No

cias

Notícias

Festival FARO celebra artistas cariocas e encontros musicais inéditos em edição virtual
Publicado em: 09/09/2020

Imagem da notícia

Realizado de 14 e 18 de setembro, o evento traz Anderson Primo, Caio Prado, Caru, Luciane Dom, Julia Mestre, Mariana Volker, Marina Íris, Pietá, Troá e Victor Mus no line up

Por Fabiane Pereira, do Rio

Num ano de tantas incertezas, é um prazer poder estar à frente da 7ª edição de um festival que promove arte e cultura na cidade do Rio de Janeiro, local que há décadas tem sido saqueado pelo poder público. Comando o FARO - transmitido todo domingo, às 21h, na rádio MOOD FM (104.5 FM) – há nove anos e desde que ele surgiu no dial carioca, o programa celebra a música brasileira e fortalece os primeiros passos de artistas nacionais. 

Nesse momento em que a pandemia do novo coronavírus acertou em cheio a produção artística e interrompeu de forma abrupta a agenda de shows ao vivo de uma cena independente que fomenta parte do cenário musical da cidade do Rio de Janeiro, o programa se faz mais do que necessário. Por isso, o FARO adaptou a sétima edição de seu festival para uma versão online. Marcado entre os dias 14 e 18 de setembro, o Festival FARO tem apoio da UBC e terá como sede o estúdio do LabSonica, laboratório de experimentação sonora do Oi Futuro. É de lá que serão transmitidos os dez shows que compõem a programação. O público poderá acompanhar as apresentações por meio da página do FARO no Facebook e do canal Papo de Música, no YouTube.

 “O FARO é mais que um programa de rádio, ele é uma bandeira que defendo desde que criei a MPB FM: o da democratização midiática no dial”, afirma a empresária Ariane Carvalho, proprietária da marca FARO. “O programa busca compreender as forças que constituem o atual cenário da música brasileira do Oiapoque ao Chuí. Por conta das limitações causadas pelo coronavírus, este ano, o festival vai amplificar as vozes de artistas cariocas, evitando assim os deslocamentos geográficos”, completa.

 Assim como nos anos anteriores, a 7ª edição do evento vai celebrar os encontros musicais ao propor uma diversidade de olhares, vozes, perspectivas e sentidos, sobretudo musical.

 Esta edição destaca a força das mulheres na música. Dos dez artistas, seis são mulheres, além da banda Pietá que tem à frente a cantora Juliana Linhares. Todos os artistas que estão no line up deste ano vêm se destacando na cena musical carioca: Anderson Primo, Caio Prado, Caru, Luciane Dom, Julia Mestre, Mariana Volker, Marina Íris, Pietá, Troá e Victor Mus. A cada dia de festival, uma dupla de artistas irá se apresentar. Eles ainda farão um número musical juntos.

 Segunda, dia 14 de setembro, abrindo a 7ª edição do festival, a banda Pietá, formada pelo power trio de músicos Frederico Demarca, Juliana Linhares e Rafael Lorga, se apresenta na mesma noite da cantora Marina Íris, que recentemente lançou seu segundo e elogiado disco, Voz Bandeira. Na terça, quem se apresenta é a cantora Luciane Dom e o cantor Caio Prado. Com vozes potentes e estilos diferentes, a noite promete muito soul contemporâneo. Já na quarta, dia 16, Victor Mus abre a noite e na sequência a cantora Caru, baiana radicada no Rio de Janeiro. Na quinta é a vez de Anderson Primo apresentar ao público as canções de seu EP de estreia, Ocê, Oceano e de Julia Mestre soltar a voz com suas composições que misturam gêneros musicais diversos. Encerrando o quinto dia de festival, na sexta, dia 18 de setembro, o duo feminino Troá e a cantora Marina Volker se apresentam no palco do evento que já recebeu inúmeros artistas que hoje estão estabelecidos na cena musical contemporânea.

 O Festival Faro será exibido, das 20h às 22h, simultaneamente, na página do programa no Facebook e no canal Papo de Música no Youtube.

 

7ª edição do Festival Faro / on-line

De 14 a 18 de setembro de 2020 (de segunda a sexta)

 

Programação: 

Dia 14 de setembro (segunda-feira): Pietá + Marina Íris

Dia 15 de setembro (terça-feira): Luciane Dom + Caio Prado

Dia 16 de setembro (quarta-feira): Victor Mus + Caru

Dia 17 de setembro (quinta-feira): Anderson Primo + Julia Mestre

Dia 18 de setembro (sexta-feira): Troá + Mariana Volker

 

Horário 1º show: 20h

Horário 2º show: 20h40

Transmissão on-line: Fanpage do FARO + Papo de Música no Youtube

Mais informações: @farompb (Twitter + Facebook + Instagram)


 

 



Voltar