Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Com variante do coronavírus, Reino Unido adia os famosos festivais de verão
Publicado em 27/06/2021

Após o aumento no número de casos da variante Delta do novo coronavírus, UK decide adiar a reabertura dos grandes eventos e indústria da música pede mais transparência do governo

Por Akemy Morimoto, do Rio

O Reino Unido caminhava bem para a fase quatro de desbloqueio total das restrições impostas pela pandemia. Mas, com o crescimento dos casos da variante Delta do coronavírus, o primeiro-ministro, Boris Johnson, resolveu adiar a reabertura para 19 de julho. A decisão trouxe desespero e desesperança para a indústria de shows britânica, que já possuía diversos festivais de verão confirmados. O mercado musical, já insatisfeito com a forma que o governo apoiava o nicho, entrou com uma ação judicial devido à falta de clareza e comunicação com o segmento mais afetado economicamente pela Covid-19.

A etapa quatro do roteiro do governo para sair do bloqueio estava programada para a última segunda-feira, 21 de junho. Apelidado como "Dia da Liberdade" pela imprensa britânica, o Reino Unido iria reabrir as casas noturnas sem limites de capacidade ou medidas de distanciamento social. No entanto, um aumento significativo nos casos da variante fez com que a reabertura fosse adiada em um mês.

O verão acaba de começar na Europa e a indústria costuma aproveitar a chegada da estação para realizar os grandes festivais. De acordo com uma pesquisa realizada pela Reino Unido LIVE Concerts, cerca de cinco mil shows de música ao vivo, como Kendal Calling, Truck Festival e Beyond the Woods, terão que ser cancelados devido ao atraso de quatro semanas para a reabertura. Os responsáveis acreditam que esses cancelamentos poderiam ter sido evitados se o ministro tivesse ouvido os apelos da indústria por um esquema de suporte e proteção financeira dos eventos que não puderam acontecer por causa da pandemia.

As organizações dos shows temem que seja tarde demais para salvar a maioria dos festivais musicais de verão já agendados para este ano. Com as restrições impostas e mantidas, a indústria da música do Reino Unido enfrenta “a chance real de que o mercado de verão possa entrar em colapso pelo segundo ano consecutivo”, diz Stuart Galbraith, chefe do Kilimanjaro Live e cofundador do corpo de música ao vivo da LIVE.

LEIA MAIS: Em meio à pandemia, associados da UBC investem na docência

Em abril, o governo britânico lançou o Programa de Pesquisa de Eventos (ERP) para estudar o risco de transmissão da Covid-19 em uma série de eventos esportivos e de música ao vivo. Embora alguns dos dados científicos recolhidos no teste tenham sido divulgados, o Estado ainda não publicou o relatório completo. O episódio causou insatisfação na indústria de shows do Reino Unido, que se vê no direito de acompanhar o andamento do estudo para conseguir se organizar e planejar.

Para tentar forçar o governo a publicar os resultados do projeto, a LIVE e seis outras organizações, como a Andrew Lloyd Webber’s Really Useful Group, entraram com um processo no Supremo Tribunal Britânico solicitando a divulgação imediata do relatório completo do ERP. O requerimento legal afirma que a base de dados que mantém restrito o público em eventos permanece ocultos e precisam de agilidade na divulgação. 

As organizações musicais citam os resultados iniciais dos eventos de teste da primeira fase como evidência de que, com as devidas precauções, os eventos ao vivo em plena capacidade podem reabrir com segurança. Os eventos-teste incluíram duas noites em clubes em Liverpool, com a participação de seis mil pessoas; um concerto ao ar livre para cinco mil pessoas, também em Liverpool, com show da banda Blossoms; e o Brit Awards na Arena O2 de Londres em 11 de maio, onde um público ao vivo de quatro mil pessoas compareceu sem máscaras e sem distanciamento social. Mais recentemente, uma versão reduzida do Download Festival em Leicestershire aconteceu de 18 a 20 de junho na frente de 10 mil fãs de rock e metal como parte do programa. O público foi submetido aos testes Covid-19 antes e depois de cada evento.


Brit Awards 2021, na Arena O2 de Londres (MTV Next/Reprodução)

De acordo com os dados da pesquisa, dos seis mil participantes que estiveram no clube em Liverpool, onze testaram positivo para o novo coronavírus. Entretanto, não há comprovação de que a transmissão aconteceu durante o evento. Já a premiação Brit Awards não resultou em nenhum caso positivo, segundo o secretário de cultura Oliver Dowden ao jornal The Evening Standard em 25 de maio.

LEIA MAIS: Nova York planeja mega evento no central park para comemorar reabertura

Devido a falta de apoio governamental com a revelação do resultado da pesquisa, o músico e operador de festival, Peter Gabriel, revelou para o jornal Billboard que a indústria de festivais do Reino Unido está "à beira do colapso" e que, se continuar assim, ele será forçado a tomar a "dolorosa decisão " de cancelar seu festival de música mundial WOMAD, agendado para 22 a 25 de julho em Wiltshire, na Inglaterra.

“Nós lutamos para entender por que esses eventos-teste aconteceram se o governo agora não pode nos dizer os resultados e como isso afetará a todos nós”, conta Peter.

Em resposta à Billboard sobre a ação legal, um porta-voz do governo disse que o Programa de Pesquisa de Eventos está sujeito a "um processo abrangente e rigoroso de coordenação e aprovação" e o relatório será publicado antes da passagem para a etapa quatro, como prometido. De qualquer forma, é preciso aguardar o controle da nova variante para haver a reabertura. Enquanto isso, o mercado de shows britânico - e mundial - segue respirando por aparelhos e necessitando de suporte financeiro para conseguir resistir à pandemia. 

LEIA MAIS: Youtube oferece US $ 100 milhões para criadores em nova ferramenta

 


 

 



Voltar