Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Session Studio e UBC fecham parceria por melhor gestão de dados musicais
Publicado em 08/12/2022

Imagem da notícia

A ferramenta Session promove uma remuneração mais justa para criadores e já está pronta para uso no Portal do Associado da UBC 

Do Rio 

Tecnologia e inteligência de dados a serviço dos criadores brasileiros. Esta é a premissa da parceria firmada entre a UBC e a organização global de música Session. A partir desta quarta-feira (7), Session e UBC passam a oferecer aos mais de 50 mil artistas membros da nossa associação um acesso aprimorado ao aplicativo Session Studio, ajudando a coletar informações vitais para creditar adequadamente o trabalho dos criadores, com uma integração exclusiva ao Portal do Associado da UBC. Na prática, os criadores ganharão um serviço digital que possibilita uma identificação ainda mais eficiente e transparente dos participantes de suas obras e fonogramas e, consequentemente, potencializa suas arrecadações de direitos musicais. O acesso já está disponível via Portal. 

A parceria, que tem exclusividade de um ano, é um grande passo para garantir que os criadores brasileiros tenham todo o suporte possível durante o processo criativo. Os membros agora podem se inscrever no aplicativo Session Studio por meio do Portal do Associado, que verifica automaticamente seus identificadores chave e os envia ao Session mediante autorização do titular da UBC. Por meio do aplicativo Session (web e móvel), os criadores brasileiros podem capturar dados de músicas e gravações no momento da criação e entregá-los a empresários, gravadoras, editores, CMOs e provedores de serviços digitais, como o SoundCloud, sabendo que seus dados são 100% precisos e verificados. Além disso, os membros também podem utilizar as ferramentas de colaboração exclusivas do Session Studio, ajudando-os a gerenciar suas criações musicais, desde ideias iniciais de músicas até o lançamento. O dispositivo tem como objetivo facilitar o fluxo de créditos corretos do criador desde o início e possibilitar pagamentos de royalties de música mais precisos e ágeis. 

Ante as previsões de que a indústria de música digital alcançará quase US$ 270 milhões em receitas este ano, segundo a empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores Statista, e com o Brasil reconhecido como o 10º maior mercado de música gravada globalmente, de acordo com o IFPI, é ainda mais importante que os criadores brasileiros sejam não só devidamente creditados, mas também recebam o dinheiro merecido. Colaborações como essa são essenciais para o setor, pois permitem que os criadores se concentrem em fazer música, em vez de lidar com pagamentos pendentes ou concluir tarefas administrativas demoradas. 

Feito verdadeiramente por criadores para criadores, o Session foi cofundado por Björn Ulvaeus, do ABBA, e pelos compositores e produtores suecos Max Martin e Niclas Molinder, em 2019. Além disso, a plataforma opera internacionalmente a partir de escritórios em toda a Europa. 

“O mercado brasileiro apresentou um crescimento impressionante nos últimos dois anos, então a parceria com a maior organização de gestão coletiva do Brasil - uma organização que prioriza consistentemente seus criadores - é um bom presságio tanto para o mercado latino-americano quanto para a indústria como um todo. Sabemos que a indústria da música digital espera crescer mais de 10% a cada ano. Então, este é um passo empolgante para garantir que nenhum criador seja deixado para trás”, afirma o cofundador do Session, Niclas Molinder. 

Já o diretor-executivo da UBC, Marcelo Castelo Branco, reforça que a parceria demonstra o olhar atento da entidade sobre as melhores práticas do mercado, em benefício dos criadores: 

“A parceria da UBC com Session é um projeto que visa a facilitar a vida não só de nossos titulares, mas também de seus parceiros na música. É um app que captura áudio, letras e, de forma vital, os créditos de todos os participantes da canção. Estes dados podem então ser digitalmente transferidos para os agentes da indústria como sociedades de criadores, gravadoras, editoras, agregadores etc. Basta apertar um botão. A educação (sobre a importância dos créditos), a ação e o respeito por creditar corretamente a todos que contribuem para uma canção são prioridades comuns de UBC e Session.” 

 

LEIA MAIS: Registro de obras intelectuais agora pode ser feito online 
LEIA MAIS: Fraudes, fazenda de cliques, falsas autorias: desafios no streaming 


 

 



Voltar