Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Debate ao vivo discute o impacto das MTGs no direito autoral
Publicado em 01/07/2024

Imagem da notícia

Especialistas se reúnem, nesta terça-feira (02), às 19h, para debater soluções e conscientizar sobre o uso de obras e fonogramas sem autorização nas populares montagens 

Por Akemy Morimoto, do Rio 

Abordada recentemente aqui no site, a crescente popularidade das MTGs (montagens) tem gerado debates acalorados sobre o uso não autorizado de obras e fonogramas. Para discutir soluções e conscientizar o mercado da música, a UBC realiza uma live com especialistas nesta terça-feira (02), às 19h, no canal do YouTube da associação. 

O painel “Conexões UBC - MTG em foco” conta com a participação do diretor de operações da UBC, Fabio Geovane, da representante da UBC no Mato Grosso do Sul, Bruna Campos, da jornalista e curadora musical Michele Miranda, e será mediado por Láisa Naiane, sócia e editora-chefe do POPline.Biz é Mundo da Música. 

LEIA MAIS: MTG: por que a onda do momento desrespeita o direito autoral 

Nos últimos meses, as MTGs ganharam destaque nas paradas musicais do Brasil. No entanto, essa popularidade trouxe à tona questões preocupantes sobre o uso não autorizado de músicas de terceiros. O tema tem mobilizado sociedades de autores, editoras e outras entidades que representam a criação musical.  

Essas montagens, que combinam trechos de diferentes músicas em uma única faixa, frequentemente utilizam obras sem a devida autorização dos autores originais. Isso não só viola direitos autorais como também pode causar danos morais, alterando o conteúdo das músicas sem o consentimento dos criadores. 

A UBC tem se mobilizado para promover a conscientização sobre a importância do respeito aos direitos autorais. Em comunicado recente, a entidade enfatizou a necessidade de autorizações prévias para o uso de obras e destacou o papel das plataformas de streaming em combater a distribuição ilegal dessas montagens. 

LEIA MAIS: O comunicado da UBC na íntegra 


 

 



Voltar