Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Um projeto musical para (re)unir Brasil e Portugal
Publicado em 23/07/2021

Ponte Aérea: Portugal-Brasil terá entrevistas com grandes nomes da produção contemporânea dos dois países e patrocínio de UBC e SPA

Do Rio

Carminho, a primeira convidada da websérie. Divulgação

Se um enorme oceano nos separa, uma língua em comum e uma história de cinco séculos nos mantêm sempre unidos. Nada como uma ponte para nos lembrar disso. Neste próximo 3 de agosto, o canal Papo de Música, comandado no YouTube pela jornalista Fabiane Pereira, estreia uma websérie para estreitar os laços musicais lusófonos. Chamado de Ponte Aérea: Brasil-Portugal, o projeto é patrocinado pela UBC em parceria com a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e aproximará grandes nomes do cancioneiro contemporâneo de lá e de cá. Logo na estreia, quem participará do bate-papo mediado por Pereira será Carminho, uma das mais celebradas fadistas da nova geração. 

Ao longo de várias semanas, entre agosto e setembro, outros nomes como Ney Matogrosso, António Zambujo, Pedro Abrunhosa, Miguel Araújo, Salvador Sobral, Dino Santiago e Mayra Andrade, além de Nelson Motta, Letrux, Ronaldo Bastos, Ana Moura, Russo Passapusso e vários mais participarão dos encontros. Por vezes, as conversas serão a três; em outras, serão entrevistas individuais feitas pela jornalista. Quaisquer que fossem os formatos, o projeto teria ocorrido presencialmente, não fosse uma pandemia que virou tudo pelo avesso. 

“Inicialmente, eu faria cinco entrevistas presenciais com nomes emergentes da cena musical portuguesa, que, ao contrário do que muitos pensam, é tão rica e plural quanto a nossa. Mas, a partir do convite da UBC, essas cinco entrevistas se multiplicaram e, agora, são dezoito. Não serão presenciais, como inicialmente pensado, porque ainda há limitações de logística, mas as gravações virtuais têm o mesmo entusiasmo e objetivo: aproximar o público brasileiro de outras expressões da música lusófona, especialmente a que é produzida em solo português”, explica a jornalista, que já morou em Lisboa e possui estreita relação com Portugal.

VEJA MAIS: Em vídeo, Fabiane Pereira apresenta o projeto Ponte Aérea: Brasil-Portugal

Os encontros irão ao ar toda terça-feira, às 12h, no YouTube do Papo de Música. Os melhores momentos também serão disponibilizados no canal da UBC. Às quintas, haverá a transmissão da conversa entre um artista brasileiro e um português, simultaneamente, nos canais Papo de Música e UBC, no YouTube.

“Vozes que se juntam, corações que se unem”, resume, animado com a parceria, o presidente da UBC, Paulo Sérgio Valle, ao que José Jorge Letria, presidente da SPA, agrega: “Um mar de vozes a juntar Portugal e o Brasil.”

Salvador Sobral: astro internacional da música portuguesa também será entrevistado. Divulgação

Confira a programação: 

03/08 – Carminho

10/08 – Salvador Sobral

17/08 – Mayra Andrade

24/08 – Pedro Abrunhosa

Abaixo, as entrevistas que estão agendadas mas ainda não foram gravadas – e que irão ao ar no Papo de Música e no canal da UBC no YouTube:

08/08 – Ney Matogrosso + Zambujo

12/08 – Nelson Motta + Cuca Roseta

19/08 – Russo Passapusso (BaianaSystem) + Capicua

26/08 – Letrux + Maro

02/09 – Duda Beat + Pongo

Zambujo e Ney, durante encontro no Rio. Eles participarão juntos de um episódio da websérie. Reprodução Instagram

LEIA MAIS: UBC e SPA fecham acordo, e artistas portugueses serão representados exclusivamente pela nossa associação em solo brasileiro


 

 



Voltar