Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Em noite histórica, Fausto Nilo é o primeiro a receber a Medalha UBC
Publicado em 03/10/2024


Aos 80 anos, o compositor cearense recebeu a honraria em reconhecimento ao seu legado e à sua contribuição para a música brasileira 

Por Akemy Morimoto 

Na noite da última terça-feira (1), Fortaleza foi palco de uma celebração especial. O compositor Fausto Nilo, aos 80 anos, foi o primeiro a receber a Medalha UBC, uma honraria criada pela nossa associação para reconhecer as contribuições artísticas de nomes que impactaram profundamente a música nacional. A entrega aconteceu no Coco Bambu Lounge Music, em Fortaleza (CE), cidade que marcou a trajetória de Fausto e testemunhou parte de seu legado. 

Autor de mais de 300 composições e com mais de 800 fonogramas gravados por grandes artistas como Maria Bethânia, Gal Costa, Ney Matogrosso e Elba Ramalho, Fausto Nilo se emocionou ao ser homenageado em uma festa que reuniu familiares, amigos e profissionais da indústria musical. 


Fausto Nilo com a inédita Medalha UBC / Foto: Ricardo Alves

“Ao contrário do que possa parecer, com 52 anos e meio de compositor na vida, eu não gosto muito desse termo ‘compositor’, eu sou letrista (risos). Aprendi muito com os músicos, e aprendi também que desde a antiguidade mais remota existia a música e existia a poesia, que eram as artes da ‘boca’. Eu quero agradecer por esse reconhecimento! Obrigada, UBC!” revelou o compositor e homenageado.


Marcos Lessa e Fausto Nilo cantando juntos / Foto: Ricardo Alves

O evento contou com apresentações marcantes dos artistas cearenses Marcos Lessa e Camila Marieta. Eles levaram ao palco um repertório dedicado à música do Ceará, com foco especial nas canções de Fausto Nilo, celebrando a riqueza da música local. 

“Foi uma noite histórica. Eu estava muito feliz de apresentar esse show homenageando os compositores cearenses e celebrando o repertório do Fausto, integrado às canções de seus contemporâneos. Cantar para tantas autoridades da indústria fonográfica, pessoas que estão há tantos anos no mercado, que ajudaram a construir a música como é hoje, foi realmente especial”, afirmou Marcos Lessa. 

      
Camila Marieta no palco / Foto: Ricardo Alves

Fausto, que chegou cedo e foi um dos últimos a sair da festa, também participou do show, encantando convidados e artistas, para quem ele é uma fonte de inspiração.

“Eu acabei usando a escrita como uma forma de me expressar, porque eu sempre fui uma criança tímida e tive a composição como a minha melhor amiga. Cantar para o maior compositor de Fortaleza e um dos maiores do Brasil foi uma experiência inexplicável e muito emocionante. Eu não consegui nem falar o nome do Fausto no palco (risos)”, disse Camila Marieta. 


Fausto entre amigos e diretoria UBC (Da esquerda para a direita, Fábio Geovane, Neto Sales, Marcelo Falcão, Marcelo Castello Branco, Fausto Nilo, Rodger Rogério, Aloysio Reis, Manno Góes e Ricardo Bezerra) / Foto: Ricardo Alves

A medalha UBC, que estreia sua primeira edição com a homenagem a Fausto Nilo, reflete o reconhecimento de uma carreira que atravessa gerações.

"Fausto Nilo me emocionou durante toda a minha vida por meio de suas canções. Ontem, ao vê-lo pessoalmente pela primeira vez, feliz pelo recebimento de sua justa homenagem, me emocionei mais uma vez. Foi uma noite linda, de afetos e carinho. Ver de perto a grandeza de Fausto Nilo e da música feita no Ceará, cercado de amigos e de seus familiares foi inesquecível. A primeira medalha UBC não poderia estar em melhores mãos", declarou Manno Góes, diretor da UBC. 

O diretor da UBC e presidente da Sony Music Publishing, Aloysio Reis, também destacou a importância do momento:

"Eu me senti um verdadeiro componente do Bloco do Prazer. Prazer em ser amigo e editor desse ícone da música cearense por décadas. São décadas de amizade, trabalho e admiração. Sou fã mesmo, fã de carteirinha. A UBC não poderia ter escolhido melhor personagem para abrir seus trabalhos na capital cearense."

Já o CEO da UBC, Marcelo Castello Branco, reforçou o compromisso da organização com a valorização da música nordestina:

"A entrega da primeira Medalha UBC ao grande letrista Fausto Nilo também simbolizou o nosso compromisso com a música produzida no Nordeste, e particularmente no Ceará. Chegamos para ficar e potencializar ainda mais o mercado da música e o respeito, reconhecimento e remuneração ao direito autoral. Foi emocionante reconhecer o gigantesco talento de Fausto Nilo e sua influência na MPB." 

A homenagem inaugura uma tradição que, sem dúvidas, será marcada por grandes nomes da música brasileira, começando com um dos maiores letristas do país. De Quixeramobim para o Brasil, a trajetória de Fausto segue impactando corações e ouvidos, celebrada de forma mais do que merecida. 

 

LEIA MAIS: Como os megashows estão sufocando os pequenos e médios palcos 
LEIA MAIS: Anitta lidera constelação de associados UBC indicados ao Grammy Latino 


 

 



Voltar