Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Cinco dias para saber quem receberá um Impulso
Publicado em 24/05/2019

Imagem da notícia

Equipe da UBC e curadores trabalham contra o relógio na análise das 391 candidaturas recebidas; três participarão do projeto de mentoria, capacitação e networking promovido pela nossa associação

Do Rio

Um mês de triagem e curadoria; 391 candidaturas — sendo 279 válidas, ao atender aos pré-requisitos, como ser associado a UBC e já ter tido rendimentos com direitos autorais de execução pública; 77 mulheres criadoras pleiteando uma vaga solo; e outras dezenas como integrantes de bandas. Superou todas as expectativas a fase seletiva do Projeto Impulso, cujo lançamento ocorreu há um mês, durante a feira de música, inovação e audiovisual Rio2C, no Rio de Janeiro.

Nos últimos dias antes do anúncio oficial dos três nomes escolhidos, marcado para quarta-feira (05/06), a equipe da UBC e os curadores/mentores trabalham contra o relógio. Tudo para chegar aos três nomes ideais que receberão uma superinjeção de estímulo aos seus projetos musicais através do tripé mentoria, capacitação e networking. De igual maneira, cada um dos escolhidos ganhará um aporte financeiro de até R$ 15 mil para desenvolver um plano que tenha relevância no seu desenvolvimento profissional e artístico.

Nunca é demais lembrar que o Impulso é um projeto de longo prazo, que durará um ano. E que começa com uma imersão nas histórias artísticas e pessoais dos escolhidos, levada a cabo pelo gestor da iniciativa, Iuri Freiberger. Tudo para entender quais entre os mentores são os mais indicados para acompanhar a evolução de cada artista participante.

Os mentores já anunciados — aos quais ainda poderão se somar outros durante o processo — são Constança Scofield (gestora do estúdio Toca do Bandido e diretora artística do selo Toca Discos); Fabiane Costa (empresária musical e coordenadora do Espaço Favela do próximo Rock in Rio); Fátima Pissarra (empresária musical e fundadora do projeto Music2); Lucas Silveira (cantor, compositor, multi-instrumentista e membro da banda Fresno); Marcel Klemm (gerente de produção musical da TV Globo); Marina Mattoso (diretora-executiva da agência Jangada Comunicação, especializada em música); Marcus Preto (jornalista e produtor musical); Marisa Gandelman (advogada especialista em direitos autorais, educadora e ex-diretora-executiva da UBC); Pedro Dash (produtor musical); Pedro Seiler (sócio do projeto Queremos!, uma produtora de shows musicais do Rio de Janeiro); e Rafael Rossatto (empresário musical).

“Estamos felizes de validar o interesse de nossos titulares na nossa visão de apoio às suas carreiras e projetos artísticos. Vamos aprender juntos, sociedade e mercado, durante todo esse processo educativo. E não vamos parar por aí. Esta é a vocação e a identidade da nova UBC”, afirma o diretor-executivo da nossa associação, Marcelo Castello Branco.

No início de julho, a UBC realizará um evento de três dias em sua sede, no Rio de Janeiro — com transmissão ao vivo para todo o Brasil através das nossas redes sociais —, marcado por conferências, oficinas e debates focados em toda a cadeia produtiva da música. Durante o UBC Sem Dúvida: Música 360, mentores e os selecionados do Projeto Impulso poderão se conhecer e dar início oficialmente aos trabalhos. 

"Como primeiro edital, e de uma proposta que não é tão simples porque existem requisitos do projeto, foi superinteressante. O nível técnico também foi muito bom. Realmente, acho que teremos artistas bem interessantes. É superlegal ver que as pessoas estão interessadas, até porque há muita demanda de capacitação técnica e artística. E também é notável como as pessoas estão mais conscientes de como funciona o mercado. E há um ponto fundamental que é o relacionamento: os artistas querem estar mais próximos de quem está na indústria", diz Iuri Freiberger. "Os dois primeiros dias que teremos serão para fazer um diagnóstico sobre onde os artistas se encontram nas suas carreiras e que desejos têm. A imersão projetará o que será esse ano de tentativa de construção de consciência sobre o que é uma carreira como um projeto. Para isso, usaremos diversas ferramentas de design de estratégia", ele adianta.

Fique ligado aqui no site e na página especial do Projeto Impulso para não só saber quem serão os escolhidos mas também acompanhar todos os passos dessa iniciativa pioneira da UBC. 


 

 



Voltar