Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Grammy Latino terá novas categorias, entre elas Compositor do Ano
Publicado em 21/03/2023

Imagem da notícia

A melhor interpretação em português de música urbana também será contemplada; categorias já existentes ganham novos requisitos

De Miami, EUA*

A Academia Latina da Gravação, responsável pela entrega do Grammy Latino, anunciou nesta terça (21) novas categorias de premiação, que já valerão para a edição 2023, a ser entregue em novembro. Melhor Compositor do Ano, Melhor Canção de Cantor/Compositor e Melhor Interpretação de Música Urbana em Português foram adicionadas à lista que já contava com 53 categorias, entre as gerais e as dedicadas às canções lusófonas.

No caso da categoria Melhor Compositor, o objetivo é “reconhecer a excelência escrita, a profissão e a arte de compor canções. (Para participar), os compositores devem ter um mínimo de seis canções recém-compostas, nas quais são creditados como compositores ou coautores, e não intérpretes, produtores ou engenheiros”, segundo o comunicado da Academia.

Para a categoria Melhor Canção de Cantor e Compositor (ou Cantautor), “os singles ou faixas devem conter pelo menos 51% da letra em espanhol, português ou qualquer língua regional nativa, e devem ser de um Álbum de Cantautor que concorra na Categoria Álbum de Cantautor (ou Cantor e Compositor) naquele ano.”

Já na categoria Melhor Interpretação de Música Urbana em Português, “os singles ou faixas podem incluir uma mistura de estilos urbanos com outros gêneros, desde que o caráter urbano predomine”, avisa a entidade que distribui os prêmios mais importantes da música latina.

As alterações realizadas em três das categorias já existentes são as seguintes:

  • Álbum do Ano - Os álbuns dentro da Área Geral devem conter pelo menos 51% de tempo de reprodução de material recém-gravado. No caso de não ser o artista (intérprete) quem o recebe, o prêmio é outogardo aos Produtor(es), Engenheiro(s), Mixador(es), Engenheiro(s) de Masterização e Compositor(es) de 33% do tempo total do álbum.
  • Categorias de Canção - A partir de 2023, é necessário incluir a data de composição ao submeter a inscrição para todas as categorias de Canções.
  • Nova categoria para Melhor Álbum de Engenharia de Produção - O prêmio vai para Engenheiro(s) de Gravação e Engenheiro(s) de Mixagem creditados em pelo menos 33% do álbum e Engenheiro(s) de Masterização creditados com pelo menos 51% do álbum dentro do Campo Produção.

“Nosso compromisso é servir e representar adequadamente os criadores da música latina”, afirmou Manuel Abud, diretor-executivo da Academia Latina da Gravação. “Temos o prazer de apresentar estas novas categorias que refletem a constante evolução de nossa música.”

Todas as atualizações entram imediatamente em vigor para a 24.ª Entrega Anual do Latin GRAMMY®, a ser realizada em novembro. O processo de inscrição online para o Latin GRAMMY deste ano abre na quinta-feira, 23 de março de 2023. Para obter detalhes completos sobre as novas adições e atualizações, visite o site oficial do Grammy Latino.

*Com informações da Academia Latina da Gravação

 

LEIA MAIS: Grammy Latino: entenda sobre o processo de filiação e premiação

LEIA MAIS: Boca Livre ganha o Grammy 2023 de melhor álbum pop latino


 

 



Voltar