Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

De quarentena, Gabriel Elias produz clipe, live e álbum sem sair de sua sala
Publicado em 08/05/2020

Novo disco “Música Pra Curar Brasileira” será lançado em três etapas, com processo de produção totalmente virtual; apesar de escritas antes da pandemia, canções abordam temas bem atuais, como ansiedade e incerteza

Por José Alsanne, do Rio

Sai o estúdio, entra a sala de casa. O modo de produção de novos trabalhos musicais tem se modificado no período de isolamento social, assim como as apresentações artísticas que se tornaram verdadeiros shows virtuais. Criar em casa proporciona mais espaço para a liberdade e experimentação, bem como a maior autonomia dos músicos. É assim que o cantor e compositor Gabriel Elias prepara seu próximo álbum, “Música Pra Curar Brasileira”.

Assim como Gabriel, toda a banda se encontra em isolamento social. E é totalmente online que o projeto tem se desenvolvido. “Se mostrou uma dinâmica excelente ter cada um em seu espaço. No estúdio pode ter um cronômetro rolando, regulando o tempo de criação, por exemplo. Por mais que os músicos tenham experiência, nem sempre é um ambiente que favorece a criatividade”, ele explica.

O compositor conta também que em casa todos se permitem errar mais e explorar novos caminhos para as músicas. Assim, consegue-se extrair o melhor de cada um. “Muitas ideias boas têm aparecido. Está sendo bom e confortável para todos, não sei se quero voltar a gravar em estúdio”, brinca.

Ainda sem data definida para lançamento, “Música Pra Curar Brasileira” será divulgado em três partes ao longo deste ano, inspiradas nos períodos do dia: manhã, tarde e noite. Além de uma identidade específica para os capítulos do trabalho, cada música terá seu desdobramento audiovisual e será lançada junto a um videoclipe. Para o artista, o recurso visual atualmente é “extremamente importante, pois a música ganha outra vida”. O novo álbum tem como produtor musical o próprio Gabriel, que assume a função pela primeira vez.

Inéditas e ao vivo

De sua casa, Gabriel Elias transmitirá uma apresentação ao vivo no próximo dia 14 de maio (quinta-feira), às 19h, no canal oficial do cantor no YouTube. Com previsão de duas horas de duração, ele prepara um repertório com prévias inéditas do próximo trabalho, hits da carreira (como “Fiz Esse Som Pra Você”), um mix de todos os álbuns e também covers, como sua versão de “Me Namora”, de Edu Ribeiro.

“Tenho me dedicado muito ao processo de pré-produção. É quase como gravar um DVD. Precisamos pensar na conexão de internet, na transmissão, na qualidade do som, da imagem, no cenário, em tudo”, afirma o cantor, que terá equipe reduzida na live, atendendo às recomendações dos órgãos de saúde. Além de Gabriel, dois músicos participam da apresentação.

A casa de Gabriel também foi cenário de seu mais recente clipe, o do single “Pensamentos Soltos”. Lançado em março, o vídeo tem momentos da intimidade no dia a dia do cantor e teve produção igualmente reduzida, apenas com a presença do diretor Ygor de Oliveira. De acordo com Gabriel, os dois buscaram “uma produção simples, bem feita, que retratasse o momento”.

Apesar de refletir sobre temáticas e questões de grande visibilidade durante o isolamento social, como a ansiedade, a depressão, a importância de respirar fundo e enxergar o melhor de cada momento, “Pensamentos Soltos” foi escrita no período pré-quarentena, assim como todas as músicas do próximo álbum. “Essas canções têm uma mensagem forte, em cima desta premissa de tentar levar as coisas da melhor maneira possível. Muitas músicas parecem ter sido escritas neste momento atual e não foram, embora façam tanto sentido nesta fase de crise mundial”, opina o compositor.

Passatempos, redes sociais e plataformas

Durante o isolamento, além de colocar as séries em dia, Gabriel tem tido a música ainda mais presente também em seus hobbies. “Busco atividades às que, na correria do dia a dia, não tinha tempo para me dedicar, como aprender a tocar gaita. Além disso, adoro cozinhar e me exercitar”, ele conta.

As redes sociais ganharam mais espaço na rotina do cantor. Por permitir um contato mais rápido e simultâneo com os fãs, o Instagram é a sua preferida. Apesar disso, para ele, seus melhores perfis estão nas plataformas de serviço de streaming digital, de música e vídeo, como o YouTube. Na plataforma de vídeos, Gabriel ultrapassou a marca de 1 milhão de inscritos.

“Nesses locais estão as minhas obras, o que para um cantor tem maior relevância. Alcancei 2 milhões de ouvintes mensais no Spotify após um ano sem lançar conteúdo inédito, isso é reflexo do público fiel que conquistamos ao longo dos anos, com muito trabalho, não dá para focar somente no viral”, conclui Gabriel.

 

 


 

 



Voltar