Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Disco de Ouro faz 65 anos relevante e com saudável concorrência
Publicado em 28/07/2023

Entenda critérios para certificação Ouro, Platina e Diamante e veja categorias do Play de Ouro, já nascido na era digital 

De São Paulo 

Corria o ano de 1958. A euforia do pós-guerra tinha elevado o rock 'n' roll à categoria de trilha sonora de uma nova geração, e astros como Elvis Presley e Chuck Berry já brilhavam no rádio, na TV, em filmes musicais no cinema. A poderosa RIAA, associação da indústria fonográfica dos EUA, decidiu lançar uma certificação para medir o sucesso dos hits que se multiplicavam. Surgia o Disco de Ouro como o conhecemos. O primeiro single contemplado foi “Catch a Falling Star”, de Perry Como, um cantor de baladas e então famoso apresentador de TV.

Ao longo das décadas seguintes, o Disco de Ouro, com critérios padronizados pela IFPI – Federação Internacional da Indústria Fonográfica, se espalhou pelo mundo. Sobreviveu à transição do LP para o CD, enfrentou a crise da pirataria, se adaptou a uma realidade de vendas físicas mais baixas, se reinventou na era digital, ganhou a saudável concorrência de outras certificações. Mas manteve sua relevância.

“O segredo foi ter sabido se adaptar à realidade. Hoje se contemplam todas as possibilidades de negociação e distribuição que a música alcança. Vendas físicas, downloads, vídeos do YouTube, streams, sempre com critérios claros de padronização. O Disco de Ouro continua forte, e recebemos uma quantidade enorme de solicitações a cada mês”, explica Eduardo Rajo, diretor financeiro e de novos projetos da Pro-Música, entidade que, no Brasil, é a responsável pela certificação. 

Se, no nosso país, um modelo estandarizado e global de reconhecimento ao sucesso de vendas chegou nos anos 1960, um pouco antes, já em 1952, Nora Ney se tornou a primeira artista daqui a obter um bolachão dourado. Foi por iniciativa de sua gravadora de então, a Continental, quando alcançou 300 mil cópias vendidas do álbum “Ninguém Me Ama”. Nos EUA, já havia ocorrido algo similar. 

Segundo registros históricos, o primeiro disco de ouro de todos os tempos, então uma iniciativa isolada, foi uma ideia da RCA Victor em 1942 para promover o êxito do jazzista Glenn Miller pelo seu hit “Chattanooga Choo Choo”. Na época, o compacto vendeu mais de 1,3 milhão de cópias — o que significa que mais ou menos 1% da população dos EUA de então comprou um exemplar. 

Os números grandiloquentes de vendas sempre foram um requisito básico para a emissão de uma certificação. Mas é claro que, hoje em dia, com o protagonismo crescente do streaming, os critérios mudaram muito. Por isso, e dando peso total à distribuição digital, surgiu no início deste ano o Play de Ouro, da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), como noticiamos aqui no site

“A certificação é muito importante para trazer a perspectiva de sucesso nestes tempos atuais, em que tudo muda muito rapidamente. Os números são tão superlativos que precisamos criar referências para não nos sentirmos perdidos. Além disso, uma certificação ajuda a criar um senso de comunidade, também, que é muito positivo”, analisa Carlos Mills, presidente da ABMI. 

Tanto ele como Rajo ressaltam que a divulgação dos Discos e Plays de Ouro pelos artistas e pelas gravadoras — na TV, no rádio e nas redes sociais — continua a ser um grande reclamo de sucesso. “É uma boa oportunidade de marketing”, opina Mills. 

Mas claro, uma oportunidade que só está ao alcance dos que conseguem números relevantes de difusão da sua música. Veja os critérios para obter as desejadas certificações, tanto da Pro-Música como da ABMI: 

 

Disco de Ouro, da Pro-Música (para lançamentos desde 2018): 

>> SINGLES

Incluem downloads e streams de áudio e de vídeo.

  • Ouro: 40 mil downloads. Para streams de áudio e vídeo, aplica-se uma equivalência para tentar igualá-los ao que a gravadora ganha com os downloads. Funciona assim: 200 streams de áudio (em plataformas certificadas, como Spotify, Apple Music, Amazon Music, Deezer e outras) equivalem a um download. E mil streams de vídeo (videoclipes oficiais, e não gerados por usuários, em plataformas como YouTube e Vevo) equivalem a um download. O resultado é este: 40.000 downloads, 8 milhões de streams de áudio ou 40 milhões de streams de vídeo rendem uma certificação ouro para o single.

  • Platina, Platina Duplo e Platina Triplo: 80 mil, 160 mil e 240 mil downloads, respectivamente. No caso de streams de áudio e vídeo, mesmo critério descrito anteriormente. Ou seja, 16 milhões de streams de áudio rendem o certificado platina; 32 milhões, platina duplo; 48 milhões, platina triplo. No caso de streams de vídeo, os números são 80 milhões, 160 milhões e 240 milhões, respectivamente.

  • Diamante, Diamante Duplo e Diamante Triplo: 300 mil, 600 mil e 900 mil downloads. Streams de áudio necessários: 60 milhões, 120 milhões e 180 milhões, respectivamente. Streams de vídeo necessários: 300 milhões, 600 milhões e 1,2 bilhão, respectivamente. 

>> ÁLBUNS

Incluem vendas de CDs, downloads do álbum inteiro, downloads de dez dos seus singles (número médio de canções de um disco), além de streams de áudio e vídeo.

  • Ouro: 40 mil CDs vendidos ou 40 mil downloads do álbum inteiro, 400 mil downloads de singles, 80 milhões de streams de áudio (de singles avulsos) e 400 milhões de streams de vídeo (de singles avulsos).

  • Platina: 80 mil CDs vendidos ou 80 mil downloads do álbum inteiro, 800 mil downloads de singles, 160 milhões de streams de áudio (de singles avulsos) e 800 milhões de streams de vídeo (de singles avulsos).

  • Platina Duplo: 160 mil CDs vendidos ou 160 mil downloads do álbum inteiro, 1,6 milhão de downloads de singles, 320 milhões de streams de áudio (de singles avulsos) e 1,6 bilhão de streams de vídeo (de singles avulsos).

  • Platina Triplo: 240 mil CDs vendidos ou 240 mil downloads do álbum inteiro, 2,4 milhões de downloads de singles, 480 milhões de streams de áudio (de singles avulsos) e 2,4 bilhões de streams de vídeo (de singles avulsos).

  • Diamante: 300 mil CDs vendidos ou 300 mil downloads do álbum inteiro, 3 milhões de downloads de singles, 600 milhões de streams de áudio (de singles avulsos) e 3 bilhões de streams de vídeo (de singles avulsos).

  • Diamante Duplo: 600 mil CDs vendidos ou 600 mil downloads do álbum inteiro, 6 milhões de downloads de singles, 1,2 bilhão de streams de áudio (de singles avulsos) e 6 bilhões de streams de vídeo (de singles avulsos).

  • Diamante Triplo: 900 mil CDs vendidos ou 900 mil downloads do álbum inteiro, 9 milhões de downloads de singles, 1,8 bilhão de streams de áudio (de singles avulsos) e 9 bilhões de streams de vídeo (de singles avulsos).

>> DVDs

Incluem somente as cópias físicas vendidas. 

  • Ouro: 25 mil cópias

  • Platina, Platina Duplo e Platina Triplo: 50 mil, 100 mil e 150 mil cópias, respectivamente.

  • Diamante, Diamante Duplo e Diamante Triplo: 250 mil, 500 mil e 750 mil cópias, respectivamente.

 

Play de Ouro, da ABMI (desde janeiro de 2023): 

As certificações são baseadas em streams de áudio, downloads e streams de vídeos. Exatamente como ocorre com o Disco de Ouro da Pro-Música, há o uso do mesmo critério de equivalência entre streams e downloads. No caso de streams de vídeo, também não valem os conteúdos gerados por usuários, mas somente os clipes oficiais publicados.

Um importante diferencial do Play é ter uma categoria de acesso, com cifras mais baixas que as da categoria Ouro. 

“Criamos a categoria Prata, que, embora não exista nos Estados Unidos, existe no mercado do Reino Unido. É uma maneira de incluir mais artistas, tendo em vista a diversidade da cena independente”, diz Mills. 

>> SINGLES

  • Certificado Prata: 20 mil downloads, 4 milhões de streams de áudio ou 20 milhões de streams de vídeo.

  • Certificado Ouro: 40 mil downloads, 8 milhões de streams de áudio ou 40 milhões de streams de vídeo.

  • Certificado Platina: 80 mil downloads, 16 milhões de streams de áudio ou 80 milhões de streams de vídeo. 

  • Certificado Safira: 160 mil downloads, 32 milhões de streams de áudio ou 160 milhões de streams de vídeo. 

  • Certificado Diamante: 320 mil downloads, 64 milhões de streams de áudio ou 320 milhões de streams de vídeo. 

>> ÁLBUNS

Mesmos critérios do single, mas multiplicados por 10, número médio de canções de um disco. 


O Disco de Ouro pode ser solicitado por associados e afiliados à Pro-Música. Para solicitar o Play de Ouro, é preciso ser associado ou afiliado à ABMI. Veja no site da Pro-Música todos os detalhes sobre os critérios e como fazer a solicitação. No caso do Play de Ouro da ABMI, as solicitações da certificação devem ser feitas exclusivamente através deste formulário, onde também há links com informação detalhada sobre os critérios. Já o e-mail para tirar dúvidas ou obter informações é playdeouro@abmi.com.br.

 

LEIA MAIS: UBC analisa as mais tocadas ao longo de meses e tenta responder à ancestral pergunta: existe fórmula de sucesso na música?


 

 



Voltar