especialmente a compositores em início ou já em trajetória profissional. As inscrições para cada cidade estão abertas nos links a seguir: Fortaleza, Recife e Salvador.
Com apoio e cessão dos espaços por instituições culturais locais das três capitais, os encontros ocorrerão no Teatro B. de Paiva – Hub Cultural Porto Dragão (Fortaleza), Teatro Hermilo Borba (Recife) e Cineteatro 2 de Julho (Salvador). As inscrições são gratuitas e abertas ao público, com foco em artistas interessados no processo de composição musical. Cada cidade receberá duas tardes de atividades, entre palestras, oficinas práticas e momentos de troca e criação coletiva.
“Legado não é o que você dá para as pessoas, é o que você deixa nas pessoas. Essa é a minha maior motivação como compositor. E o projeto Composição Plural, com a parceria da UBC, transforma a essência melódica em composição viva”, afirma Michael Sullivan.
Com mais de 2 mil músicas gravadas por nomes como Tim Maia, Gal Costa, Fagner, Xuxa e outros, Michael Sullivan compartilha sua experiência de décadas no cenário musical brasileiro para inspirar e formar novas gerações de compositores. Ao lado da UBC, o projeto reafirma seu papel educativo e democrático, oferecendo acesso gratuito a conteúdos fundamentais da arte de compor canções.
“Poder contar com a generosidade de Sullivan num projeto deste alcance é um privilégio. Sua carreira marca triunfos e vivências de um dos maiores compositores populares do Brasil, compartilhar essa experiência é uma tarefa inspiradora. Para os que estão iniciando o ofício de compor, é uma oportunidade única e imperdível. É uma das missões pilares da UBC, com seus titulares e com toda a comunidade artística”, afirma Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC.
Com entrada franca e apoio institucional dos três equipamentos culturais que recebem as atividades, a Composição Plural segue sua proposta de tornar a criação musical acessível, descentralizando o conhecimento e fortalecendo a rede de compositores e compositoras do Brasil.
LEIA MAIS: Editais impõem renúncia a arrecadação de direitos e geram reação de artistas