Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Formemus realiza sexta edição na UFES em agosto
Publicado em 18/07/2024

Imagem da notícia

Evento musical reúne líderes e talentos da indústria na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória, entre os dias 7 e 10 de agosto; confira a programação UBC 

Do Rio 

O Formemus, um dos principais eventos do mercado musical brasileiro, chega à sua sexta edição e será realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em Vitória, de 7 a 10 de agosto. Com uma programação intensa e a presença de mais de 50 curadores, players, empresários do setor, além de equipe e diretoria da UBC, o evento promete ser uma plataforma de desenvolvimento e networking para artistas, produtores e técnicos. 

A UBC estará amplamente representada no evento, com participação destacada de Fabio Geovane (diretor de operações), Aloysio Reis (diretor), Marcelo Falcão (diretor), Manno Góes (diretor), Bruna Campos (representante UBC no Mato Grosso do Sul), Pedro Guedes (associado da UBC), Daniela Sousa (gerente da filial de Minas Gerais) e Mila Ventura (gerente de comunicação). 

“Ano a ano o Formemus se posiciona com um olhar vanguardista de proposta de desenvolvimento do mercado musical brasileiro, proporcionando encontros e vivências únicas e transformadoras para todos os profissionais e artistas envolvidos. Aqui estamos sempre inovando propostas defasadas e colhendo resultados de destaque“, conta o diretor do projeto, Daniel Morelo. 

Na quarta-feira (07), o evento começa com o Pitching Musical. Nove artistas selecionados, incluindo Bella Mattar, Bemti e Josy.Anne, apresentarão seus trabalhos para um público de curadores e players, recebendo feedbacks para suas carreiras.  

De quinta (08) a sábado (10), a programação segue com painéis, palestras e showcases, sempre a partir das 13h.   

No dia 8 de agosto, o painel "Novos Cases Brasileiros da Música no Audiovisual" contará com a presença do associado da UBC, Pedro Guedes, e do diretor de operações da associação, Fabio Geovane. 
 
No dia 9 (sexta-feira), o painel "Tendências e Estéticas Musicais - A Música de Agora!" incluirá a participação dos diretores da UBC Aloysio Reis e Marcelo Falcão. Ainda na sexta, o painel "As Fronteiras da MTG - Autorizações e Direitos" terá a presença de Fábio Geovane, do diretor da UBC, Manno Góes, e da representando da associação no Mato Grosso do Sul, Bruna Campos. Além disso, Mila Ventura, gerente de comunicação da UBC, participará do painel "Press Impress - Aonde a mídia de nicho faz diferença na construção de uma carreira artística". 

Confira mais detalhes da programação UBC no evento: 
 
08/08 (quinta-feira)
14h45

Novos Cases Brasileiros da Música no Audiovisual
A integração da música com o audiovisual tem gerado novos e inovadores cases de sucesso no Brasil, refletindo a riqueza cultural do país e a capacidade de adaptação da indústria criativa olhando para o passado e para o presente, sempre em busca de um novo futuro. Entre esses exemplos, destacam-se projetos que mesclam cinema, televisão e plataformas de streaming, proporcionando experiências imersivas e multifacetadas. Novelas, Séries e documentários que resgatam a história e a relevância social da música brasileira são ilustrações marcantes na história familiar e afetiva brasileira. 

Fabio Geovane (UBC)  
Pedro Guedes (UBC)
Juliana Medeiros (Rede Globo) 
Flávia Cesar (Warner Chappell) 
Mirella Machado (Universal) 

 

09/08 (sexta-feira) 
13h

Tendências e Estéticas Musicais - A Música de Agora! 
A música contemporânea reflete a diversidade e a inovação, com tendências que vão do pop experimental ao resgate de sons nostálgicos. Como sempre e mais que nunca as periferias brasileiras ditam o som que o Brasil todo celebra agora. Artistas estão explorando fusões de gêneros, como o trap com ritmos latinos e o pop com influências do funk e de música eletrônica e afrobeat. A estética visual e performática também ganha destaque, com videoclipes cinematográficos e apresentações ao vivo imersivas. Além disso, a música de agora é marcada pela interatividade e pelo engajamento nas redes sociais, criando uma conexão direta entre artistas e fãs. 


Aloysio Reis (UBC) 
Marcelo Falcão (UBC) 
Barral Lima (UN Music Group - Hiphop.doc, Palco Ultra e Circuito Instrumental)
César MC (Artista) 
Pena Schmidt (Lista das Listas)

14h30
Press Impress - Aonde a mídia de nicho faz diferença na construção de uma carreira artística

A mídia de nicho desempenha um papel crucial na construção de carreiras artísticas ao oferecer uma plataforma dedicada para gêneros e estilos específicos. Ao focar em públicos segmentados, esses veículos proporcionam uma visibilidade mais direcionada e engajada, permitindo que artistas atinjam fãs verdadeiramente interessados em seu trabalho. Além disso, a mídia de nicho tende a oferecer uma cobertura mais detalhada e aprofundada, contribuindo para a construção de uma identidade artística sólida. Esse tipo de mídia também facilita a criação de comunidades de fãs, fortalecendo a base de apoio do artista e impulsionando seu crescimento no mercado.


Mila Ventura (UBC e Popline.biz) 
Tony Aiex (Tenhomaisdiscosqueamigos) 
Lúcio Ribeiro (PopLoad) 
Luciano Mattos (El Cabong e Festival Radioca) 
Liv Brandão (Billboard) 


16h
As Fronteiras da MTG - Autorizações e Direitos

Atualmente, o grande debate sobre direitos autorais gira em torno das Montagens ou MTG. Na indústria da música as questões de autorizações e direitos são cruciais para a utilização legal de conteúdo. A fronteira entre esses setores exige uma compreensão clara de direitos autorais, licenciamento e propriedade intelectual. Produtores de música e criadores de conteúdo precisam garantir que todas as permissões estão em ordem para evitar litígios. 


Fábio Geovane (UBC) 
Manno Góes (UBC) 
Bruna Campos (UBC) 
Odilon Borges (Atabaque) 

 

Para mais detalhes, acesse o site do Formemus.


LEIA MAIS: Spotify estreia comentários em podcasts e avança em direção a ‘rede social’ 
LEIA MAIS: Palavra de Autor: a magia da composição musical desvendada por Celso Fonseca 


 

 



Voltar