Conferência ocorre entre os dias 27 de maio e 01 de junho, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com destaque para painel da UBC sobre fake streams
Do Rio
Fabio Geovane (Diretor de Operações da UBC), Mila Ventura (head de comunicação e marketing da UBC e sócia-fundadora do Mundo da Música), Bruna Campos (representante da UBC) e Eduardo Rajo (diretor da Pró-Música Brasil) falam no painel "Fake Stream: O Golpe Digital que Ameaça a Música", na quarta-feira (28), no palco Soundbeats do Rio2C.
Começa nesta terça-feira (27) a edição de 2025 do Rio2C, o principal evento de criatividade e inovação da América Latina. Sob o tema “The Edge of Perfection (No Limiar da Perfeição)”, o encontro acontecerá na Cidades das Artes, no Rio de Janeiro, e trará debates que propõem um olhar sobre os benefícios, dilemas e caminhos possíveis de quem busca a perfeição em meio às mudanças trazidas pela tecnologia. Além de uma ativação inovadora e especial para este ano, a UBC marca presença no painel "Fake Stream: O Golpe Digital que Ameaça a Música", na quarta-feira (28).
Mais do que um espaço para troca de ideias, o evento se propõe a impulsionar negócios, abrir portas para novas conexões e colocar em evidência as principais tendências e inovações que movimentam a América Latina. Ao mesmo tempo, amplia o diálogo com o cenário global, reunindo mentes criativas e visionárias de diferentes partes do mundo.
Um dos destaques do evento é o painel "Fake Stream: O Golpe Digital que Ameaça a Música", no quarta-feira (28), no palco Soundbeats, às 11h45. Com participação do diretor de operações da UBC, Fabio Geovane, da representante da UBC, Bruna Campos, e do diretor da Pró-Música Brasil, Eduardo Rajo e mediação da head de comunicação e marketing da UBC e sócia-fundadora do Mundo da Música, Mila Ventura, o painel abordará os impactos da prática dos fake streams no modelo de remuneração atual.
Com quase metade do tráfego digital mundial dominado por robôs, a era da automação também invadiu o cenário musical. Os fake streams, isto é, reproduções artificiais criadas por bots ou esquemas de fraude, estão reescrevendo as regras do jogo. Eles distorcem números de sucesso, confundem algoritmos e, pior, afetam diretamente o pagamento de quem realmente cria: os autores e artistas. Isso sem falar no impacto nas decisões do mercado, como contratações para shows e seleção de artistas em festivais.
Neste painel, a UBC busca reúne vozes de toda a cadeia da música (compositores, intérpretes, editoras, selos, agregadoras, gravadoras e plataformas digitais) para um debate urgente: como lidar com a desumanização dos dados? Quais os caminhos para proteger a integridade do streaming e garantir um modelo de remuneração mais justo, transparente e sustentável? Uma conversa necessária sobre o futuro da música em tempos de algoritmos e automatizações.
LEIA MAIS: UBC distribuiu valor recorde de R$ 925 milhões em 2024
LEIA MAIS: Desafios do direito autoral e avanço da IA na pauta da Assembleia Geral da Cisac