Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Festivais 2022: como fica o panorama em meio à ômicron
Publicado em 14/01/2022

Muitos eventos estão sendo adiados ou cancelados, mas produtores reforçam confiança na recuperação; veja a lista dos confirmados

Por Luciano Matos, de Salvador

Atualizada em 17/01/2022

Multidão durante um festival em julho passado, em Barcelona (Espanha). Vacinação, medidas sanitárias e uma ômicron mais 'branda' são esperanças. Foto: Shutterstock

Dois mil e vinte e dois parecia que seria a redenção dos festivais, depois de dois anos de cancelamentos e adiamentos. O calendário de eventos estava robusto, com muitas novidades e retornos de janeiro até dezembro. A variante ômicron da Covid, no entanto, tem jogado um banho de água fria nos planos dos produtores, e vários festivais passaram a ser adiados e cancelados. Pelo menos nestes primeiros meses, as incertezas vão continuar. O ano que prometia muito segue agora com uma grande interrogação.

Entre os vários festivais de portes e propostas diversas, programados para este começo de ano e que tiveram que alterar suas programações, está o Universo Spanta. Marcado para acontecer durante todo mês de janeiro na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, ele foi adiado para 2023. Inicialmente, haviam sido cancelados os primeiros dias, mas a produção decidiu pela não realização de um evento que prometia ser dos comentados no verão, recebendo mais de 150 atrações, como Pabllo Vittar, Vitão, Luedji Luna, BaianaSystem, Gal Costa, Ivete Sangalo, Alcione e Ney Matogrosso.

O Floripa Jazz, que iria receber nomes como Toquinho e Rhaissa Bittar, entre esta sexta-feira (14) e o próximo domingo, em Florianópolis, anunciou nas suas redes sociais o adiamento, sem definir uma nova data. O MPBoca, que teria nomes como Liniker e Josyara, sábado agora (15), no Rio de Janeiro, também foi cancelado e ainda não anunciou uma nova data.

Até festivais programados para fevereiro, como o Encontro das Tribos, em Ribeirão Preto (SP), e o Porto Musical, no Recife, já se anteciparam e preferiram adiar sua realização. De 15 de fevereiro, o evento do interior de São Paulo foi transferido para 27 de agosto. Já o nordestino foi para 5 a 7 de maio.

Outro que anunciou o adiamento foi o Festival DoSol, em Natal, que estava dando continuidade à temporada 2021/22 do evento neste mês de janeiro. As duas últimas datas, inicialmente marcadas para 22 e 29 deste mês, foram empurradas para 10 e 23 de abril.

Segundo a produtora do evento, Ana Morena, foram vários os motivos para o adiamento. ”Logisticamente fica muito difícil produzir um evento com tantos voos sendo cancelados e tanta gente adoecendo”, diz. “É um alívio saber que, graças à vacina, as pessoas estão com sintomas leves, mas inviabiliza a participação delas no evento. E isso é entre artistas, equipe e fornecedores.”

Ela completa que boa parte do público que já tinha comprado ingresso estava com receio de ir ao evento: 

“Mesmo a gente exigindo o certificado com duas doses, fazendo uma campanha para as pessoas ficarem de máscara, num lugar completamente aberto e com público em 1/3 da capacidade”, afirma. “O DoSol é um ambiente de alegria e felicidade, e a gente viu que não tinha sentido fazer em meio a tanta insegurança e tensão. Estamos bem e certos de que foi a melhor decisão. Todo mundo ficou num misto de tristeza e alívio.” 

Além deste adiamento da temporada 2021 para abril, o festival mantém sua edição 2022 para novembro.

Programações mantidas

A maioria dos festivais tem mantido a programação, mesmo os programados para janeiro. É o caso do Se Rasgum, em Belém, que começa nesta sexta-feira (14) e teve a importante baixa da cantora e compositora Adriana Calcanhotto, já que membros da sua equipe testaram postivo. Outros que reafirmam sua realização este mês são o Marshmallow, em São Paulo; o Vaca Amarela, em Goiânia; o Levada, no Rio de Janeiro; o Saravá, em Florianópolis; o Festival Jazz Trancoso, no Sul da Bahia. Agora, uma coisa é certa: as mudanças são tão rápidas que, quando você estiver lendo este texto, pode ser que alguma produção tenha anunciado alterações. 

Programado para acontecer entre 16 e 19 de junho, num hotel fazenda em Altinópolis, São Paulo, o festival Forró da Lua Cheia é outro que mantém os planos. Segundo Lincoln Talamoni, coordenador de Marketing e de Artes Integradas do evento, a data está mantida. “Estamos aguardando maiores orientações das autoridades. O festival será feito dentro de todos protocolos necessários”, diz.

“Vale lembrar que ele acontece numa fazenda gigantesca, tudo ao ar livre. Temos 5 meses ainda, bem mais gente estará vacinada, crianças vacinadas, todo mundo com terceira dose. Estamos mantendo cuidado extremo com público e de olho em tudo que está rolando”, completa.

Ana Morena, que também é presidente da Abrafin – Associação Brasileira de Festivais Independentes, lembra que é importante que se discuta importância da cultura nestes tempos.

“Cancelar ou adiar um festival pra quem está de fora é algo que pode parecer simples, mas não é. São muitas pessoas envolvidas, profissionais que ficam sem trabalho, toda uma cadeia que enfraquece”, diz.

Ela lembra que a cultura é um dos setores que mais geram emprego e renda na economia do país — e que foi fundamental para a manutenção da sanidade mental coletiva nestes últimos dois anos. 

“Precisamos ampliar a responsabilidade de fortalecer a campanha de vacinação, a importância das 3 doses, do uso da máscara, da testagem, da exigência do certificado de vacinação para acesso a espaços, também com outros setores da economia. Precisamos que todos estejam vacinados para sair dessa pandemia. É urgente, fundamental e coletiva essa responsabilidade”, afirma.

Expectativas para 2022

Se tudo melhorar em alguns meses, 2022 ainda promete ser o ano dos festivais no Brasil. Isso porque, além da volta das centenas de eventos do tipo que já aconteciam antes da pandemia, o país vai experimentar um punhado de novidades.

Entre elas, algumas já vêm chamando atenção, como as versões brasileiras de aclamados festivais internacionais. É o caso do espanhol Primavera Sound, do holandês DGTL, do alemão Time Warp e do norte-americano Afropunk, que deve, finalmente, aportar com sua versão completa em Salvador.

Há também uma série de novos festivais brasileiros, como o MITA - Music Is The Answer, alternando atrações brasileiras e internacionais em São Paulo e Rio; o Zepelim, que vai rodar por três capitais nordestinas; ou o Gop Tun, em São Paulo, focado em música eletrônica.

Dois dos maiores festivais do país, o Rock in Rio e o Lollapalooza, também estão de volta depois de adiamentos devido à pandemia. Confiante na reversão da curva de contágios até março, quando será realizado o Lolla, em São Paulo, Marcelo Beraldo, diretor de conteúdo da TF4, responsável pelo festival, confirmou à UBC a sua realização: 

"A princípio, segue confirmado. Estamos cientes e acompanhando a situação atual para eventuais correções de rumo. Observando o que aconteceu em outros países, esperamos que em algumas semanas ocorra uma queda na curva de contágio. Vale mencionar que é importante que todos os fãs estejam com o esquema vacinal completo. Ademais, seguiremos acompanhando de perto e seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde." 

Uma grande expectativa após a paralisia acompanha também os festivais independentes espalhados pelo país, desde os maiores, como Bananada, em Goiânia; Rock the Mountain, em Petrópolis (RJ); Mada, em Natal; e Coala, em São Paulo, até o de menores proporções, como o Carambola, em Maceió; o Sonido, em Belém, e o Feira Noise, em Feira de Santana (BA).

A maioria dos festivais prima pela diversidade, mas há aqueles focados em gêneros específicos, como o REP, no Rio de Janeiro, focado no universo do rap, ou o Kaya, em São Pulo, no do reggae. Ou os diversos festivais focados no jazz, como o Urban Jazz Festival, em Cruzília (MG).

>> Veja o calendário de festivais ainda confirmados em todo Brasil:


JANEIRO

Festival Se Rasgum da Paz – XVI Edição
14, 15 e 16 de janeiro

Belém (PA)

Formato híbrido
https://beacons.page/serasgum

Dia 14

Theatro da Paz

Jards Macalé em Besta Fera, Nilson Chaves, Josyara e Giovani Cidreira (BA) e Liège.

Café Santo 

DJ Marquinhos (CE), DJ E.B (SP) e DJ Mary G (SP).

Dia 15

Theatro da Paz

Nelson D e Brisa Flow (SP), Anna Suav e Klubber (PR).

Café Santo 

DJ Bernardo Pinheiro, DJs Almusic & Damasound e DJ Julia Weck (SP).

Dia 16

Usina da Paz do Icuí-Guajará

Dona Onete, artista convidado e DJ Ananindeusa.

 

Marshmallow Festival

14 de janeiro

Village Barra Funda - São Paulo (SP)

Gloria Groove, Lexa, Pocah, Pepita, Lia Clark, Danny Bond, Duda DelloRusso, DJ Heey Cat,  DJ Babi Deejay, e Marcia Pantera.

 

Festival Vaca Amarela

21 e 22 de janeiro

Centro Cultural Oscar Niemeyer - Goiânia (GO)
www.instagram.com/festivalvacaamarela

Dia 21

Gloria Groove, Distoppia, Guilhotina Guinle, Madu, Sótão, Adriel Vinícius, Ousel, Bibeats, Kira Spirandelli, Renatto, Desventuras, DJ Georgia, Dj Caveira, DJ Lipy B & Leo Rockfeller, DJ Túlio Fernandes e DJ Amanda Polveiro.

Dia 22

Karol Conká, Dead Fish, 7 Copas, Aurora Rules, DJ Tubarão, Dry, Overfuzz, Os Rockefellers, Gasp, Gabriel Lisboa, Rhangel, DJ Xxxuão, DJ Maaju, DJ Gabs Frozen, DJ Oluás, DJ Daniel de Mello, DJ Raul Majadas e DJ Nina Fratari.

 

Festival Levada

25 e 26 de janeiro, 2, 8, 9, 15 e 16 de fevereiro

LabSonica - Oi Futuro - Rio de Janeiro (RJ)
https://www.facebook.com/festivallevada

Dia 25

Patricia Polayne

Dia 26

Jonathan Ferr

Dia 2 de fevereiro

Arícia Mess

Dia 8 de fevereiro

Guto Brant

Dia 9 de fevereiro

Luellem de Castro

Dia 15 de fevereiro

Angélica Duarte

Dia 16 de fevereiro

Carolina Sá

 

Festival Jazz Trancoso

28 a 30 de janeiro
Trancoso (BA)

 

Festival Saravá

29 e 30 de janeiro

Florianópolis (SC)
www.instagram.com/festivalsarava

 

Dia 29

Gilsons, Mulamba convida Bia Ferreira, Tagua Tagua, Skrotes convida Guizado e Dandara Manoela, Cortejo com Coletivo Abayomi, DJ Mary G e DJ Lovesteady.

Dia 30

Céu, Juçara Marçal, Kiko Dinucci, Cores de Aidê (SC) convida Doralyce (RJ), Terno Rei (SP), DJ Mary G (SP) e DJ Góia (MS).

 

Festival de Verão BH

29 e 30 de Janeiro

Esplanada do Mineirão - Belo Horizonte (MG)
www.instagram.com/festivalveraobh

Dia 29

Natiruts, Kvsh, Lagum, Vanessa da Mata, Djonga, Poesia acústica, Recayd Mob, Jão, Sidoka, Bin, Vitão ft. Luccas Carlos, Day, Luedji Luna, Julio Secckin, Academia da Berlinda, Afrocidade, Lourena, Clara Valverde ft. Mariana Nolasco, Chico Chico, Mahmundi, Jade Barbalo.

Dia 30

Vintage Culture, Cat Dealers, Chemical Surf, Fancy Inc, Groove Delight, Illusionize, Jord, RDT, RQNTZ, The Otherz, Victor Lou, Baco Exu do Blues, L7nnon, Matuê ft. Teto, Xamã, Mc poze do rodo, Orochi, Cynthia Luz, FBC ft. VHOOR, Mac Julia, Jovem Dionisio.

 

FEVEREIRO

Fibra – Festival Instrumental Brasil
5 e 6 de fevereiro
Teatro Prudential - Rio de Janeiro (RJ)
instagram.com/festivalfibra

Dia 0

Bella Raiane Quarteto e Bebê Kramer Quarteto

Dia 6

Trio Júlio eQuartaBê

 

REP Festival

12 e 13 de fevereiro

Parque dos Atletas Barra da Tijuca - Rio de Janeiro (RJ)
https://www.repfestival.com.br/

Mutuê convida Teto, Baco Exu do Blues, Djonga, Filipe Ret, L7nnon, Cone Crew Diretoria, Papatinho & Black Alien, Xamã, BK, Costa Gold & Kawe, Bin, Cynthia Luz, Poesia Acústica, Jovem Dex, Sidoka, Luccas Carlos, Poze do Rodo, PK, Orochi e outros.


MorroDália (Psicodália + Morrostock)

25 de fevereiro a 2 de março (Carnaval)

São Francisco de Paula (RS)

www.psicodalia.com.br

 

MARÇO

Munco - Mundo Musical Não Convencional

Março (data indefinida)

Petrolina (PE)

 

Magnólia Festival

19 de março

Fasul - Chapecó (SC)

magnoliafestival.com.br

Linn da Quebrada, Marina Sena, Selvagens à Procura de Lei, Potyguara Bardo, Vinaa, Batuk Freak, Manivas, Agoro e mais.

 

Lollapalooza 2022

25 a 27 de março

Autódromo de Interlagos - São Paulo (SP)
lollapaloozabr.com


Dia 25

The Strokes, Doja Cat, Machine Gun Kelly, Alan Walker, Chris Lake, Jack Harlow, LP, Marina (ex-and the Diamonds), Turnstile, Caribou, The Wombats, Pabllo Vittar, Ashnikko, Matuê, 070 Shake, Jetlag, VINNE, jxdn, Beowülf, Detonautas, Edgar, Meca, Barja.

Dia 26

Miley Cyrus, A$AP Rocky, A Day To Remember, Alok, Alexisonfire, Alessia Cara, Deorro, Emicida, King Gizzard & the Lizard Wizard, Remi Wolf, Silva, Jão, Boombox Cartel, Chemical Surf, Terno Rei, DJ Marky, Victor Lou, Clarice Falcão, Jup do Bairro, MC Tha, Ashibah, Fatnotronic, WC no Beat e Kevin o Chris + Haikaiss + PK + Felp 22 + MC TH + Hyperanhas.

Dia 27

Foo Fighters, Martin Garrix, Alesso, Jane's Addiction, Black Pumas, Kaytranada, Phoebe Bridgers, Idles, Kehlani, Goldfish, Gloria Groove, Djonga, Cat Dealers, Rashid, Fresno, Evokings, Planta & Raiz, Lagum, Fancying, MALIFOO, menores atos, FractaLL x Rocksted.

 

ABRIL

Cangaço Rock Fest

Abril ou maio (data indefinida)

Serra Talhada (PE)
www.instagram.com/cangacorockfest/

 

Carambola

2 de abril

Maceió (AL)
www.festivalcarambola.com.br

 

Gop Tun Festival 202
2 de abril

São Paulo (SP)
goptunfestival.com.br

FBC & Vhoor, Sany Pitbull, Badsista, DJ Nigga Fox, Lone, Danilo Plessow (MCDE), Avalon Emerson, Octo Octa & Eris Drew, Skatebard, Dr Rubinstein, Paramida, Marcellus Pittman, Cashu X Kenya20hz, Got Tun DJs, Millos Kaiser, Giu Nunez, Escombro, L’Homme Statue, Omoloko X Cauana, RHR, Gladkazuka, Frontinn, Carrot Green, Amanda Mussi X Victoria Mussi, Guillerrrmo, Raiany Sinara, Gigios X Valentina Luz, Aerobica, Barbarelle, Eternal Love, Gabto X Carlim, Craig Ouar X DJChãncedasilva, Fronte Violeta, Mari Boaventura X Lys Ventura, Marta Supernova X Fló Masse, Pandit Pam Pam, Gustavo Keno X Pino Henrique Pedra.

 

DGTL

9 de abril

Pavilhão do Anhembi – São Paulo (SP)
https://sao.dgtl.nl

Amelie Lens, Benjamin Ferreira, BINARYH, Cashu, Dax J, Denis Sulta, DJ Mau Mau, Gerd Janson, I Hate Models, Innellea LIVE, Jan Blomqvist LIVE, Junior C, Klangkuenstler, Len Faki, Marcio S, Melanie Ribbe, Murphy, Ney Faustini, Pricila Diaz, Renato Ratier, SPFDJ, Suze Ijó & Fafi Abdel Nour, Tessuto, The Blessed Madonna e Valentina Luz.

 

Breve Festival

9 de abril

Mineirão – Belo Horizonte (MG)

www.brevefestival.com

O Grande Encontro – Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, Ney Matogrosso, Gal Costa, Racionais MC’s, Pitty, Ludmilla, Duda Beat, Djonga convida Kyan e Tasha&Tracie, Glória Groove convida Greg Queen, Silva, Céu + Tropkillaz, ÀTTOOXXÁ, Heavy Baile convida MC Carol, Luiza Lian, Josyara, Lamparina e a Primavera, Clara X Sofia, Sagrada Profana – Swing Safado, BH Vogue Fever, MASTERPLANO, Mientras Dura.

 

Guaiamum Treloso Rural

9 de abril

Camaragibe (PE)
instagram.com/guaiamumtrelosorural

Surra de Rima, Potyguara Bardo, FBC, Joca.

 

Festival Se Rasgum RJ

9 de abril

Circo Voador - Rio de Janeiro (RJ)

 

Chapada Music Festival

16 de abril

Vale do Capão - Palmeiras (BA)
www.instagram.com/chapadamusic

Planta & Raiz, Cynthia Luz & Froid, Picóroots, Ikenfron e Yayá Massemba.

 

Rock the Mountain

16, 17, 23 e 24 de abril

Parque de Exposições Itaipava – Petrópolis (RJ)
www.rockthemountain.com.br
Caetano Veloso, Gal Costa, Criolo, Silva, BaianaSystem, Alceu Valença, Teresa Cristina, Djonga, Luedji Luna, Marina Lima, Marina Sena, Tropkillaz, Fran, Antonia Morais, Mateus Carrilo, Majur, Black Alien, Mc Tha, Ana Frango Elétrico, Marcos Valle, Jaloo, Budah, Ebony, Francisco El Hombre, Bixiga 70, Kimera, Abanca 021, Joca, Malia, Luisa e os Alquimistas, DAY, Mariana Volker, Clarissa e Dibob c/ part. especiais, Julia Mestre, Glue Trip, Valuá, Luthuly, Coruja Bc1, Luciane Dom, Os Gemêos, Tuim, Two Year Vacation, Hiran, Potyguara Bardo, Ingo, Carlos do Complexo, Mulú, Nepal, Fatnotronic, Selvagem, GopTun, Carnageralda, Ruxell, Kynnie, Nego Bala, Tropicals, Forro Red Light, Mango DJs, Malka, Millos Kaiser, Cauana, Selvagem, MartaSupernova, Domply, Coletivo Piraja, Mari Boaventura, Reple, Alexia BCX, Luciano Sallun, Numa Gama, Survakanti, Guerrinha, Pedra Branca, Taruíra, Tribo de Gonzaga, João Felipe, Loba, Saudade, Durango Kid, Ambivalente, Jorge Amorim, Nega Preto, 217, DJ CT, Silvio Maranhão, DJ Feijão, Tamempi, Felipe Mar, Rodrigo Ribeiro, DJ LOL, Yasmin Mattos, WLDZ, Fernando Schlaepfer, DJ Tamy, Larinhx, Mari Krüger, Dakid, Bruna Lennon e Cix.

 

Festival Convida
Final abril ou início de maio (Data indefinida)
Brasília (DF)
instagram.com/festival.convida

 

MAIO

Porto Musical

5 a 7 de maio

Recife (PE)
www.instagram.com/portomusical

 

Time Warp

6 e 7 de maio

Sambódromo do Anhembi - São Paulo (SP)
www.time-warp.de/brasil

Dia 6
Ben Klock B2b Marcel Dettmann, Ben Ufo, Blancahlive, Charlotte De Witte, Due, Four Tet, Kenya20hz, Kobosil, Millos Kaiser, Nina Kraviz, Palms Trax, Seth Troxler B2b Tiga, Steffi B2b Virginia e Victor Ruiz.

Dia 7
Artbat, Bob Moses (Club Set), Cauana, Eli Iwasa, Folamour, Giorgia Angiulilive, Gui Scott, Kölsch, L_Ciolive, Maceo Plex, Monolinklive, Reinier Zonneveldlive, Sven Väth e Vermelho.

 

Nômade

14 de maio

Memorial da América Latina - São Paulo (SP)

instagram.com/nomadefestivalsp

Caetano Veloso, Duda Beat, Elza Soares, Majur, Gilsons e mais.

 

MITA - Music Is The Answer

14 e 15 de maio

Spark Arena - São Paulo (SP)

21 e 22 de maio

Jockey Clube  - Rio de Janeiro (RJ)
instagram.com/mita.festival


Dia 14 (São Paulo)

Rüfüs du Sol, Tom Misch, Gilberto Gil In Concert, Luedji Luna, Marina Sena, Black Alien, Xênia França, Day convida Lucas Silveira.

Dia 15 (São Paulo)
Gorillaz, Two Door Cinema Club, Marcelo D2, Matuê, Liniker, Heavy Baile, Letrux, Coruja BC1 convida Larissa Luz.

Dia 21 (Rio de Janeiro)

Gorillaz, Two Door Cinema Club, The Kooks, Heavy Baile, Liniker, Black Alien, Xênia França, Coruja BC1 convida Larissa Luz.

Dia 22 (Rio de Janeiro)
Rüfüs du Sol, Tom Misch, Gilberto Gil In Concert, Jão, Marcelo D2, Marcos Valle & Azymuth, Letrux, Alice Caymmi convida Maria Luiza Jobim.

 

Festival Casarão

20 a 23 de maio
Porto Velho (RO)
instagram.com/festivalcasarao

Emicida, Dead Fish, Rashid, Plutão Já Foi Planeta, Matanza Inc, Darmma, Os Últimos, Quilomboclada, Gabriê.

 

Coolritiba

21 de maio
Parque das Pedreiras – Curitiba (PR)

festivalcoolritiba.com

Natiruts, Iza, Planet Hemp, Anavitória & Vitor Kley, Chemical Surf, Duda Beat, Lagum, Gilsons, Baco Exu do Blues, Elza Soares, Matuê, Djonga, Xamã, 3030, Vitão, Jovem Dionísio, Elana Dara, Rê Gugli, Fancy Inc, Liu, Santti, Carola, Carol Seubert, Ber Buschle bsb Juan Valleda.

 

Goiânia Noise

26 de maio

Goiânia (GO)
instagram.com/goianianoisefestival

 

Queremos

28 de maio

Marina da Glória - Rio de Janeiro (RJ)
www.festival.queremos.com.br

Gilberto Gil, Kamasi Washington, ÀTTØØXXÁ, Elza Soares + Renegado, Emicida, Céu, Drik Barbosa, Majur e Marina Sena.

 

Somos Rock Festival

28 de maio

Nova Arena Anhembi - São Paulo (SP)
instagram.com/somosrockfestival

Pitty, Nando Reis, Capital Inicial, Jota Quest, Os Paralamas do Sucesso, Paula Toller, Biquíni Cavadão, Ira, Charlie Brown jr, Plebe Rude, Engrennagem.

 

Kaya

29 de maio

Anhembi - São Paulo (SP)
instagram.com/kayafestivaloficial

Steel Pulse, Groundation, Maneva, Ponto de Equilíbrio, Edson Gomes, Mato Seco, Planta e Raiz, Cidade Verde, Maskavo, Adão Negro, Vozes do Reggae, DJ Zambol e Vibrações.

 

JUNHO

Urban Jazz Festival

Junho (data indefinida)

Cruzília (MG)

 

Sonido – Música Instrumental & Experimental

3, 4 e 5 de junho

Mercado Francisco Bolonha – Belém (PA)

 

Festival Sonido - Música Instrumental & Experimental

11 e 12 de junho
Parauapebas (PA)

 

Festival João Rock

11 de junho

Parque Permanente de Exposições- Ribeirão Preto (SP)

joaorock.com.br

Palco João Rock:

Pitty & Nando Reis, BaianaSystem, Djonga, Humberto Gessinger, Titãs, Natiruts, CPM 22, Emicida e Criolo & Céu.

Palco Brasil:

Erasmo Carlos, Gabriel, O Pensador, Cidade Negra, Marcelo Falcão, Barão Vermelho e Planet Hemp.

Palco Fortalecendo a Cena:

Poesia Acústica, Cynthia Luz & Froid, Lagum, Matuê, Coruja BC1 e Rashid convida Drik Barbosa e Lellê.

 

Festival Forró da Lua Cheia – 30 Anos

16 a 19 de junho

Hotel Fazenda Vale Das Grutas – Altinópolis (SP)

www.festivalforrodaluacheia.com.br


Dia 16

O Grande Encontro (Alceu Valença – Elba Ramalho – Geraldo Azevedo), Falamansa, Liniker, Luisa e os Alquimistas, Forró Red Light, Karola Nunes, Diana do Sertão e Salvia da Terra.

Dia 17

Racionais MC’s, Cordel do Fogo Encantado, Tribo de Jah, Bia Ferreira, Xaxado Novo, Orkestra Bandida, Furmiga Dub e Elisa de Sena.

Dia 18

BaianaSystem, Francisco, El Hombre, Mariana Aydar, Ventania, El Efecto, Cao Laru e Canaviera.

Dia 19

A confirmar.

 

JULHO

Favela Sounds

Julho (Data indefinida)
Brasília (DF)
instagram.com/favelasounds

 

Festival Internacional da Sanfona

Julho (data indefinida)

Juazeiro (BA)

festivaldasanfona.com.br

 

Marte Festival

28 a 31 de julho

Ouro Preto (MG)
martefestival.com.br

 

AGOSTO

Bananada

Agosto (Data indefinida)
Goiânia (GO)
instagram.com/festivalbananada

 

Festival Zepelim de Música e Artes

Agosto (Data indefinida)
Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA)
instagram.com/festivalzepelim

 

Coma

4 a 7 de agosto

Gramado da Funarte - Brasília (DF)
instagram.com/festivalcoma

 

Porão do Rock

5, 6 e 7 de agosto de 2022

Brasília (DF)
instagram.com/poraodorock

 

Polifonia

21 de agosto

Viva Rio - Rio de Janeiro (RJ)
instagram.com/polifonia

 

Encontro das Tribos

27 de agosto

Feapam - Ribeirão Preto (SP)
www.instagram.com/encontrodastribos

Skank, Nando Reis, Racionais, Marcelo Falcão, Maneva, Armandinho, Ponto de Equilíbrio, Rael, Filipe Ret, Costa Gold, Djonga, Falamansa, Capital Inicial, Hungria, L7nnon, Cidade Verde, Felguk, Hariel, Kawe, Engrennagem, Bruno Martini, Kay Black.

 

Festival Sarará

27 e 28 de agosto

Esplanada do Mineirão – Belo Horizonte (MG)

festivalsarara.com.br

Elza Soares convida Luedji Luna e Rebecca, Zeca Pagodinho, Pabllo Vittar, BaianaSystem convida Margareth Menezes e Black Alien, Karol Conká, Gilsons, FENDA/ Marina Sena, Nath Rodrigues, Sarau Tranquilo, Sábado Rosa, Batekoo, Original Sundays, Lá da Favelinha e 101Ø.

 

SETEMBRO

Música Mundo

Setembro (data indefinida)
Belo Horizonte (MG)
musicamundo.com.br

 

Festival de Jazz do Capão
Setembro, outubro ou novembro (data indefinida)
Vale do Capão – Palmeiras (BA)

instagram.com/festjazzcapao

Rock in Rio

2 a 11 de setembro

Cidade do Rock - Rio de Janeiro (RJ)
rockinrio.com

Dia 2
Palco Mundo: Iron Maiden, Megadeth, Dream Theater e Sepultura + Orquestra Sinfônica Brasileira.

Dia 3
Palco Mundo: Post Malone, Jason Derulo, Marshmello e Alok.

Dia 4
Palco Mundo: Justin Bieber, Demi Lovato e Iza.

Dia 8
Palco Mundo: Guns N’Roses, Måneskin.
Palco Sunset: Joss Stone, Corinne Bailey Rae, Gloria Groove e Duda Beat.

Dia 10
Palco Mundo: Coldplay, Camila Cabello, Bastille e Djavan.
Palco Sunset: CeeLo Green.

Dia 11
Palco Mundo: Dua Lipa e Ivete Sangalo.
Palco Sunset: Ludmilla e Macy Gray.

 

Festival Timbre

15 a 18 de setembro

Uberlândia (MG)

instagram.com/festivaltimbre

Atração confirmada: Kaike.

 

Coala Festival

17 e 18 de setembro

Memorial da América Latina - São Paulo (SP)
instagram.com/coalafestival

Dia 17

Alceu Valença, Gal Costa com participação de Rubel e Tim Bernardes.

Dia 18

Maria Bethânia, Black Alien, Marina Sena.

 

Festival Mada

23 e 24 de setembro

Arena das Dunas - Natal (RN)
instagram.com/festivalmada

BaianaSystem, Emicida, Djonga, Letrux, Boogarins, Linn da Quebrada, Afrocidade, Gloria Groove e Terno Rei.

 

OUTUBRO

BOCADIM - Festivalzim LGBTQ+
Início de outubro
Brasília (DF)
instagram.com/bocadimoficial

 

Festival Sangue Novo

7 a 9 de outubro

Salvador (BA)

 

ARVO Festival

8 de outubro

Campeche, Florianópolis (SC)

arvofestival.com.br

 

Primavera Sound
31 de outubro a 6 de novembro
Distrito Anhembi - São Paulo (SP)
primaverasound.com/pt/sao-paulo

 

NOVEMBRO

BR-135

Novembro (Data indefinida)
São Luís (MA)
festivalbr135.com.br

 

No Ar Coquetel Molotov
Novembro (Data indefinida)

Recife (PE)
instagram.com/noarcm

 

Suíça Baiana

05 e 06 de novembro

Vitória da Conquista (BA)
instagram.com/coletivosuicabahiana

 

Tum Sound Festival

10 a 15 de novembro de 2022

Centro Integrado de Cultura - CIC - Florianópolis (SC)

tumcult.com.br/

 

Se Rasgum
Espaço Náutico Marine Club - Belém (PA)

09 a 12 de novembro de 2022
https://beacons.page/serasgum

 

Morrostock 15 anos

11 a 15 de novembro 2022

Santa Maria (RS)
instagram.com/morrostock

 

Radioca

11 a 13 de novembro

Salvador (BA)
radioca.com.br

 

DoSol

19 e 20 de novembro

Natal (RN)

dosol.com.br

 

Feira Noise

23 a 27 de novembro

Feira de Santana (BA)
instagram.com/feiranoisefestival

 

Afropunk Bahia

26 e 27 de novembro

Salvador (BA)
instagram.com/afropunkbahia

 

DEZEMBRO

GuitarraSSA, 1º Festival Internacional da Guitarra Elétrica

Dezembro (data indefinida)

Salvador (BA)


SIM São Paulo - Festival

7 a 11 de dezembro
São Paulo (SP)
simsaopaulo.com

 

Festival Se Rasgum LabVerde

17 de dezembro

Manaus (AM)
https://beacons.page/serasgum

 

Universo Paralello

27 de dezembro de 2022 – 3 de janeiro de 2023

Praia de Pratigi (BA)
universoparalello.org

 

LEIA MAIS: Ecad divulga relatório sobre o impacto da pandemia no mercado de shows

LEIA MAIS: Estudo na Espanha mostra caminho para retomada de shows e festivais

LEIA MAIS: Na retomada dos shows, a indústria musical pede: pague o ingresso


 

 



Voltar