Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

UBC na Festa Nacional da Música: os bastidores
Publicado em 10/11/2017

Participação da maior sociedade de gestão coletiva do país no maior evento dedicado à nossa arte mais popular busca estimular a interação entre os diferentes elos da indústria


Já virou tradição: a cada mês de outubro, Porto Alegre se transforma na capital musical do Brasil, quando um público de mais de 200 mil pessoas se reúne em shows de todos os ritmos e estilos, assim como em atividades variadas que celebram a nossa arte mais popular. Na edição 2017 da Festa Nacional da Música não foi diferente, e a União Brasileira de Compositores (UBC), como maior e mais tradicional sociedade de gestão coletiva de direitos autorais musicais do país, não poderia estar em outro lugar.

Fosse em entrevistas e atividades lúdicas envolvendo artistas, agentes, empresários e editores no Hotel Plaza São Rafael, fosse pela distribuição de brindes e quitutes para a turma que passou por lá, a UBC chamou a atenção com uma estratégia que buscou integrar os diferentes elos da cadeia musical nacional.

A começar, naturalmente, por quem dá início a tudo: o compositor. A participação da UBC na Festa, entrevistando autores, dando-lhes voz, imagem e tratamento VIP, se insere num contexto de valorização do personagem gerador da nossa arte e que foi alvo de uma série de outras iniciativas ao longo do mês de outubro, quando se celebra o Dia do Compositor Brasileiro (7). Além das homenagens a compositores — como a criação do Prêmio UBC, cuja primeira edição, este ano, homenageará o grande Gilberto Gil —, a nossa associação lidera ações pela correta identificação dos autores em sites musicais como o Vagalume, o maior banco de dados nacional de letras e cifras, com o qual selamos uma parceria.

Pelas redes sociais, fizemos um “tuitaço” no próprio dia 7, com adesão de diversos artistas. E iniciamos uma campanha estimulando os intérpretes a dar destaque aos criadores das canções. Não menos importante: inauguramos, na nossa sede nacional, no Rio, o Espaço UBC, um lugar para apresentações, trocas de ideias e celebração dos criadores. Ali ficará exposto o recém-restaurado acervo de caricaturas de Lan que retratam grandes nomes da história da nossa associação, de Ary Barroso, Pixinguinha e Villa-Lobos a Rita Lee e Renato Russo.

Na Festa da Música, a diversidade igualmente marcou nossa atuação. E uma das atividades que mais chamaram a atenção foi o quiz que fizemos com compositores, apresentando-lhes grandes músicas do nosso cancioneiro e perguntando-lhes quem são os compositores. Também entrevistamos músicos e compositores sobre as razões de terem abraçado o universo musical e fizemos uma divertida pesquisa em vídeo sobre o “gauchês”, uma forma carinhosa de homenagear a cidade sede do principal evento musical nacional.

“Foi um enorme prazer, além de muito proveitoso, estar na Festa. É raro conseguir reunir num só lugar tantos nomes da música, entre artistas e profissionais em geral. A possibilidade de troca de informações e experiências é valiosa”, afirma Danieli Corrêa, gerente da filial da UBC no Rio Grande do Sul. “Esse evento proporciona tudo isso. Certamente estaremos presente nas próximas edições, e esperamos que sejam muitas.”

Assista aos vídeos da Festa Nacional da Música no nosso canal do YouTube: ubc.vc/VideosFNM

 

 

Veja algumas fotos dos bastidores da Festa.

Claudinho Pereira e Totonho Villeroy usando o fone da UBC

 

Danieli Correa (gerente da filial do RS) e Nando Cordel

 

Equipe entregando o kit da UBC a Felipe Araújo

 

Equipe UBC: Geraldo Vianna, Danieli Correa, Gabriele Bittencourt, Angea Johansen, Manno Góes e, abaixo, Daiane Araújo

 

Entrevista com Samantha Jesus no Espaço UBC

 

Gabriele Bitencurt, Angela Johansen, Rappin Hood e Danieli Correa

 

Equipe da filial do RS e Comunidade Nin Jitsu

 

O Youtuber Caciano Kuffel entrevistndo Serginho Moah

 


 

 



Voltar