Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Conexões UBC estreia com Charles Gavin e Carlos Taran para falar sobre a remuneração do streaming
Publicado em 26/05/2021

Imagem da notícia

O evento acontece no dia 1 de junho, às 18h e possui ingresso gratuito

“Streaming: A remuneração poderia ser melhor?” Este é o tema do debate da estreia do Conexões UBC. A série é um espaço para discutir assuntos relevantes para o mercado musical com profissionais da música e especialistas. O primeiro evento acontece na próxima terça-feira (1), às 18h, com transmissão online e inscrição gratuita. Para garantir o ingresso, basta acessar o Sympla e preencher o cadastro. 

Gestão de direitos autorais, marketing digital, plano de carreira, financiamento coletivo, produção musical e executiva. Há muito a indústria da música deixou de ser um negócio envolvendo apenas artistas, gravadoras e a tradicional figura do empresário. Para debater as possibilidades e entender a fundo a problemática da remuneração dos streamings, o Conexões convidou duas referências do showbiz brasileiro: o músico, compositor, apresentador, pesquisador e produtor cultural, Charles Gavin, e o empreendedor, empresário artístico e produtor cultural, Carlos Taran.

Que o streaming possui uma importância grandiosa na indústria da música todo mundo já sabe. O relatório divulgado pelo IFPI em 2020 mostra que 62% das receitas do mercado musical vêm dos streamings, muito diferente do cenário de anos atrás. Mesmo com um panorama muito melhor, o modo de pagamento do streaming vem sendo cada vez mais questionado por artistas do mundo inteiro. Taran vai trazer para debate junto com Charles o tema de o seu dossiê e série "Ainda precisamos falar sobre o streaming”, em que explica alguns pontos essenciais para entender esse processo. 

A dupla vai se reunir para discutir assuntos importantes para todos os artistas, em especial os independentes. Os convidados trarão para a roda a avaliação dos sistemas de remuneração, a forma que ela é feita, a fraude dos fake-streams e como a compra e venda de streams está prejudicando o sistema, danificando a indústria e afetando a credibilidade das plataformas, dentre outros assuntos. 

Charles Gavin foi baterista de diversas bandas da cena paulistana, dentre elas o Ira!. Integrou o grupo Titãs, de 1985 a 2010, em que gravou dezesseis álbuns e cinco dvds. Desde 2007 é apresentador, co-diretor e roteirista de O Som do Vinil, programa semanal exibido pelo Canal Brasil, atualmente em sua 15ª temporada.

Carlos Taran é autor, formado em administração e marketing com MBA em Gestão Cultural e indústrias criativas pela FGV Rio. No Brasil, cuidou dos assuntos da Legião Urbana para Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá desde 2009 até 2017, quando passou a se dedicar à produtora Music Tour, da qual é sócio-diretor, que cuida de artistas como Jorge Drexler, dentre outros. Ao longo da sua carreira tem colaborado na gestão e planificação estratégica de diversos artistas, tanto no Brasil quanto no resto dos países Ibero-Americanos. É uruguaio mas mora no Rio de Janeiro desde 2007, também viveu e trabalhou na Argentina e no Japão.

 

CONEXÕES UBC:
Tema: Streaming: A remuneração poderia ser melhor?
Data: 01/06/2021
Horário: 18h
Garanta seu ingresso clicando aqui


 

 



Voltar