Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Direitos autorais arrecadados no mundo inteiro atingem recorde de 8,6 bilhões de euros
Publicado em 25/11/2016

Imagem da notícia

O Relatório Global de Arrecadação 2016 da Cisac registra forte crescimento em todas as regiões do mundo e apresenta uma visão sobre a indústria de música digital

Paris, França (Publicado pela Cisac em 22 de novembro de 2016)

 A Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (Cisac) lançou seu Relatório Global de Arrecadação de 2016, sobre a remuneração dos criadores no ano de 2015. Esta publicação agrega dados financeiros oriundos das 239 sociedades membras da organização, representando mais de 4 milhões de criadores de música, obras audiovisuais, dramáticas e de artes visuais em 123 países. Pela primeira vez, o relatório também consolida os valores dos principais editores da indústria de música digital nos principais mercados.

O relatório mostra que o total de direitos arrecadados cresceram pelo terceiro ano consecutivo com 8,6 milhões de euros, um aumento de 8,9% em relação a 2014 e superando a marca dos oito milhões de euros. A arrecadação de música representou quase 90% deste valor (7,5 bilhões de euros) e tiveram aumento de 8,5% em relação ao ano anterior. Outros repertórios também experimentaram um forte crescimento: os direitos audiovisuaisaumentaram em 15,1% e os direitos de artes visuais registram um crescimento de 27,4%. 

A arrecadação pelos serviços digitais saltou 21,4% representando 7,2% do total de direitos arrecadados no mundo. A nova edição do Relatório Global de Arrecadação da Cisac oferece uma análise aprofundada das tendências do mercado com uma atenção especial para a arrecadação de sociedades e editoras de música oriundas das plataformas digitais musicais nos EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha e Suécia.

O presidente da Cisac e pioneiro da música eletrônica Jean-Michel Jarre declarou:

“Em 2015, as organizações membras da Cisac arrecadaram mais de 8,6 bilhões de euros, um recorde na história da confederação. Este relatório tão positivo é muito importante para os criadores do mundo inteiro. Como todos, confiamos na saúde da economia. No entanto, ao contrário de muitos, dependemos realmente de nossas sociedades na arrecadação de nossos direitos para podermos continuar criando. Precisamos de sistemas eficazes que captem o valor de nossas obras e exigimos daqueles que se beneficiam delas que nos paguem de forma justa. A boa saúde das indústrias criativas e a capacidade dos criadores de viver de seu trabalho é de vital importância tanto para a cultura como para a economia”.

Principais tendências:

- A arrecadação de direitos globais em 2015 totalizou mais de 8,6 bilhões de euros, com aumento de 8,9% em relação a 2014.

- Por região, a Europa continua liderando em direitos arrecadados a nível mundial com 58,4% de participação (5 bilhões de euros), experimentando um crescimento de 3,6% em um ano.

- Por repertório, a música representa o maior número de arrecadação (86,8% do total). O repertório audiovisual (+15,1%) e as artes visuais (+27,4%) mostraram um forte crescimento anual.

-Recebimentos de serviços digitais aumentaram em 21,4%, mas representam apenas 7,2% do total de direitos arrecadados no mundo.

Comentando as conclusões do relatório, o Diretor-Geral da Cisac, Gadi Oron, afirmou:

“A arrecadação dos membros da Cisac em 2015 tiveram um crescimento sem precedentes de cerca de 9% neste ano e, pela primeira vez, superou a marca de oito bilhões de euros. Isto é prova do contínuo desenvolvimento da rede global de gestão coletiva e dos crescentes esforços de nossos membros para melhorar suas operações, ajustando suas soluções de licenciamento e respondendo às demandas do mercado. O forte crescimento em todas as regiões do mundo onde os membros da Cisac são ativos, é particularmente animador. Reflete o trabalho de base realizado em muitos países pela Cisac e seus membros na promoção de leis favoráveis, no apoio às operações das sociedades e na constante melhora de serviços aos criadores e editores afiliados”.

Música Digital

O novo relatório da Cisac possui um foco especial no mercado online e, pela primeira vez, fornece uma análise de Susan Butler, especialista da indústria, sobre o mercado de música digital. Ele traz dados consolidados das sociedades e dos editores de música em seis principais mercados (EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha e Suécia) sobre a arrecadação de anúncios nas plataformas digitais de áudio e vídeo, assinatura em serviços de áudio e serviços de download pago.

O relatório mostra que os serviços de assinatura são o modelo predominante em termos de direitos autorais pagos aos criadores e aos editores de música nos EUA, Reino Unido, França e Suécia, enquanto que os serviços de download dominam os rendimentos digitais na Alemanha e no Canadá. Os serviços financiados por anúncios geram para os criadores benefícios muito inferiores em comparação a outros modelos de negócio de música online, em todos os mercados principais.

Em relação aos rendimentos dos criadores oriundos de plataformas digitais, Gadi Oron disse:

“Em 2015 vimos um aumento global de 21,4% na arrecadação dos nossos membros que vem das plataformas digitais e isto é motivador. No entanto, a participação da receita digital no total dos direitos arrecadados por nossos membros é muito baixa, apenas de 7,2%. A principal causa disto se deve a algumas leis antiquadas e brechas jurídicas que impedem que nossos membros obtenham uma remuneração justa nas plataformas digitais em muitos países. A enorme diferença entre as arrecadações nos serviços por assinatura e de anúncio não é só alarmante, mas também uma clara evidência de que precisamos urgentemente de soluções regulatórias. Alguns dos principais serviços online geram enormes lucros com o uso de conteúdo criativo, mas se recusam a compartilhá-los com os criadores desse conteúdo. O que estamos testemunhando é uma transferência de valor daqueles que criam para aqueles que distribuem; uma situação injusta que requer uma atenção urgente por parte dos governos e dos legisladores”.

 

Valores globais em detalhes

Arrecadação por região

- O crescimento foi impulsionado globalmente em todas as regiões do mundo.

- A América do Norte mostrou o crescimento mais forte com um aumento de 33% nas arrecadações em 2015. Este salto é em parte atribuído às flutuações da taxa de câmbio e à renda da Agência Harry Fox (que agora faz parte do grupo Sesac).

- A África registrou um aumento animador de 14,9% nas cobranças entre 2014 e 2015.

- A arrecadação na Ásia-Pacífico subiu 5,6%.

- A América Latina e o Caribe registraram um crescimento de 3,7%.

- A Europa registrou um aumento anual de 3,6%.

 

Arrecadação por repertório

- Gerando a maior parte da arrecadação global com 86,8%, a arrecadação de música cresceu em 2015 8,5%

- A arrecadação audiovisual aumentou 15,1% de 2014 a 2015 alcançando os 574 milhões de euros, com a grande maioria destas arrecadações (90%) realizadas na Europa. 

- As artes visuais, o menor setor em termos de arrecadação de direitos (181 milhões de euros), mostraram o crescimento mais forte (+27,4%).

 

Arrecadação por tipo de direito

- A arrecadação de direitos de execução pública registrou uma taxa de crescimento de 9,1% alcançando 6,8 bilhões de euros e representando 78,8% do total.

 

Clique aqui para baixar o relatório completo em inglês.


 

 



Voltar