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Fundação Cultural do Latin Grammy divulga ganhadores de bolsas para pesquisa e preservação da música latina
Publicado em 23/12/2024

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Os seis vencedores receberão um total de US$ 60 mil para a pesquisa e preservação da música latina

Do Rio

A Fundação Cultural Latin GRAMMY®, anunciou os seis vencedores das subvenções de US$ 10 mil, totalizando US$ 60 mil para projetos de pesquisa e preservação da música latina. O programa oferece subvenções para instituições educacionais, organizações sem fins lucrativos, musicólogos e pesquisadores de todo o mundo que trabalham para promover e preservar o patrimônio musical latino.

Este ano, diferentes instituições e estudiosos serão beneficiados com esse apoio. As seis subvenções são destinadas a uma variedade de iniciativas. As Subvenções de Pesquisa enfocam projetos que destacam estudos históricos e antropológicos, além da documentação de tradições e do folclore latino, enquanto as Subvenções de Preservação são projetadas para financiar a arquivação e a salvaguarda da música latina e de suas práticas culturais distintas.

Os nomes dos vencedores seguem abaixo:

Na categoria Subvenções de Pesquisa:

  1. Dr. Manuel Sevilla (Colômbia):
    Archivos y festivales: Aprendizajes de dos casos en Colombia
    (Arquivos e festivais: lições de dois casos na Colômbia) explora o rico patrimônio cultural da Colômbia, analisando práticas inovadoras na criação de arquivos, os papéis de atores-chave e as formas como os arquivos são utilizados para fortalecer ecossistemas musicais. Esta iniciativa foca em dois festivais renomados: o Festival de Música del Pacífico Petronio Álvarez (Festival de Música do Pacífico Petronio Álvarez), em Cali, e o Festival de la Leyenda Vallenata (Festival da Lenda Vallenata), em Valledupar.

  2. Jorge Benavides (Honduras):
    Dügü Inaudito: Salvaguardia del Legado Ancestral Garífuna
    (Dügü inaudível: salvaguarda do legado ancestral garífuna) é uma iniciativa dedicada a revitalizar a língua, a música e a dança garífuna — orgulhosamente reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Segundo a UNESCO, essas práticas enfrentam riscos significativos devido à discriminação e à diminuição da transmissão da língua garífuna. Este projeto, desenvolvido em colaboração com o Tambor Negro, documentará o Dügü, uma cerimônia ancestral que incorpora a essência do patrimônio imaterial garífuna.

  3. Caio de Souza (Brasil):
    Sonic Transductions: Revisiting Lorenzo Dow Turner’s Radioscape in Bahia (1940-1941) (Transduções sônicas: revisitação do paisagem sonora de Lorenzo Dow Turner na Bahia, 1940-1941) é um projeto que busca lançar luz sobre a produção artística, o tecido cultural e social, e o contexto histórico ao trazer à tona as gravações pioneiras feitas pelo linguísta afro-americano Lorenzo Dow Turner em Salvador, Bahia, entre 1940 e 1941. Por meio desses tesouros sonoros redescobertos, o projeto oferecerá novas perspectivas sobre a produção artística da capital baiana, indo além das figuras icônicas dessa era fundamental.

Na categoria Subvenções de Preservação:

  1. Orquesta Experimental de Instrumentos Nativos (Bolívia):
    A Orquesta Experimental de Instrumentos Nativos (OEIN) lançou uma iniciativa para preservar e celebrar o patrimônio musical indígena da Bolívia. O projeto Preservación, Digitalización y Geolocalización de los Registros de Música Indígena Boliviana de Alain Thirion (Preservação, digitalização e geolocalização dos registros de música indígena boliviana de Alain Thirion) se concentra na preservação, digitalização, catalogação e geolocalização de uma notável coleção de gravações realizadas pelo pesquisador australiano Alain Thirion na década de 1990.

  2. Andrew Skinner, Daniel Zanessi e Antonio Leguiza (Argentina):
    O projeto Creación de "Archivo de Música Cuyana y Popular Argentina" en la Universidad Nacional de Cuyo (Criação do "Arquivo de Música Cuyana e Popular Argentina" na Universidade Nacional de Cuyo) visa a estabelecer o primeiro arquivo público de música cuyana e popular argentina. Seu objetivo é recuperar, preservar e promover uma vasta coleção de gravações musicais de grande importância para as culturas cuyana, argentina e latino-americana. Para formar o arquivo, os esforços se baseiam na coleção de áudio do histórico Estúdio Zanessi, culminando anos de projetos de preservação e institucionalizando o cuidado desse material.

  3. Miguel Díaz e Nicolás Ramírez Salaberry (Paraguai):
    Creación de la Fonoteca Memoria Histórica de la Radio Nacional del Paraguay (Criação do arquivo sonoro de memória histórica da Rádio Nacional do Paraguai) tem como objetivo resgatar, salvaguardar e promover a preservação de discos de vinil do antigo arquivo daquela estação de rádio. Essa coleção foi descoberta durante um projeto de pesquisa conduzido em 2023 por Mg. Nicolás Ramírez Salaberry e Dr. Miguel Díaz Antar, com apoio financeiro da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai.

Desde 2015, o programa já distribuiu mais de US$ 255 mil em subvenções, com impacto significativo na preservação do patrimônio musical latino.

 

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