Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Mariene de Castro é a convidada da Janela UBC desta semana
Publicado em 12/07/2021

Imagem da notícia

Cantora e compositora indicada ao Grammy será entrevistada por Paula Lima nesta quinta-feira, às 17h, no Instagram da UBC 

Do Rio

Cantora, compositora, instrumentista, bailarina e atriz - essas são algumas das atribuições de Mariene de Castro, convidada da Janela UBC desta semana. A baiana vai bater um papo com a diretora da UBC, Paula Lima, nesta quinta-feira (15), às 18h, ao vivo, no Instagram da UBC. As artistas abordarão temas diversos, dentre eles a carreira de Mariene, suas referências e seu último projeto, o álbum “Acaso Casa Ao Vivo”, que foi indicado ao Grammy Latino de 2020 e feito em parceria com o pernambucano Almério.

Mariene de Castro começou sua carreira musical na década de 1990, como parte da equipe de vocais de Carlinhos Brown, Márcia Freire e do grupo Timbalada. Seu primeiro show solo foi em 1996, assim como a turnê “Iluminada”, que percorreu vinte cidades francesas. Após voltar ao Brasil, investiu em seu trabalho solo, se apresentando em diversas casas na Bahia. Em 2004 tornou-se a cantora principal do Bloco Cortejo Afro, além de lançar seu primeiro álbum, “Abre Caminho”. O projeto recebeu o Prêmio Tim de Melhor Disco em 2005, e o Prêmio Rumos do Itaú Cultural. 

Ao longo dos anos 2000, Mariene trabalhou com nomes importantes da música brasileira, como Beth Carvalho, Caetano Veloso, Diogo Nogueira, Quinteto em Branco e Preto e Toninho Geraes, e também teve uma de suas canções, “Isto É Bom”, incluída na trilha sonora da novela “Lado a Lado”, da Rede Globo. Apresentou-se ao lado de Arlindo Cruz e Gilberto Gil em diferentes edições do Prêmio da Música Brasileira, além de cantar no encerramento das Olimpíadas de 2016, ano no qual também atuou como Dalva na novela “Velho Chico”, da Globo. Seu trabalho mais recente, o álbum “Acaso Casa  - Ao Vivo”, feito com o cantor pernambucano Almério, foi indicado ao Grammy Latino de 2020. 

 

SOBRE A JANELA UBC:

O projeto Janela UBC foi idealizado pelo diretor executivo da UBC, Marcelo Castello Branco, no início da pandemia. A série faz parte da iniciativa Juntos Pela Música, fundo que arrecadou mais de R$ 1,7 milhão através de crowdfunding e ajudou mais de 1.070 famílias durante quatro meses no ano de 2020. A campanha realizada pela UBC contou com o apoio do Spotify que, com o seu programa global Covid-19 Music Relief, dobrou as doações recebidas.

Ultrapassando 120 horas de lives, a Janela UBC tem em seu histórico de convidados artistas como Sandra de Sá, Gilberto Gil e Erasmo Carlos. Profissionais do mercado da música, como diretores de gravadoras, executivos de marketing, produtores musicais e de eventos também marcaram presença nos nossos encontros.

 

LEIA MAIS: Conexões UBC debate sobre música e comunidade LGBTQIA+

LEIA MAIS: STJ delimita pedido de pesquisador que queria dados de obras e fonogramas


 

 



Voltar