'Filiação Web’ chega para agilizar adesão e eliminar burocracias; entenda mais
Por Akemy Morimoto, do Rio
A UBC dá um passo importante na modernização de seus serviços com o lançamento da Filiação Web, um recurso totalmente digital que simplifica e acelera o processo de adesão à associação. Com mais praticidade e segurança, a novidade garante um acesso mais ágil para compositores, intérpretes, músicos e produtores fonográficos que já possuem rendimentos a receber.
Agora, a filiação acontece de forma 100% online. O interessado acessa o site da UBC, responde a um questionário e, se atender aos critérios, preenche o formulário de adesão. O novo sistema reduz o tempo de análise, elimina burocracias e torna o processo mais acessível e eficiente. No entanto, é fundamental que a associação ocorra no momento certo, garantindo que sejam profissionais que já recebem ou tenham valores a receber por execuções públicas de suas músicas.
Qual o momento certo para se associar?
Para quem já lançou músicas e recebe pagamentos de agregadoras ou gravadoras, a filiação é essencial, pois indica a existência de royalties de execução pública a serem coletados. Já aqueles que desejam apenas distribuir suas músicas autorais nas plataformas digitais não precisam se associar à UBC para obter o código ISRC. Anteriormente gerado exclusivamente pelo Ecad e suas sociedades, o ISRC agora pode ser emitido diretamente por agregadoras e distribuidores digitais, com a mesma validade. Além disso, para quem busca apenas proteger sua obra, a filiação também não é necessária. A legislação brasileira assegura automaticamente os direitos autorais no momento da criação. Caso o compositor queira formalizar um registro, pode fazê-lo em sites como o da Secretaria da Cultura ou da Biblioteca Nacional.
LEIA MAIS: ISRC: quem pode gerar o código identificador musical?
VEJA MAIS:
O que muda com a digitalização?
Antes da modernização, ingressar na UBC exigia um período de análise mais extenso. Com o lançamento da Filiação Web, esse processo tornou-se muito mais ágil. A nova plataforma otimiza o envio de documentos, garante mais segurança e transparência, além de facilitar o acompanhamento das solicitações de filiação.
Como funciona o novo processo de filiação?
O novo fluxo é simples e direto. O interessado deve acessar o site da UBC e responder um breve questionário sobre sua atividade musical. Com base nas respostas, o sistema identificará se ele se enquadra nos critérios de filiação e, caso positivo, disponibilizará o formulário para preenchimento.
"O novo processo de filiação traz mais informação para o titular que deseja se filiar, pois muitas das vezes, a pessoa que tentava se filiar não entendia o momento certo para isso. Foi tudo pensado com muito carinho para demonstrar todas as informações necessárias para o processo de filiação junto a UBC. Além disso, a nova ferramenta traz modernidade e segurança tanto para UBC quanto para pessoa ou empresa que pretende se filiar", afirma o diretor de operações da UBC, Fábio Geovane.
A modernização da filiação faz parte do compromisso contínuo da UBC com a inovação e a excelência na prestação de serviços aos seus titulares. Com esse novo modelo, a entidade simplifica processos, aprimora a eficiência na distribuição de rendimentos e fortalece seu papel na defesa dos direitos autorais.
VEJA MAIS: A diferença entre registro e cadastro
LEIA MAIS: ISRC: Por que você não pode ignorar essa obrigação legal e essencial?